Dicas práticas e fáceis de seguir para dar um “chega pra Lá” na ansiedade e conquistar maior bem-estar no dia a dia.
Além dos métodos de tratamentos mais comuns para a ansiedade, ainda existem formas alternativas de combater os efeitos que ela causa. Atividades prazerosas e relaxantes podem ser uma arma para ajudar a driblar o sentimento que esse problema gera, desviando o foco e ocupando a mente com coisas mais leves e interessantes.
Listamos alguns 20 hábitos que podem auxiliar na fuga da ansiedade!
20 maneiras de você acabar com a ansiedade
- Escute mais Música
- Leia mais
- Mantenha contato com a natureza
- Pratique Mindfulness
- Alimente-se bem
- Faça Acupuntura
- Pratique Yoga
- Agradeça sempre que puder
- Faça alongamentos
- Fuja da rotina
- Tenha uma boa noite de sono
- Não desista dos seus sonhos
- Aposte na arteterapia
- Plantas que curam
- Mais massagens
- Aprenda um novo idioma
- Já conhece a oligoterapia?
- Pratique shiatsu
- Seja um reikiano
Escute mais Música
Uma terapia eficaz Tanto ouvir quanto tocar música podem ser formas de evasão dos efeitos do transtorno. Asses dois métodos melhoram a imunidade e reduzem o nível de cortisol no organismo – hormônio responsável pelo estresse no corpo.
O foco não é a causa, mas sim o efeito, pois tenderá a desfocar dos problemas que estão gerando a crise e, se for uma música calma, inclusive, trará também um relaxamento e bem-estar.
Leia mais
Esse hábito é importante em qualquer situação, porém, em quadros de ansiedade pode ser um grande aliado. Também tem o mesmo efeito da música, prendendo nossa atenção e desviando nosso foco do padrão negativo. Leia o que gosta, aquilo que faz bem, que acalma.
Mantenha contato com a natureza
Caminhar em meio ao ar livre auxilia no controle da ansiedade, por aumentar os níveis de endorfina – hormônio do bem-estar – no corpo, essa atividade eleva a satisfação e afasta o problema.
O contato com a natureza também melhora nossa criatividade, concentração e memória. Foco também no efeito, distraindo-se, mesmo que não haja relaxamento.
Pratique Mindfulness
Esse método de meditação, baseado em se conectar com o “agora”, pode ajudar a melhorar os quadros de ansiedade. Concentrar-se no simples e no momento presente é um exercício ótimo para pessoas ansiosas.
Essa técnica fará a pessoa pensar e focar no ‘aqui e agora’, ou seja, o antes já passou, o depois ainda não chegou.
Portanto o importante é o momento, trabalhando a ansiedade para não se preocupar com situações e acontecimentos que ainda nem ocorreram.
A “atenção plena” – tradução mais próxima para mindfulness – é estar no presente, conectado com ele e interagindo com nossos pensamentos, emoções e sensações, sem julgar ou avaliar, permitindo o fluxo da vida através do agora.
Alimente-se bem
A mente come o que você come. Alimentar a mente com sentimentos positivos é uma ótima ação, mas ela se intensifica quando você busca uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Leia Também: Alimentos quem Acabam com a Ansiedade Rapidamente
Faça Acupuntura
Ela consiste na aplicação de pequenas agulhas em diversos pontos do corpo, responsáveis por recuperar o organismo de danos tanto físicos quanto psicológicos. Acupuntura é um tratamento milenar da medicina chinesa que age através do equilíbrio energético no organismo, gerando assim um equilíbrio físico, emocional e bioquímico.
No tratamento fazemos uma avaliação para saber qual a instabilidade específica daquele paciente, pois existem muitos tipos de oscilações que podem causar a depressão.
Corrigindo o desequilíbrio, os sintomas típicos da depressão desaparecem e a pessoa se sente mais disposta, feliz, melhora a qualidade do sono e a concentração.
Estudos mostram que a acupuntura pode ativar o hormônio do bem-estar, sendo por isso tão utilizada para tratamento de depressão.
Pratique Yoga
Além de auxiliar na respiração e no bom desempenho do sistema nervoso, a técnica ainda proporciona o aumento da concentração e a diminuição da ansiedade.
Recentemente, uma pesquisa americana evidenciou que a prática do yoga aumentava os níveis de um neurotransmissor (o GABA), em até 27%, o mesmo que está diminuído nos quadros de depressão e ansiedade.
Agradeça sempre que puder
Ser grato pelo que você tem é um hábito que cultiva bons pensamentos. Persista e comemore a cada mudança de hábito, uma vez que eles correspondem a novas possibilidades, autoconhecimento e evolução pessoal.
