Tensão pré-menstrual. Existe auxílio fitoterápico para tratar desequilíbrios hormonais, cólicas menstruais, mudanças de humor e desejos.
Quais são as melhores ervas para acabar com a tenção pre menstrual?
As melhores ervas para acabar com a tensão pré menstrual são:
- Árvore da castidade – Vitex agnus-castus
- Peônia branca – Paeonia lactiflora
- Angelica chinesa (Dong quai) – Angelica polymorpha var. sinensis
- Hipérico – Hypericum perforatum
- Noveleiro – Viburnum opulus
- Sálvia esclareia – Salvia sclarea
- Advertências sobre as ervas medicinais
Árvore da castidade – Vitex agnus-castus
Clinicamente comprovado por reduzir os sintomas da TPM. Em testes clínicos, os extratos da árvore-da-castidade têm mostrado uma grande capacidade de aliviar vários dos sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual (TPM), como depressão, raiva e irritabilidade, mudanças de humor, desejos por certos alimentos, problemas intestinais e dores de cabeça.
Eles conseguem tais efeitos ajudando a normalizar as complexas flutuações hormonais que governam o ciclo menstrual feminino e podem ajudar a regular a menstruação.
Em práticas clínicas, fitoterapeutas também receitam a árvore-da-castidade (com frequência em combinação com outras ervas) para mulheres que têm dificuldade em conceber.
Dosagem da Árvore-da-castidade
Para aliviar os sintomas da síndrome da tensão prémenstrual, tome comprimidos, cápsulas ou tintura no decorrer do mês, segundo as instruções na bula.
Busque produtos padronizados pelo teor dos compostos casticina e/ou agnosídeo. Os resultados podem levar 12 semanas, ou mais, para se fazerem notar.
Se estiver tendo dificuldade em conceber, consulte um fitoterapeuta profissional para que ele possa determinar se a árvore-da-castidade é apropriada no seu caso.
Fique atenta: A árvore-da-castidade pode causar efeitos colaterais reversíveis, como dor de cabeça, náusea e transtornos gastrointestinais. Pare de tomar se tiver algum desses sintomas.
Peônia branca – Paeonia lactiflora
Equilibrador hormonal. Na medicina tradicional da China e do Japão, a raiz da peônia branca é combinada com outras ervas para tratar cólicas menstruais, sangramentos excessivos, miomas uterinos e outros problemas que, na filosofia médica chinesa, estão associados à congestão pélvica.
Costuma ser receitada com alcaçuz para casos de ovários policísticos e endometriose e, como a árvore-da-castidade, acredita-se que seu efeito ocorra através do equilíbrio dos níveis hormonais.
Dosagem da Peônia branca
Consulte um fitoterapeuta que possa avaliar se a peônia branca é indicada para seu caso. Cultuada na medicina chinesa tradicional, a peônia branca inspira artistas plásticos na China.
Fique atenta: Não tome peônia branca ou angélica chinesa se estiver tomando warfarin ou outros remédios para afinar o sangue ou anticoagulantes.
Angelica chinesa (Dong quai) – Angelica polymorpha var. sinensis
Tônico para problemas femininos. Angélica chinesa é outra erva receitada na medicina chinesa tradicional para os transtornos reprodutivos femininos.
Entre outras indicações, e normalmente em combinação com outras ervas, é receitada para uma série de afecções ginecológicas, como menstruações dolorosas, irregulares, fracas ou ausentes.
Dosagem da Angelica chinesa
Ferva de 1 a 3g de angélica chinesa numa xícara de água por dez minutos; beba a decocção três vezes ao dia. Ou tome comprimidos ou tabletes seguindo as instruções na bula.
Fique atenta: A angélica chinesa costuma ser contra-indicada para mulheres com transtornos hemorrágicos, menstruações intensas ou um histórico de abortos espontâneos recorrentes. Não se deve usar durante crises de diarreia ou infecções virais agudas.
Hipérico – Hypericum perforatum
Antidepressivo de efeito comprovado. A TPM faz com que muitas mulheres tenham depressão, ansiedade e dificuldade em se relacionar com a família e os amigos.
