4 Ervas contra a Retenção de Líquido e Cistite

Experimente usar essas ervas para manter em ordem as vias urinárias e prevenir inflamações e infecções como a cistite.

Quais as 4 ervas que melhoram a Retenção de Líquido e Cistite?

As ervas que melhoram a Retenção de Líquido e Cistite são:

  • Oxicoco (Cranberry) – Vaccinium macrocarpon
  • Alteia – Althaea officinalis
  • Tratamento para cistite
  • Folha de dente de leão – Taraxacum officinale
  • Semente de uva – Vitis vinifera

Oxicoco (Cranberry) – Vaccinium macrocarpon

O oxicoco (cranberry) é famoso por ajudar a prevenir a cistite, uma inflamação da bexiga que causa queimação na hora de urinar. Ele funciona impedindo que a bactéria E. coli (causadora da maioria dos casos de cistite) se aloje na parede da bexiga e comece uma infecção.

Essa erva é especialmente útil para mulheres que sofrem de infecções do trato urinário (ITU) recorrentes. Experimentos clínicos mostraram que num período de 12 meses a frequência de ITU em mulheres que tomavam oxicoco teve redução significativa.

Outras pessoas propensas a ITU recorrentes – idosos e quem sofreu lesão da medula espinhal – também podem se beneficiar do oxicoco como profilático para a cistite, embora não haja dados científicos suficientes para confirmar sua eficácia nesses grupos.

Dosagem do Oxicoco (Cranberry) – Vaccinium macrocarpon

O oxicoco pode ser tomado em forma de suco, comprimido ou cápsula. Muita gente prefere comprimidos ou cápsulas, pois até 300 ml do suco podem ser necessários por dia para se atingirem níveis terapêuticos.

Poucos sucos disponíveis comercialmente contêm 100% de suco de oxicoco, assim, caso você decida tomar o suco com objetivos medicinais, vai precisar calcular quantos copos de suco são necessários, dependendo da porcentagem de oxicoco presente no produto.

A alternativa são os comprimidos e cápsulas de oxicoco feitos do suco concentrado e geralmente tomados em doses de aproximadamente 30g por dia, em doses divididas.

Alteia - Althaea officinalis
Alteia – Althaea officinalis

Alteia – Althaea officinalis

Acalma mucosas inflamadas. Por causa do seu rico conteúdo de mucilagem, a alteia traz alívio às mucosas irritadas do trato urinário. Fitoterapeutas costumam receitá-la para diminuir a dor e o desconforto das infecções ou a inflamação da bexiga e dos rins.

Dosagem da Alteia – Althaea officinalis

Faça uma infusão de 2 a 5g de raiz de alteia desidratada em água fria e deixe por oito horas para liberar a mucilagem; beba até três xícaras ao dia.

Tratamento para cistite

O oxicoco (cranberry) é um remédio eficaz para prevenir a cistite, mas uma vez instalada a infecção, você precisará de um remédio mais forte. Seu médico poderá receitar antibióticos, ou seu fitoterapeuta poderá tratá-la com antissépticos para as vias urinárias, como a uva ursi. Enquanto isso, os seguintes passos podem ajudar:

Aja rapidamente – Embora a cistite costume ser uma infecção leve e restrita, se não for tratada pode, sim, passar para os rins – com consequências muito mais sérias.

Aumente o consumo de líquidos – Embora a dor intensa à micção possa desencorajar você a beber mais água, é vital fazê lo. Ao primeiro sinal dos sintomas, aumente a quantidade de líquidos ingeridos para cerca de 1 litro por hora, se possível. Isto ajuda a eliminar a bactéria e pode evitar que a infecção se torne mais séria.

Escolha água ou chás de ervas medicinais que lhe deem sensação de alívio (como a alteia), e evite álcool, cafeína e refrigerantes, que podem agravar o problema.

