Dieta   das   fibras  

O que são fibras alimentares?

Com certeza, você já ouviu falar da importância das fibras na dieta das fibras e na alimentação, que elas regulam os intestinos, previnem uma série de doenças, entre elas o diabetes e os problemas cardiovasculares, além de retardarem o envelhecimento e ajudarem no emagrecimento.

Por que as fibras alimentares fazem bem a nossa saúde?

Segundo estudos científicos, as fibras são importantes para ajudar a diminuir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Por isso, são indicadas para pessoas com diabetes, colesterol elevado e na dieta das fibras.

As fibras alimentares ajudam o intestino a funcionar

Outra característica das fibras é que elas melhoram o trânsito intestinal, ou seja, elas absorvem os líquidos, formando géis e ligando as substâncias entre si.

As fibras alimentares diminuem os riscos de diabetes, doenças do coração e até câncer

Quanto aos níveis de açúcar no sangue, as fibras permitem que a absorção da glicemia seja mais lenta. Por isso, elas contribuem para controlar o diabetes.

As fibras alimentares ajudam a emagrecer

Vários estudos afirmam que uma dieta rica em fibras é fundamental para quem pretende prevenir a obesidade ou mesmo emagrecer. Isso ocorre porque as fibras causam uma melhora na mastigação, melhorando o processo alimentar.

As fibras alimentares auxiliam nas dietas pois reduzem a absorção das gorduras pelo organismo

Pesquisadores na USDA Beltsville Human Nutrition Research Center em Maryland, EUA, testaram 9 dietas com variadas quantidades de fibras e gordura.

Verduras e legumes ricos em fibras

Abóbora Agrião Berinjela Brócolis Cebola Cenoura Couve Milho verde Pimentão Repolho Soja em grão

Frutas ricas em fibras

Ameixa Banana Coco Goiaba Kiwi Laranja Maçã Manga Morango Pera Pistache

Cereais ricos em fibras

Aveia Quinoa Arroz integral Pão integral Linhaça

Grãos ricos em fibras

Feijão Lentilha Soja Ervilha Grão-de-bico