A gordura abdominal tem sido amplamente estudada por médicos e especialistas em obesidade uma vez que já foi comprovado que ela aumenta, e muito, as chances de a pessoa desenvolver problemas cardiovasculares, entre eles o infarto.
Isso acontece porque a gordura localizada na região do abdômen possui muitos vasos sanguíneos, tornando a pessoa resistente à insulina, que é o hormônio responsável pela entrada do açúcar na célula.
E quando ocorre a resistência à insulina, aumentam as chances de problemas na parede dos vasos sanguíneos Saber se você faz parte do grupo de risco de gordura abdominal aumentada é fácil.
Basta pegar uma fita métrica e medir a circunferência da cintura na altura do umbigo. Não aperte a fita, relaxe o abdômen e expire no momento de medir.
São consideradas medidas de risco:
- Homens que apresentarem circunferência maior ou igual a 94 cm
- Mulheres que apresentarem circunferência maior ou igual a 80 cm
Para diminuir a circunferência e sair do grupo de risco, é preciso modificar alguns hábitos alimentares, entre eles diminuir a quantidade de carboidratos, praticar atividades físicas, ingerir muita água e manter uma dieta à base de fibras, grãos, verduras, legumes, frutas, folhas e carnes magras.
A chia também vem sendo usada com muito sucesso nas dietas que visam diminuir a gordura abdominal, uma vez que a semente é rica em fibras solúveis e insolúveis que, quando entram em contato com a água, formam uma espécie de gelatina que proporciona a sensação de saciedade, além de regular o trânsito intestinal, potencializando a absorção de nutrientes.
Isso ocorre porque a chia umedecida retarda a vontade de comer por ocupar mais espaço no aparelho digestivo.
Além disso, a chia acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura, principalmente na região do abdômen.
A semente de chia também é rica em cálcio, que contribui para eliminar a gordura ingerida. Já o ômega-3 tem ação anti-inflamatória, atuando diretamente no combate ao envelhecimento precoce e à celulite.
Quando o hábito de comer descontroladamente está associado a algum quadro de depressão ou ansiedade, a chia também proporciona resultados excelentes, pois reduz os níveis de alguns transtornos psicológicos.