Como a eficácia dessa erva no tratamento da depressão devido a outras causas já foi bem estabelecida, é provável que o hipérico também seja capaz de aliviar esses sintomas da TPM.
Num pequeno estudo-piloto publicado em 2000, mulheres que tomavam hipérico relataram que a gravidade dos seus sintomas mentais e emocionais da TPM havia melhorado em mais de 50% depois de apenas dois ciclos menstruais. Investigações suplementares serão necessárias para determinar se o uso a longo prazo proporciona benefícios adicionais para a saúde.
Dosagem do Hipérico
Procure suplementos padronizados pelo teor de hipericina e hiperforina e com uma dose diária de 900 mg do extrato concentrado (6:1), equivalente a 5,4g da erva desidratada. Tome os suplementos durante todo o mês.
Fique atenta: Para uso seguro e apropriado do hipérico, ver Depressão e ansiedade.
Noveleiro – Viburnum opulus
Alívio para cólicas e espasmos. Mulheres que sentem dores durante o período menstrual acharão o noveleiro inestimável porque ele tem um longo histórico de uso no alívio das cólicas.
Essa erva é aplicada para qualquer tipo de dor espasmódica ou de cólica, incluindo as uterinas, ovarianas, abdominais, as dores nas costas e pernas que ocorrem na fase pré-menstrual.
Dosagem do Noveleiro
Tome comprimidos ou tintura de noveleiro de preparo comercial, até uma dose máxima de 1g, 3 vezes ao dia, conforme necessário para o alívio dos sintomas.
Fique atenta: Os frutos do noveleiro são venenosos e não devem ser ingeridos.
Sálvia esclareia – Salvia sclarea
Para dores durante a menstruação e transtornos emocionais O óleo essencial da sálvia esclareia é um dos tratamentos de aromaterapia mais populares que existem para TPM, especialmente por considerarem que ele contém propriedades antidepressivas, antifadiga e aliviadoras do estresse.
Pesquisas de laboratório confirmam a utilização do óleo, demonstrando uma ação antiespasmódica sobre o tecido uterino, mas a eficácia de tal tratamento só foi testada recentemente em estudos com seres humanos.
Em 2006, pesquisadores conduziram um estudo clínico no qual universitárias que sentiam dores e cólicas durante o período menstrual usaram um óleo de massagem da aromaterapia contendo óleos essenciais de sálvia esclareia, alfazema (lavanda) e rosas; massagem sem aromaterapia; ou nenhum tratamento.
Os sintomas das mulheres submetidas às massagens de aromaterapia foram significativamente menos sérios durante os dois primeiros dias da menstruação do que os das mulheres que integravam quaisquer dos outros grupos de tratamento.
Dosagem da Sálvia esclareia
Para aliviar as dores durante o período menstrual, faça um óleo de massagem usando 1 gota de óleo essencial de sálvia esclareia, 1 gota de óleo essencial de rosas e 2 de óleo essencial de alfazema (lavanda) por 5ml de óleo de amêndoas e friccione o abdome ou a região lombar, conforme a necessidade.
Para os transtornos de humor ou problemas emocionais prémenstruais, pode-se adicionar sálvia esclareia a um difusor de essências.
Fique atenta: O óleo essencial de sálvia esclareia é muito potente e deve ser diluído e usado com parcimônia. Pode causar dor de cabeça, além de dermatite de contato ou irritação cutânea. Não aplique sobre pele inflamada ou ferimentos abertos e não use topicamente se tiver tendência a dermatites.
Advertências sobre as ervas medicinais
- As ervas aqui listadas possuem atividade hormonal e não devem ser tomadas junto com pílulas anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal ou outros medicamentos que afetem o equilíbrio hormonal, a não ser sob supervisão médica. Pessoas com histórico de tumores sensíveis a hormônios só devem tomar essas ervas sob acompanhamento médico.
- Não consuma as ervas medicinais listadas na seção Tensão pré-menstrual se estiver grávida ou amamentando, a não ser sob recomendação médica.