Conheça 7 Terapias Alternativas Contra o Estresse

Com tanta gente estressada por aí, principalmente nas grandes cidades, a cada dia surgem novas propostas de tratamento, enquanto outras voltam a ser moda. Conheça algumas das principais dessas terapias, também chamadas complementares.

Depois de identificado o estresse, são inúmeras as opções de tratamento. Na verdade, a medicina tradicional ainda não chegou a um consenso, ou melhor, um remédio que seja realmente eficiente para “desestressar”.

A característica do problema é outro complicador, uma vez que cada caso tem suas particularidades. Por outro lado, a tendência a tratar sintomas e não o indivíduo como um todo também gera dificuldades para a medicina cuidar de quem sofre com o estresse.

Na realidade, o problema vai muito além daquilo que sabemos. Estudos recentes mostram como ele é devastador, podendo levar, se não tratado, à morte. Acessos de raiva, úlceras estomacais, enxaqueca, ataques do coração, queda de cabelo, ansiedade, entre outras doenças, têm como grande causador o estresse.

Porém, essas doenças são apenas a ponta do iceberg”. Como é praticamente impossível fugir do estresse, a saída é controlá-lo. Deixar de se estressar é como deixar de respirar ou comer.

Mas assim como é possível melhorar a alimentação ou o ar que se respira, também dá para controlar o nível de estresse, melhorando a qualidade de vida e prolongando a juventude.

Para isso, as terapias chamadas alternativas ou complementares podem ser a saída, uma vez que buscam exatamente esse aspecto de proporcionar uma melhoria global, atingindo as causas do estresse e não suas consequências.

No entanto, essas não devem deixar de serem tratadas, uma vez que podem causar danos irreversíveis. Cada ser é único, portanto, se faz necessário a avaliação profissional para indicar a terapia apropriada e orientar sobre as não indicadas.

Quais melhores terapias alternativas contra o estresse?

  • Musicoterapia
  • Terapias Florais
  • MAssoterapia
  • Aromaterapia
  • Cromoterapia
  • Acupuntura
  • Tai chi chuan
  • Bioenergética

Conheça algumas das melhores terapias antiestresse.

Musicoterapia contra o estresse

Musicoterapia contra o estresse

Apesar de ser tão antiga quanto a humanidade e ter naturalmente efeitos terapêuticos, a musicoterapia só foi reconhecida como tratamento com bases científicas em meados do século 20.

A musicoterapia é milenar, inclusive, com referência no Antigo Testamento: ‘E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele’ (Samuel 16:23).

Para surtir o efeito contra o estresse, as notas musicais agem diretamente sobre a mente. A música trabalha os hemisférios cerebrais, promovendo o equilíbrio entre o pensar e o sentir, resgatando a ‘afinação’ do indivíduo, de maneira coerente com seu diapasão interno.

A música é tão completa que cada aspecto de sua estrutura tem uma função específica na terapia. A melodia trabalha o emocional, enquanto a harmonia age sobre o lado racional e a inteligência.

Já a força organizadora do ritmo provoca respostas motoras que, através da pulsação, dá suporte para a improvisação de movimentos e para a expressão corporal.

Um artigo publicado no Jornal de Pediatria, em 2006, assinado pelo pediatra norte-americano Israel David Todres, afirma que vários estudos de imagem do cérebro registraram atividades nos condutos auditivos, no córtex auditivo e no sistema límbico, em resposta à música.

Mostrou-se que a música é capaz de baixar níveis elevados de estresse e que certos tipos de música, tais como a meditativa ou clássica lenta, reduzem os marcadores neuro-hormonais de estresse.

Portanto, apesar de ser considerada “alternativa”, a musicoterapia é, na verdade, ciência pura.

O poder das flores contra o estresse

O poder das flores contra o estresse

Entre as terapias mais indicadas para combater o estresse estão os populares florais. Assim como na aromaterapia, são compostos que buscam na essência das plantas a solução para devolver ao indivíduo o equilíbrio necessário para seu bem-estar.

A terapia floral ganhou fama no mundo todo depois que o botânico inglês Edward Bach catalogou extratos de 38 flores silvestres, testadas com sucesso em seus pacientes, muitos em estado depressivo crônico.

Seu método ganhou o nome de Florais de Bach. O floral catalogado como eficiente contra o estresse se chama Olive, extraído da flor da oliveira. Mas é sempre importante consultar um especialista, ou seja, um terapeuta, que indicará o melhor tratamento.

Cada pessoa é única, portanto se faz necessário uma avaliação, mas o Rescue (um dos extratos) deveria ser usado por todas as pessoas. Além de ser preventivo, ele é o grande resgatador do ser como um todo.

Atualmente, existem muitas outras terapias baseadas no mesmo princípio, mas que se utilizam de essências diferentes. Exemplos: Florais da Califórnia, do Alaska, da França, da Austrália, da Serra da Mantiqueira, do Agreste, etc.

