Batata Doce contra as altas taxas de açúcar no sangue

Sabia que a batata doce é uma aliada na luta contra as altas taxas de açúcar no sangue?

Quando uma pessoa apresenta dificuldades em produzir um hormônio conhecido como insulina, é bem provável que seja portadora de uma doença bastante comum: o diabetes.

Caracterizado pelo aumento da quantidade de açúcar que circula no sangue, o problema pode ter consequências graves se não tratado corretamente.

E uma das formas de combater e, até mesmo, evitar o diabetes é manter uma alimentação equilibrada e rica em opções com baixo índice glicêmico (IG).

Um carboidrato com baixo IG apresenta em sua composição fatores que interferem na sua digestibilidade, isso significa que vai ser absorvido de forma mais lenta.

Com isso, fica mais fácil evitar os picos de glicemia, ou seja, o aumento repentino de açúcar no organismo.

Batata Doce contra as altas taxas de açúcar no sangue

Qual o papel da batata doce?

A grande vantagem de consumir esse legume é justamente a velocidade que leva para o corpo transformá-lo em açúcar. “A batata doce, após ingerida, leva um tempo maior para se transformar em glicose (açúcar no sangue) do que a batata comum, o pão ou o arroz.

Como essa transformação é mais lenta, a solicitação do pâncreas para produzir a insulina é gradual e, com isso, essa glicose vai mais devagar para as células.

Isso é muito positivo, pois a secreção da insulina no diabético é um o ponto crucial no tratamento.

Além disso, essa versão da batata apresenta mais um fator positivo para os diabéticos: é rica em fibras. Portanto, ao ser absorvida, não causa picos de açúcar, reduzindo a curva glicêmica e controlando melhor a sua variação.

A fibra retarda o tempo de esvaziamento gástrico, lentifica a absorção dos alimentos e reduz a variação dessa curva, mantendo a glicemia constante.

Atenção aos detalhes

A batata doce possui muitos benefícios pode ser consumida diariamente como substituta do pão ou do arroz branco, por exemplo. Mas, o importante é a variedade de alimentos para os diabéticos.

Acompanhe seus índices e seus hábitos alimentares com um nutricionista, pois ele auxiliará nas melhores escolhas, caso a caso.

E, também é preciso ficar atento ao modo como o alimento é preparado, uma vez que, quanto mais a preparação modificar a forma dos grânulos de amido e facilitar a digestão, mais o índice glicêmico pode sofrer alterações.

Um pouco mais a fundo

Assim como a batata doce é benéfica para os diabéticos, também existem os vilões da saúde. Quer um exemplo?

É preciso fazer um controle em relação ao açúcar, evitando a versão refinada, substituindo-a por edulcorantes artificiais.

Em relação aos outros nutrientes, é indicado seguir as orientações bastante conhecidas: evitar o excesso de gordura e de sal.

No caso do diabetes, há ausência ou insuficiência de insulina. Portanto, ao consumir um alimento, o carboidrato se transforma em glicose (açúcar), não é transportado para as células e fica no sangue, ocasionando o que chamamos de glicotoxicidade.

Dessa forma, devemos controlar alimentos ricos em açúcar para evitar a elevação da glicemia no sangue.

Cuidado ao consumir a batata doce!

Se você acredita que qualquer receita que leve a batata doce em sua composição é saudável, está enganado!

Batata doce frita, por exemplo, não é saudável. O alimento em si é nutritivo e faz bem, mas tudo irá depender da maneira que você o preparar e com as combinações que irá comer.

Não adianta colocar batata doce em todos os pratos e achar que está se alimentando bem”, justifica a nutricionista Renata Miranda.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021