Semente de Linhaça, Regule o seu Intestino Rapidamente com esta Semente

Quem nunca passou pelo incômodo de sentir o intestino cheio e não conseguir esvaziá-lo? Muitas pessoas sofrem com a prisão de ventre – especialmente as mulheres. Embora não seja uma doença, a constipação intestinal é a segunda maior queixa ligada ao sistema gastrointestinal.

O problema causa o endurecimento e ressecamento das fezes, provoca dor ao evacuar e distensão abdominal. Mas, o que fazer quando o intestino simplesmente esqueceu de funcionar? Um dos segredos é incluir a poderosa semente de linhaça na alimentação.

Cheia de fibras, a linhaça é forte aliada para quem quer regular o funcionamento do intestino

Veja estas 6 dicas e saiba por que você deve incluir a semente de linhaça em sua alimentação

Veja estas 6 dicas e saiba por que você deve incluir a semente de linhaça em sua alimentação

Raiz do problema do intestino preso

Muitos fatores podem contribuir para o mau funcionamento do intestino. Os mais frequentes estão ligados ao baixo consumo de fibras e líquidos. O sedentarismo, a idade avançada, a gravidez, a obesidade e o uso de medicamentos (diuréticos analgésicos, calmantes, anorexígenos e antiácidos) também podem dificultar o trânsito das fezes.

Além disso, diabetes, hipotireoidismo, doenças neurológicas depressão, hérnias abdominais, tumores gastrointestinais e outros distúrbios do intestino também causam prisão de ventre.

Embora não seja um problema grave, toda prisão de ventre deve ser investigada por especialista, pois quadros crônicos podem levar a complicações como: fissuras na região do ânus, sangramento e hemorróidas.

Como fazer Limpeza geral no intestino

Com 28% de fibras alimentares em sua composição, a semente de linhaça ajuda a controlar os distúrbios intestinais. Os nutrientes reguladores podem ser do tipo insolúvel e solúvel.

Os primeiros, não absorvidos pelo organismo, são como uma esponja no sistema gastrointestinal, que, associados a quantidades abundantes de água, dão maior volume e maciez ao bolo fecal.

Desta forma, os excrementos são eliminados mais facilmente pelo organismo. Pesquisadores acreditam que a regularidade no trånsito das fezes também diminui os riscos de cåncer no cólon, uma vez que a região do intestino fica em contato com toxinas por menos tempo.

As fibras são alimentos funcionais que melhoram o funcionamento do tubo gastrointestinal, previnem a constipação intestinal, ajudam no controle da obesidade diabetes e colesterol.

Nutriente preventivo

Pectina, gomas e mucilagens são fibras solúveis contidas na linhaça. Em contato com a água transformam-se em um gel viscoso, que serve de alimento para bactérias benéficas do intestino.

Também favorecem reações de fermentação, que produzem os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), preventivos contra inflamações intestinais e câncer na região. No sistema cardiovascular, os nutrientes retardam a absorção de glicose e reduzem os níveis de colesterol ruim no sangue.

De bem com a vida

Com o esvaziamento do intestino até a silhueta agradece. A sensação de estufamento vai embora e o inchaço na região abdominal também. A pele e o humor melhora, uma vez que o organismo consegue eliminar as impurezas e a sobrecarga de fezes.

As fibras nutrientes de baixo teor calórico, ainda aumentam a sensação de saciedade e aplacam a gula.

Aliviando o ventre

Anote a dica e dê fim à prisão de ventre: deixe 1 colher (sopa) de linhaça de molho por uma noite. Na manha seguinte, consuma as se- mentes com 2 copos de água.

Jeito certo

A semente de linhaça pode ser encontrada em diversas formas: semente, farinha ou óleo. Se consumida crua, as sementes garantirão apenas fibras, pois a casca dura impedirá o acesso aos demais nutrientes, além de poder causar diverticulite (inflamação no intestino grosso) em pessoas com predisposição para a doença.

Já o óleo de linhaça é riquíssimo em gorduras boas, mas, em contrapartida, elimina os benefícios proporcionados pelas fibras presentes na casca.

Isso porque, mesmo triturada no liquidificador, preserva fibras e nutrientes. Para conservá-la por até 3 dias, armazene em recipiente escuro, com tampa, na geladeira.

A farinha é ideal para quem está preocupado com o intestino ou quer reduzir a glicemia e o colesterol

Acertando os ponteiros.

Reeducar o intestino depois de anos travando requer mudanças alimentares e comportamentais. Para isso, confira as dicas que farão seu intestino funcionar como um reloginho:

  • Consuma diariamente de 20 a 35g de fibras, o que equivale a 6 porções de legumes e verduras e 6 porções de grãos, cereais e leguminosas.
  • Beba bastante líquido, especialmente água (pelo menos 1,5 litros por dia). dade física com regularidade.
  • Pratique esportes ou alguma atividade física
  • Respeite o ritmo do seu corpo. Vá banheiro sempre que tiver vontade.
  • Coma devagar, mastigando bem e sentindo o sabor dos alimentos.
  • Consuma com moderação alimentos que constipam o intestino, como massas, farináceos refinados, bolos, batata, chocolate, chá preto e chá-mate.
  • Evite o uso frequente de laxantes pois não regulam o intestino, mas podem causar irritações no órgão e mascarar problemas mais sérios.
  • Utilize medicamentos apenas com orientação médica.

Prisão de ventre atinge principalmente as mulheres

Prisão de ventre atinge principalmente as mulheres

As mulheres sofrem três vezes mais com a prisão de ventre do que os homens. Isso porque os hormônios tornam a digestão e o trânsito intestinal mais lentos.

Porém, os fatores culturais são mais determinantes, já que ainda crianças, elas são educadas para reprimir e controlar as necessidades. Segurar as fezes faz com que percam água e endureçam, sendo mais difíceis de serem eliminadas.

Observe os sinais e saiba quando deve ir ao banheiro

Não é possível precisar a quantidade ideal de evacuações, pois a regularidade varia de acordo com o organismo de cada indivíduo. Considera-se normal evacuações de 3 vezes ao dia até 3 vezes por semana. O importante é observar se não há alteração de frequência seguida de incômodo e mal-estar.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021