Você sabia que existem alguns legumes que controlam a glicemia?

A glicemia pode ser controlada com alguns legumes que você escolhe na hora de montar o seu cardápio. Conheça as melhores opções e aposte sem medo! 

Refeições balanceadas são a chave para evitar doenças e proteger seu organismo. 

Seguir um cardápio com frutas, verduras, legumes, sementes e grãos ajuda a manter a glicemia sob controle, porém, não se esqueça de que é preciso cautela, inclusive quando os alimentos são benéficos, pois mesmo as opções que parecem perfeitas podem conter açúcar. 

Fique atento e, na dúvida de quais legumes controlam a glicemia, consulte um médico endocrinologista ou um nutricionista. 

Quais Legumes que Controlam a Glicemia?

Esta é uma lista com os melhores Legumes que Controlam a Glicemia, veja:

  • Batata doce
  • Batata Yacon
  • Berinjela
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Ervilha
  • Pimenta
  • Acelga
  • Alface
  • Couve
  • Rúcula

Batata doce

Aliada da dieta dos atletas, essa versão da batata é riquíssima em carboidratos complexos, ou seja, aqueles que são absorvidos lentamente pela corrente sanguínea, demorando para se transformar em açúcar e, com isso, estabilizando os níveis de glicose. 

Batata Yacon

Os nutricionistas recomendam: receitas que levam batata yacon em sua preparação são as mais indicadas quando o assunto é o controle do diabetes. Isso devido à presença de uma fibra especial capaz de blindar a saúde contra os picos glicêmicos. A batata yacon mais parece uma fruta, com sabor delicado semelhante ao da pera. 

É rica em inulina, um tipo de fibra que o corpo não pode digerir, por isso ela tem baixo teor calórico (apesar do sabor doce) e baixo índice glicêmico

Consumir a batata yacon pode ajudar na perda de peso e aumentar a sensibilidade à insulina, o que é excelente para quem tem (ou quer prevenir) o diabetes. 

Com menos de 20 calorias por 100 gramas, a yacon contém antioxidantes e muito potássio (ajuda a combater a retenção hídrica e a desinchar). Ela deve ser consumida crua”, aponta Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular. 

Berinjela

A berinjela tem alta concentração de fibras, o açúcar do sangue passa a ser absorvido com maior lentidão, fator que contribui para o controle dos níveis glicêmicos. 

Veja tambémÁgua de Berinjela: Veja como Preparar e seus Benefícios

Beterraba

Embora conhecida por suas capacidades cardio protetoras, ela também oferece um benefício especial no combate ao diabetes, já que é altamente rica em fibras. 

Entretanto, existe uma ressalva: a beterraba contém uma grande quantidade de açúcar, por isso, seu consumo deve ser moderado. Inserir 2 colheres (sopa) do legume cru em meio às saladas é o ideal. O indicado mesmo é consultar o seu nutricionista para se certificar de que ele pode fazer parte da alimentação. 

Cenoura

Além de contribuir para a saúde da pele e da visão – graças à boa quantia de betacaroteno existente no legume -, a cenoura é rica em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e fibras, trazendo a sensação de saciedade prolongada. Por isso, a sua ingestão está aliada ao equilíbrio de toda a saúde, inclusive em relação ao diabetes. 

Ervilha

Embora pequenina, essa leguminosa carrega consigo uma lista e tanto de nutrientes. Contando com a presença de ácido fólico, o alimento é ideal para proteger a saúde do coração, além de contribuir para beneficiar o organismo em geral. 

As fibras presentes nela também são as responsáveis pelo auxílio no combate ao diabetes e ao mau colesterol. 

Pimenta

De sabor forte e marcante, fica difícil não reconhecer o legume em uma refeição. O acompanhamento ideal para peixes, refogados, assados e saladas traz consigo uma quantia excelente de substâncias antioxidantes, que colaboram para a diminuição dos radicais livres produzidos pelas células. 

Outra vantagem do alimento é a presença de capsaicina, uma substância capaz de atuar contra o mau colesterol (LDL) e o diabetes. 

Acelga

Não é difícil reconhecê-la na feira: de aparência Única e formato inconfundível, vale a pena incluí-la em seu carrinho e usufruir dessa fonte de saúde. 

Uma vantagem da acelga é o fato de ela conter uma boa quantidade de água que, unida à suas propriedades antioxidantes, auxilia no equilíbrio do organismo, de modo a facilitar a eliminação de toxinas indesejáveis. 

As fibras também fazem parte da composição do alimento, fator primordial para o controle e a prevenção do diabetes. 

Alface

Unanimidade na mesa dos brasileiros, as saladas mais comuns são compostas por essa verdura. O melhor de tudo é que existem alfaces de diversos tipos – dentre eles roxa, crespa, lisa e americana -, que podem fortalecer a saúde com grande qualidade de vitaminas e de minerais existentes na folha. 

Outro benefício desse alimento é o fato de ele conter propriedades calmantes – graças a urna substância chamada lactucina -, capazes de afastar males como estresse, insônia e ansiedade. 

Por isso, lembre-se: uma dieta equilibrada, que respeite as quantidades calóricas diárias permitidas e que proteja o organismo como um todo, deve ter como aliada a alface em suas diferentes variações. 

Couve é um  Legumes que Controlam a Glicemia

Couve

Rainha das hortaliças e repleta de versatilidade a couve possui muitos benefícios, fica muito fácil incluí-la no cardápio para manter uma dieta saudável e equilibrada. 

Lá vão algumas dicas sobre a couve: prepare um belo copo de suco de couve, refogue a folha no alho, cebola e azeite para servir como acompanhamento no almoço ou no jantar, inclua-a em preparações funcionais (como em massas de pães, bolos e panquecas) ou a consuma in natura, em forma de salada. O organismo só tem a ganhar! 

Rúcula

As verduras verde-escuras, em geral, são excelentes protetoras do organismo e, de quebra, ajudam a afastar o risco e até mesmo a controlar o diabetes. 

Isso porque elas contam com a presença de cálcio, ferro, fibras e fósforo, nutrientes capazes de blindar o sistema imunológico, de controlar os níveis de glicemia e de afastar uma série de doenças. 

A rúcula, em especial, destaca-se como uma das melhores folhas do meio nutricional, já que a quantidade de nutrientes contidos nela é inúmera.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021