Massoterapia contra o estresse

Massoterapia contra o estresse

Parece uma simples massagem, mas não é bem assim. A massoterapia exige que o profissional que irá aplicá-la seja não apenas um especialista, mas que tenha um dom natural para isso.

É o conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou, acessoriamente, com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo. É muito importante conhecer o profissional massoterapeuta, pois a energia que emanará de suas mãos tem que ser uma energia boa.

A massoterapia é indicada principalmente para o relaxamento, daí seu efeito na diminuição do estresse. Mas também é empregada para diminuir dores musculares, eliminar traumas físicos e melhorara circulação sanguínea.

Na verdade, a terapia reúne diversos tipos de massagens, de origem oriental e ocidental. Entre as mais empregadas estão a drenagem linfática, o shiatsu, a reflexologia podal, o do-in, o tuiná, a ayurvédica e a tailandesa.

Assim, quanto mais qualificado e experiente for o massoterapeuta, mais técnicas saberá empregar para cada caso.

Aromaterapia contra o estresse

Aromaterapia contra o estresse

Outra prática que remonta aos primórdios da civilização, a aromaterapia é um misto de arte e ciência que se utiliza de essências aromáticas naturais para curar doenças.

É um ramo da fitoterapia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.

Para conseguir potencializar esses efeitos, o homem aprimorou técnicas de extração dos óleos essenciais de determinadas plantas, os quais concentram todo o aroma e possuem as características de não se misturarem com água e serem voláteis (evaporam com facilidade).

Estudos mostram que alguns desses óleos podem conter até 200 componentes químicos diferentes. Quando inalados, podem causar uma variedade enorme de efeitos, para o bem e para o mal; por isso é necessário sempre consultar um especialista e adquirir os óleos em lojas confiáveis.

Além disso, alguns não podem ser usados por grávidas, hipertensos ou depressivos. Para completar, como o estresse não tem uma causa única, cada caso deve ser tratado individualmente.

Em geral, para combater o estresse, as essências mais indicadas são: camomila, sálvia esclareia, anis estrelado, lavanda, flor de laranjeira, sândalo, jasmim e cedro.

Cuidado – Mais importante do que escolher aquela que dá melhores resultados é avaliar o profissional que oferece o procedimento. Procure conversar com alguém que já tenha realizado o tratamento e se a especialidade não tem contraindicações.

Cromoterapia contra o estresse

Cromoterapia contra o estresse

Cor é luz e luz é energia, que pode ser usada em proveito do bem-estar. A cromoterapia é uma técnica holística que se utiliza das cores para reequilibrar as energias do corpo, tanto emocional quanto físico.

A terapia pode ser aplicada tanto no ambiente, utilizando determinadas cores na decoração, quanto diretamente no indivíduo através de instrumentos que emitem luzes coloridas de acordo com o diagnóstico.

Em se tratando de estresse, o azul, o verde e o violeta têm respostas bastante eficientes.

Acupuntura contra o estresse

Acupuntura contra o estresse

Uma prática já reconhecida por diversos órgãos de saúde no mundo todo, a acupuntura é um método milenar da medicina tradicional chinesa, que se baseia no estímulo de pontos estratégicos do corpo, através de agulhas.

Apesar disso, o método é praticamente indolor. Como consegue atingir e estimular pontos que levam ao relaxamento muscular, melhora do fluxo sanguíneo e outros ligados diretamente ao cérebro é um dos tratamentos mais eficientes para o estresse.

Tai Chi Chuan contra o estresse

Tai Chi Chuan contra o estresse

Mais uma prática milenar chinesa que proporciona relaxamento e, portanto, combate o estresse. Muito mais que uma terapia, o tai chi chuan é uma filosofia de vida.

Ao combinar controle da respiração, com movimentos suaves e fluidos, o tai chi leva o praticante a um estado de relaxamento mental e corporal profundo, mandando o estresse para bem longe.

Em geral, as aulas são ao ar livre em lugares agradáveis, o que também ajuda a relaxar. E, ao contrário do que muitos imaginam, os exercícios não são difíceis, desde que bem orientados, claro.

Bioenergética contra o estresse

Bioenergética contra o estresse

Trata-se de uma psicoterapia desenvolvida pelo norte-americano Alexander Lowen, a partir de conceitos do psicanalista Wilhelm Reich, que foi aluno de Freud. É considerado um dos tratamentos mais eficientes para o estresse, bem como estados depressivos e outros problemas de ordem psíquica.

Na terapia reichiana, também chamada de psico-corporal, o paciente é orientado a reviver e descarregar emoções através do choro, gritos e gestos raivosos.

Na bioenergética, esse conceito foi aprimorado e associado a exercícios físicos que trabalham a respiração e buscam aliviar as tensões musculares. Mas trabalha a mente também, através de psicanálise.

O princípio fundamental de Lowen é que corpo e mente são funcionalmente idênticos, ou seja, o que ocorre na mente é reflexo do que está acontecendo com o corpo e vice-versa. Por isso, aconselhava: “mude seu corpo e estará mudando a sua vida”.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021