6 Doenças Reumáticas que Comprometem os Ossos

Descubra uma série de doenças que também são consideradas reumáticas e comprometem a saúde dos ossos.

O termo reumatismo é visto erroneamente por muitos como uma doença, no entanto, o correto é designá-lo como distúrbios reumáticos, que podem ser divididos em diversos tipos.

Não existe uma doença chamada reumatismo. Esse é um nome usado para qualquer doença ou condição que provoque dor nas articulações, ossos, músculos e sistema osteoarticular de uma maneira geral.

Na verdade, quando falamos das doenças reumáticas, estamos falando de mais de 100 doenças diferentes.

Cada uma delas tem características próprias com causas, sintomas e evolução totalmente diferentes.

A seguir, descubra algumas doenças que, assim como a osteoporose, afetam a qualidade de vida e fazem parte do grupo denominado reumatismo.

6 Doenças Reumáticas que Comprometem os Ossos

Artrite

A artrite pode ser um processo inflamatório, caracterizado pelo acúmulo de líquido entre as articulações. Por isso, as reações costumam aparecer logo pela manhã, quando o corpo volta a se mexer após um longo período de descanso.

Dor e rigidez ao se movimentar é um sinal de que a área pode estar sendo afetada.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica caracterizada pelo acometimento simétrico das articulações das mãos, punhos, joelhos, tornozelos e pés, por meio de edema, rubor, calor e dor nas articulações.

Artrose

A artrose pode provir tanto de uma doença inflamatória maltratada quanto de um traumatismo, podendo causar (dependendo da área afetada, que pode ser: dedos, punhos, joelhos, coluna, entre outras) dores, formigamento, inchaço e alterações na sensibilidade do local, por exemplo.

O processo inflamatório acomete o osso subcondral com esclerose e resulta na formação de osteófitos, popularmente chamados de ‘bico de papagaio’, que é a principal característica da doença.

Gota

A gota é uma doença silenciosa, dolorosa e composta por crises, que podem ter duração entre três e 10 dias. Quem sofre de gota sente um grande incômodo, na maioria das vezes, nas articulações dos pés, área mais afetada pelo distúrbio.

A gota é uma doença relacionada com o excesso de ácido úrico no sangue. Tipicamente, a doença começa com uma crise de dor e inflamação intensa acometendo apenas uma articulação (geralmente nos membros inferiores)

Lombalgia

A lombalgia causa um desconforto que incomoda bastante, impossibilitando até mesmo a realização de tarefas comuns do dia a dia, sendo um dos motivos que mais afastam trabalhadores de suas funções.

Esta é a lombalgia, que se caracteriza como uma dor na região lombar, a área mais baixa da coluna, acima do quadril.

Ela não é uma doença, mas concentra a maior parte de queixas de dores nas costas, chegando a acometer cerca de 80% da população mundial em alguma fase da vida.

A origem da dor lombar pode ter ligação com problemas relacionados a alterações urinárias, intestinais, ginecológicas e até emocionais.

Porém, na maioria das vezes, a lombalgia surge devido a complicações no sistema musculoesquelético.

Alterações na postura da coluna vertebral ou problemas específicos, como hérnia de disco, são algumas das causas.

Doença de Paget

A Doença de Paget é considerada uma alteração das células osteoblastos e osteoclastos, ambas responsáveis pela quebra e reconstrução do tecido ósseo.

Em decorrência do desenvolvimento estrutural anormal, a doença faz com que os ossos se tornem mais espessos ao mesmo tempo em que ficam mais frágeis.

Raquitismo

A deficiência da vitamina D é a causa do raquitismo, que afeta crianças jovens. As principais consequências do problema são ossos frágeis, fraturas frequentes e dores ósseas e musculares.

A boa notícia é que é possível tratar essa doença, mudando a alimentação e utilizando suplementos de vitamina D (sempre com indicação de um especialista).

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021