Certifique-se de que sua bexiga esteja bem vazia a cada vez que urinar. Espere alguns instantes depois de urinar, e em seguida tente expelir os últimos mililitros de urina da bexiga. As mulheres devem ter o cuidado de se limpar da frente para trás, evitando que as bactérias do ânus passem para o trato urinário.

Alcalinize sua urina – Reduzir a acidez urinária poderá aliviar os sintomas de queimação além de dificultar a sobrevivência da bactéria.

Evite alimentos ácidos, como frutas cítricas e tomates, e procure tomar um alcalinizante urinário comercial (disponível nas farmácias). Uma colher de chá de bicarbonato de sódio diluído em água também é um alcalinizante urinário eficaz.

Folha de dente de leão – Taraxacum officinale

O diurético da natureza, repleto de potássio. A folha do dente-de-leão é tida como um dos fitoterápicos mais importantes para a eliminação de líquidos.

Embora haja pouca informação disponível para confirmar sua eficácia em seres humanos, estudos realizados com animais sugerem que talvez seja tão eficaz quanto algumas drogas farmacêuticas.

A folha de dente-de leão é uma fonte natural de potássio, portanto não tende a causar reações adversas associadas com a perda de potássio, algumas vezes observadas com o uso de outros diuréticos.

Dosagem da Folha de dente de leão

Faça uma infusão de 1 a 2 colheres de chá de folhas de dente-de-leão secas em água fervente; beba três xícaras ao dia.

Semente de uva – Vitis vinifera

Alivia o acúmulo de líquidos no período pré-menstrual. As flutuações hormonais durante o ciclo menstrual podem causar retenção de líquidos em algumas mulheres.

Embora considerado um remédio para os vasos sanguíneos, o extrato de semente de uva também tem sido atestado como um eficaz redutor da retenção de líquidos e de sintomas correlatos no período pré menstrual – incluindo aumento de peso, dores abdominais e inchaço.

Dosagem da Semente de uva

Compre cápsulas de semente de uva padronizadas para conter de 150 a 300 mg por dia de proantocianidinas oligoméricas (OPCs) e tome durante a segunda metade do ciclo menstrual. É possível que você tenha de tomá las por vários meses antes de experimentar os benefícios integrais.

Advertências sobre as ervas medicinais contra Retenção de líquido e cistite

  • ITUs podem ser sérias – consulte o médico aos primeiros sintomas ou se estes piorarem durante o tratamento.
  • Sempre investigue ITU em crianças imediatamente.
  • A retenção de líquidos pode ser um sintoma de problemas cardíacos ou de outras doenças graves nas quais o tratamento médico é necessário.
  • Consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento por conta própria.
  • Altas doses de suco de oxicoco (cranberry) podem causar diarreia e outros sintomas gastrointestinais – se isso ocorrer, suspenda o uso imediatamente.
  • Se estiver tomando warfarin ou tiver histórico de cálculos renais, não tome quantidades medicinais de oxicoco (cranberry), exceto sob supervisão profissional.
  • Se tiver diabetes, evite tomar suco de oxicoco (cranberry) adoçado com açúcar e não tome alteia a não ser sob supervisão médica, pois ela poderá afetar os níveis de açúcar no sangue.
  • A alteia pode interferir na absorção de outros medicamentos e a semente de uva pode diminuir a absorção de ferro, então espace as doses em duas horas.
  • Não use folha de dente-de-leão se for alérgico a plantas asteráceas, como margaridas e equinácea.
  • A semente de uva e o dente-de-leão (este com alto teor de potássio) podem interagir com alguns medicamentos, então consulte seu médico antes de tomá-los.
  • Não use dente-de-leão se sofrer de doença hepática ou vesicular (incluindo cálculo).
  • Pare de tomar semente de uva pelo menos duas semanas antes de fazer uma cirurgia.
  • Com exceção das quantidades culinárias de oxicoco (cranberry), não consuma as ervas medicinais aqui listadas se estiver grávida ou amamentando, a não ser sob recomendação médica.

o

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021