Pratique Exercícios para Prevenir a Osteoporose

A grande relevância que os exercícios físicos têm na saúde é algo indiscutível. Responsáveis por controlar o peso corporal, aumentar a disposição e muitos outros benefícios superimportantes, nunca é tarde demais para começar a se mexer.

Atualmente, não basta viver muito em termos de quantidade. É preciso que esses anos tenham qualidade e que proporcionem independência.

Para que isso possa acontecer, são necessários hábitos saudáveis, dentre eles, a prática regular de atividades físicas. Mas será que quem tem osteoporose também pode se mexer?

Por que é tão importante praticar exercícios?

Embora os benefícios proporcionados pelos exercícios sejam considerados indispensáveis para todos que buscam por mais qualidade de vida, é preciso aconselhar-se com o médico antes de tomar qualquer decisão.

Isto porque caso o paciente esteja em tratamento de alguma doença reumática, é de extrema importância a realização de exames para saber o grau no qual o distúrbio se encontra.

Em casos mais avançados de certas doenças, alguns exercícios podem não ser recomendados, pois poderiam resultar em uma piora do quadro. Sendo assim, a informação médica deve prevalecer em primeiro lugar.

Seja em caso de osteoporose, fibromialgias, artrites, artroses, tendinites, lombalgias ou qualquer outra doença, é preciso, antes de tudo, conhecer os estágios nos quais elas se apresentam para não sofrer com consequências negativas.

Praticar exercícios físicos por toda a vida auxilia na prevenção da osteoporose na terceira idade!

Pratique Exercícios para Prevenir a Osteoporose

Quanto antes iniciar os exercícios, menos problemas você terá de osteoporose

Embora existam alguns incômodos na hora de colocar os exercícios em prática, quem possui qualquer tipo de doença reumática não deve poupar esforços para abandonar o sedentarismo.

Quanto mais tempo as articulações ficam paradas, elas ficam mais “enferrujadas”, o que cria uma certa rigidez.

Quando são realizadas atividades físicas, existe uma melhora significativa das dores, além de fortalecer o corpo para evitar com que outros males possam aparecer.

Mas atenção: um acompanhamento especializado é indispensável para manter a saúde em ordem. Com base nos exames realizados, o educador físico responsável poderá criar um plano de exercícios adequado para a limitação em questão, fazendo com que nenhuma articulação seja prejudicada pelo esforço, mas sim, fortalecida.

Os melhores exercícios para quem ter osteoporose são:

  • Caminhada
  • Dança
  • Subir escadas
  • Musculação
  • Hidroginástica

Quem tem ossos frágeis pode fazer exercícios?

No caso da osteoporose, existem sempre grandes dúvidas sobre os exercícios físicos que podem ser desempenhados pelos portadores da doença.

É importante ressaltar que eles podem, sim, ser feitos por quem convive com a doença, porém com cautela.

O imobilismo torna deficitários dois mecanismos importantes de regulação do metabolismo ósseo: a contração muscular e a descarga de peso sobre os ossos.

Com a contração muscular, durante os exercícios, há o estímulo à formação do osso pela ativação das células osteoblásticas e da entrada de cálcio.

Sendo assim, quando a contração da massa muscular está escassa no organismo, é possível que se desenvolva uma perda significativa de massa óssea.

Como se prevenir da osteoporose?

A prevenção da osteoporose por meio dos exercícios físicos precisa começar desde cedo.

A adolescência é o período mais importante de aquisição de massa óssea, portanto, atividades como caminhada, corrida e prática de esportes devem estar presentes desde a infância.

Na vida adulta, exercícios para fortalecer a massa muscular não devem faltar. A musculação, se bem realizada, melhora o condicionamento físico, restaurando a função muscular e não sobrecarregando a articulação.

Fortalecer a massa muscular retarda a perda de massa óssea, que acontece de 10% a 15% dos 25 aos 60 anos.

Praticar atividades de impacto, como a corrida, também é um hábito indicado para a vida toda, pois esse tipo de exercício colabora com a preservação e a recuperação da massa óssea.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021