4 Ervas que melhoram a saúde sexual e da próstata

O uso tradicional de ervas medicinais para manter a saúde reprodutiva masculina é cada vez mais atestado pela ciência.

Quais são as ervas que melhoram a saúde sexual do homem?

As ervas que melhoram a saúde sexual do homem são:

  • Saw palmetto – Serenoa repens
  • Urtiga – Urtica dioica
  • Tomate para uma próstata saudável
  • Ginseng Panax ginseng
  • Ginkgo – Ginkgo biloba

Saw palmetto – Serenoa repens

Comprovadamente eficaz para os problemas da próstata. Com os problemas da próstata afetando cerca de metade dos homens de 50 anos ou mais, o saw palmetto é uma das ervas mais populares para a saúde masculina.

Tem sido sujeito a vários estudos clínicos, a maioria dos quais demonstra que é um tratamento eficaz para casos brandos de hiperplasia prostática benigna (HBP) e especificamente para sintomas como fluxo urinário reduzido ou intermitente, e micção noturna.

Já foi comparado com diversos dos principais tratamentos farmacêuticos para o mesmo mal e demonstrou ter o mesmo grau de eficácia, mas com menos efeitos colaterais.

Pesquisas ainda sugerem que, ao contrário de alguns medicamentos farmacêuticos, o saw palmetto não interfere na medição de um marcador chamado Antígeno Prostático Específico (PSA), cujos níveis são usados pelos médicos para a detecção precoce do câncer de próstata.

Dosagem correta do Saw palmetto

A maioria das pesquisas usou um extrato especial de frutos do saw palmetto padronizados pelo teor de ácidos graxos livres e outros compostos oleosos conhecidos como extratos lipoesterólicos.

Tome 160mg do extrato lipoesterólico concentrado em forma de comprimido duas vezes ao dia às refeições. Será preciso tomar o saw palmetto um ou dois meses antes que os sintomas melhorem.

Os frutos do saw palmetto eram usados pelos índios americanos e pelos colonizadores europeus.

Urtiga - Urtica dioica
Urtiga – Urtica dioica

Urtiga – Urtica dioica

Auxílio para males brandos da próstata. Como o saw palmetto, a urtiga tem sido clinicamente testada para o alívio da HBP branda e as duas ervas costumam ser tomadas juntas. Há registros de que a urtiga melhora uma série de sintomas da HBP, como micção noturna, micção frequente e esvaziamento incompleto da bexiga.

Num estudo realizado com mais de 2.000 pacientes que tomaram uma fórmula que continha urtiga e saw palmetto, foram observadas melhoras de sintoma e alterações patológicas – uma indicação de que a combinação fitoterápica ajuda a tratar a doença em vez de se limitar a suprimir sintomas.

Dosagem da urtiga

Procure comprimidos ou cápsulas que proporcionem o equivalente a até 6g de urtiga desidratada por dia e tome segundo as instruções do fabricante.

Tomate para uma próstata saudável

O tomate, assim como outras frutas e hortaliças vermelhas e cor-de-rosa, como a goiaba, a melancia e a toranja (grapefruit), contêm um pigmento chamado licopeno, que traz importantes benefícios à saúde masculina.

Estudos sugerem que homens que consomem bastante tomate têm 40% menos chance de desenvolver câncer de próstata do que aqueles cujo consumo é baixo. Como um potente antioxidante, o licopeno também auxilia o coração e os vasos sanguíneos, e ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Para que sua absorção seja otimizada, o licopeno precisa ser consumido com um pouco de óleo, assim, produtos à base de tomate, como molhos e extratos de tomate, são uma valiosa inclusão à alimentação.

Ginseng Panax ginseng

Potente tônico masculino. Na medicina tradicional chinesa, o ginseng é tido como o medicamento mais importante para o homem e a raiz que se assemelha ao corpo masculino é muito valorizada.

Suas indicações tradicionais incluem restabelecer a energia vital (conhecida em chinês como qi), ajudar o corpo e a mente a lidar com o estresse e como um tônico que promove a saúde geral e a longevidade.

O ginseng também é amplamente conhecido por melhorar o desempenho sexual masculino e vem demonstrando, em testes clínicos, ter um efeito benéfico sobre a disfunção erétil.

Resultados desses testes, assim como em estudos com animais, sugerem que os efeitos sobre o desempenho sexual não podem ser atribuídos a uma ação puramente hormonal, mas, pelo menos em parte, ao impacto da erva sobre o sistema nervoso central e o abastecimento do sangue para o pênis.

Dosagem doa Ginseng

Tome comprimidos de ginseng até um máximo de 1.000 mg da raiz desidratada por dia, de acordo com as instruções do fabricante. (Doses mais altas podem ser apropriadas sob a supervisão de um médico).

Procure os produtos padronizados pelo teor de ginsenosídeos. Tradicionalmente, o ginseng deve ser tomado por períodos de 8 a 12 semanas, seguidos de um intervalo de várias semanas. Essa erva não é apropriada para pacientes ansiosos.

Ginkgo – Ginkgo biloba

Estimula a circulação. Com capacidade documentada de melhorar a circulação, o ginkgo pode ser um medicamento útil em casos de disfunção erétil que acredita-se ser causada por uma redução do fluxo sanguíneo para o pênis.

Problemas tanto com a libido quanto com o desempenho sexual são efeitos colaterais comuns de determinados grupos de medicamentos farmacêuticos e há uma pequena evidência de que o tratamento com ginkgo possa ajudar a resolver essas questões em pacientes quando tomado sob a supervisão de um médico.

Dosagem do Ginkgo

Procure suplementos padronizados pelo teor dos princípios ativos glicosídeos ginkgo flavona, ginkgolídeos e bilobalidas, com uma dose diária de 120mg de um extrato concentrado (50:1), proporcionando o equivalente a 6g da erva desidratada.

O ginkgo leva de um a dois meses para atingir o efeito máximo, portanto use de 6 a 12 semanas antes de avaliar se ele está ajudando.

Se você suspeitar que está tendo efeitos adversos aos medicamentos receitados, converse com seu médico antes de tomar ginkgo e observe as advertências a seguir.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021