Uma alimentação rica e vitamina C é um passo para o reforço do sistema imunitário, porem não é o único benefício da vitamina C.
O ácido ascórbico, ou vitamina C, como é mais conhecida entre a maioria de nós, é um nutriente com uma potente atividade antioxidante.
Ou seja, protege as nossas células dos danos causados pelos radicais livres, moléculas que o nosso organismo produz naturalmente ou a que estamos expostos por diferentes razões, como é o caso do fumo, do tabaco, da poluição, entre outras.
A vitamina C melhora o sistema imunitário?
A vitamina C é um constituinte dos glóbulos brancos, por isso, quando surgem infecções do trato respiratório e há um aumento do stress oxidativo, esta vitamina parece ter um papel importante na recuperação da doença.
Desta forma, a sua capacidade antioxidante é importante no nosso sistema imunitário.
Quais os benefícios da vitamina C?
O consumo de frutas e vegetais está naturalmente associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, devido ao conjunto de vitaminas e compostos antioxidantes presentes nos alimentos.
E aqui também a vitamina C tem um papel importante. Para além de fortalecer o nosso sistema imunitário, a vitamina C atua igualmente na produção de colágeno.
Apesar de mais estudos serem necessários, tem vindo a ser associada a uma redução da degeneração macular relacionada com a idade. Estudos mais recentes demonstram uma ação da vitamina C na proteção da pele, contribuindo para a saúde e antienvelhecimento.
Outro benefício que se pode atribuir à vitamina C é o seu papel na absorção do ferro, um mineral constituinte da hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigénio no organismo.
Este facto é um detalhe importante em regimes veganos, para potenciar uma maior absorção do ferro vegetal, e também em indivíduos que sofrem de anemia por défice de absorção do ferro.
Por fim, o défice de vitamina C está relacionado com o desenvolvimento de ansiedade e depressão. Apesar de ainda não estar totalmente definido, a literatura demonstra que a suplementação nesta vitamina tem um efeito antidepressivo e melhora o humor.
A vitamina C é um constituinte dos glóbulos brancos, por isso, quando surgem infeções do trato respiratório, esta vitamina parece ter um papel importante na recuperação da doença
Qual a quantidade diária recomendada de vitamina C?
A dose diária recomendada depende de vários fatores, como a idade e o género. Para um adulto do género masculino recomenda-se a ingestão de 90mg/dia e no género feminino 75mg.
Quando falamos de indivíduos fumadores, esta dose aumenta 35mg/dia e em atletas a recomendação é de 200-250mg/dia.
Vitamina C presentes nos alimentos
A vitamina C encontra-se numa grande variedade de alimentos: na laranja, por exemplo, a quantidade é de 57mg; na versão sumo natural feito em casa existem 41mg e nos sumos embalados ronda as 40mg – 50% da dose diária recomendada.
A principal forma de preservar os sumos permite uma conservação dos seus nutrientes e, por isso, a manutenção das vitaminas e minerais.
Esta vitamina encontra-se ainda em outras frutas, como o kiwi e os morangos, existindo também em hortícolas, como brócolis, pimento e tomate.
Resumindo: uma alimentação rica em vitamina C é um passo para o reforço do sistema imunitário. A nossa alimentação deve eleger o consumo regular e diário de hortofrutícolas, e de forma variada, para atingirmos as recomendações diárias deste micronutriente.