Faça alongamentos
Bastam alguns minutos ao dia para aumentar a qualidade de vida. Diminuição de dores musculares, melhora da postura e o aumento da disposição para enfrentar a maratona diária são benefícios mais do que suficientes para começar a se esticar um pouquinho todos os dias.
A técnica induz inclusive ao relaxamento, afastando os sintomas de estresse e ansiedade.
Fuja da rotina
Alimente seu ânimo. Nem sempre podemos ter o tipo de aventura que buscamos em nossas vidas, mas é possível trazer intensidade para suas ações, mesmo que no dia a dia.
Se comprometa com seu trabalho, relações e viagens, tentando trazer emoção para cada área da sua vida. Não esqueça os exercícios físicos.
Os benefícios do exercício para a saúde física são muitos, mas a prática de atividades também pode auxiliar na saúde da mente. Os exercícios, de uma maneira geral, são de extrema importância no tratamento da ansiedade, pois vão elevar o nível dos neurotransmissores, como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina, que produzem urna sensação de relaxamento e bem-estar.
Tenha uma boa noite de sono
Coloque-se para descansar. Dormir bens não é somente deitar e acordar quando quiser. Um sono reparador acontece quando se dorme, ao menos, 6 horas contínuas. Para isso, alguns hábitos precisam ser adotados:
- Evite a tecnologia antes de dormir
- Reserve-se em um ambiente tranquilo e escuro
- Opte por não fazer refeições de difícil digestão nessa parte do dia
Dessa forma, sua mente fica muito mais disposta para os afazeres do dia a dia.
Não desista dos seus sonhos
Recomeçar nunca é demais. Sempre é tempo de buscar novas metas e decisões, ou seja, não se limite. A auto insposição é severa para a mente e pode alimentar sentimentos como angústia e tristeza.
Aposte na arteterapia
Desenhos, pinturas, modelagem, dança, música, interpretação, poesia e outros tipos de manifestações artísticas são usados nesse método que permite que as pessoas expressem seus sentimentos e reflitam sobre seus objetivos. Indivíduos com problemas emocionais têm um bon índice de melhora com o tratamento.
Plantas que curam
A fitoterapia utiliza plantas para fins terapêuticos. Assina, elas são preparadas na forma de chá, xaropes, pomadas e cápsulas, sempre utilizando como matéria-prima folhas, caules, raízes, flores e sementes.
As fórmulas são elaboradas de acordo com as necessidades do paciente.
Mais massagens
Com movimentos precisos, realizados pelas as mãos, braços ou aparelhos e equipamentos especiais em pontos estratégicos do corpo, o terapeuta promove o bem-estar físico e o relaxamento do paciente.
A técnica funciona bem quando o assunto é estresse.
Aprenda um novo idioma
Aprender uma língua diferente estimula o cérebro, o que beneficia a saúde do órgão. O fato foi comprovado, inclusive, por um estudo feito pelo University College London, em Londres.
Ao analisar os cérebros de 105 pessoas – incluindo 80 bilíngues -, os estudiosos notaram que a massa cinzenta (responsável pelo processamento de informações) é maior em pessoas que tinham aprendido outras línguas cisa comparação as que não tiveram.
Além disso, há mais chances no mercado de trabalho e ainda existe a opção de aprender em turmas, conversando com pessoas na língua escolhida.
Já conhece a oligoterapia?
Quem pratica o método acredita que os problemas são causados por um desequilíbrio de nutrientes. A ideia dessa terapia é corrigir isso com a ajuda de um terapeuta, que receita minerais com o objetivo de nutrir as células reforçando o sistema imunológico. Combate o estresse, cansaço, depressão e insônia.
Pratique shiatsu
É um tipo de massagem. Derivada da palavra shi (dedo) e atsu (pressão), a técnica foi desenvolvida no Japão e utiliza os dedos das mãos para pressionar diferentes partes do corpo, corno objetivo de tratá-las.
A técnica é indicada para combater estresse, cansaço, ansiedade, dores e infecções.
Seja um reikiano
É uma técnica de canalização e aplicação da energia coita a ajuda das mãos. O objetivo é promover o bem-estar do corpo. Para que isso ocorra, é preciso de técnica em três níveis:
- Primeiro Nível – a pessoa aprende a técnica para ativar a energia vital em benefício próprio e de outros indivíduos.
- Segundo Nível – envolve aplicações mais avançadas, como cura mental e à distância.
- Terceiro Nível – a pessoa aprende a dominara energia especial, podendo canalizá-la até mesmo para multidões.