Controle a Glicose no Sangue com a Berinjela

A berinjela é uma forte aliada para deixar o nível de açúcar no sangue regulado.

O diabetes é uma doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) acomete 16 milhões de brasileiros, sendo que, somente nos últimos 10 anos, a taxa de incidência cresceu cerca de 61%.

O problema é um distúrbio que afeta a maneira como o corpo usa a glicose.

Todas as células precisam de glicose para funcionar normalmente. A glicose entra nelas com a ajuda de um hormônio chamado insulina e, se não houver uma quantia suficiente ou uma resposta adequada a esse hormônio, o açúcar se acumula no sangue.

É o que acontece com pessoas com diabetes

Os riscos da diabetes

A doença, geralmente, não apresenta sintomas, mas pode ocasionar, em alguns casos, sede, aumento da vontade de urinar, fome, perda de peso sem motivo, embaçamento da visão e fadiga.

Se não tratado adequadamente, o paciente diabético pode apresentar, após anos de doença, cegueira, problemas nos rins, amputações e distúrbios cardiovasculares, como infarto e derrame.

O que causa a diabetes

O que causa a diabetes

Os hábitos alimentares e o peso estão diretamente ligados ao problema, pois uma alimentação calórica e gordurosa pode favorecer o acúmulo de gordura na região abdominal, prejudicando a ação da insulina.

Além disso, o sobrepeso é capaz de elevar a pressão sanguínea, o que torna o indivíduo mais suscetível a doenças no rim, a derrame cerebral, a entupimento das artérias e a infarto.

Berinjela contra o diabetes

A berinjela é um alimento completo, repleta de nutrientes como cálcio, potássio, magnésio e vitaminas A, B e C.

Possui fibras solúveis que diminuem a absorção do carboidrato, ajudando no controle glicêmico. Esse mesmo efeito pode ser encontrado em outros alimentos que também devem fazer parte da dieta, como aveia, cevada e leguminosas.

Alimentação contra o diabetes

Para prevenir o problema, a alimentação deve ser balanceada, incluindo na rotina alimentos ricos em diferentes nutrientes, em quantidade e qualidade adequadas.

Para quem já tem a doença, o tratamento também prioriza uma alimentação parecida, porém com restrição mais cautelosa de ingredientes que possuem açúcar ou excesso de carboidratos, principalmente, os simples. Lembre-se de:

  • Variar a escolha dos produtos para obter diferentes propriedades
  • Evitar o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares e gorduras
  • Preferir pratos assados, grelhados ou cozidos e evitar frituras
  • Consumir alimentos integrais e ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas
  • Beber bastante água.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021