Lista com 4 Tipos de Dores de Cabeça e Como Acabar de Vez com a Cefaleia

Enxaqueca

Os pacientes com estes tipos de dores de cabeça como a enxaqueca receberam de alguém da família os genes da doença. Suas crises se apresentam como uma dor do tipo pulsátil ou latejante (podendo ser em pressão ou aperto) nas regiões da fronte e têmpora.

A dor se apresenta mais de um lado da cabeça (em 40% dos pacientes é dos dois lados). Inicia-se leve e progressiva; a intensidade varia entre moderada ou severa.

Geralmente incapacita o paciente para as suas atividades normais e tende a piorar com esforços ou atividades físicas. Duram em média de 4 a 72 horas quando não são tratadas, ou o são de forma ineficaz, geralmente terminando de forma gradual.

Em geral, as enxaquecas estão associadas a sintomas como enjoo ou vômitos e intolerância à claridade ou a ruídos.

Após as crises, algumas pessoas sentem-se bem, enquanto outras, como se um “trator” tivesse passado por suas cabeças, sentindo, até, dor intensa no couro cabeludo.

Cefaleia tensional

As dores de cabeça mais comum existente não costuma ser tão intensa ou incapacitante.

Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de dor de cabeça não tem relação direta com a tensão emocional, mas, sim, com a tensão ou contração exagerada, anormal e mantida de grupos musculares dos ombros, pescoço, couro cabeludo e até face.

Existem basicamente dois tipos de dor de cabeça tensional:

  • Episódicas
  • Crônicas

As dores de cabeça do tipo tensional episódicas são extremamente comuns e moderadas. Porém, assumem caráter problemático e incômodo quando passam a ocorrer mais de 15 dias por mês, configurando o caráter crônico.

As dores de cabeça do tipo tensional se caracteriza por peso, pressão ou aperto na cabeça, habitualmente localizadas na fronte, na nuca ou no topo da cabeça.

Pode melhorar com atividade física ou relaxamento. A dor pode durar de horas até sete dias, tendo uma frequência muito variável.

Cefaleia em Salvas

Cefaleia em Salvas

Também é uma dor de cabeça primária. As causas são desconhecidas, mas parece haver uma disfunção em um núcleo de uma importante estrutura cerebral chamada hipotálamo.

É uma dor rara, mas considerada pior: os sofredores de dor de cabeça em salvas adotam medidas desesperadas durante as crises para tentar aliviar a dor de cabeça.

Ela se apresenta de forma rítmica, fazendo que alguns pacientes consigam prever o horário da próxima crise, provocando grande ansiedade.

“Salva” é o período de tempo (dois a quatro meses) durante o qual as dores se manifestam.

Em geral elas apresentam-se sempre do mesmo lado da cabeça, em volta do olho, mas podem também ser na fronte, têmpora e até na face.

Têm alta intensidade, duração de 15 minutos a três horas e aparecem em dias seguidos ou alternados; com frequência entre uma e oito vezes por dia, se manifestam em horas semelhantes e comumente acordam os seus portadores no meio da noite.

A dor desaparece sozinha para retornar após períodos variados de tempo que podem ser anos, comumente nas mesmas épocas.

Dores de cabeça secundárias

Representam apenas 10% dos tipos de dores de cabeça e são o resultado de outras doenças. Quaisquer situações que provoquem alterações nas estruturas do cérebro podem levar a elas.

O crânio tem um “conteúdo” que não pode variar em tamanho ou quantidade. Se isso ocorrer, acarretará um aumento de pressão que irá comprimir ou pressionar áreas do próprio cérebro gerando dor de cabeça.

A mais preocupante das causas de compressão são os tumores, mas dores de cabeça decorrente deles são raras. No entanto, essa é a maior preocupação dos que procuram um médico com esta queixa.

Em geral, a dor de cabeça de um tumor cerebral é localizada mais de um lado ou só de um lado, sobre a área do tumor. É intensa pela manhã, piorando com movimentos da cabeça, e aumenta de intensidade ao longo do tempo, até tornar-se contínua.

Outras causas podem levar ao aumento da pressão:

  • Abscessos cerebrais
  • Hematomas cerebrais
  • Irritação das meninges
  • Pancadas na cabeça
  • Doenças dos vasos sanguíneos
  • Entre outras

Uma dor de cabeça comum é aquela que aparece eventualmente e não atrapalha a rotina de vida do paciente, não o obrigando a usar analgésicos em caráter frequente e regular (uma ou mais vezes por semana)

Entenda a enxaqueca

Conheça os estados de progressivo dessa dor de cabeça e veja, em detalhes, o que acontece no cérebro durante as crises desse tipo de cefaleia.

Fase 1 – Pródromo (sintoma inicial)

Fase 1 - Pródromo (sintoma inicial) Dores de Cabeça

Fatores deflagradores promovem o início do processo. o primeiro estágio gera alterações no humor, no comportamento ou no apetite. ocorrem várias horas ou dias antes da crise.

Fase 2 – Aura

Fase 2 - Aura - Dores de Cabeça

É um sintoma que não ultrapassa o período de uma hora e provoca distúrbios visuais e dormência de parte do corpo. quando a aura termina, vem progressivamente a dor.

Fase 3 – Dor

Fase 3 - Dores de Cabeça

Durante a crise de enxaqueca, há dilatação e inflamação dos vasos sanguíneos intra e extracranianos. o resultado são dores que duram de 4 a 72 horas se não tratada.

Fase 4 – Término

Fase 4 - Término das Dores de Cabeça

Após a crise, algumas pessoas experimentam sensações de moleza, lentidão, cabeça dolorida e, em alguns casos raros, sensação de extremo bem-estar.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021