Todos nos sentimos fome, mas você sabia que existem várias formas pelas quais ela pode manifestar-se no organismo? O importante é saber identificar a fome real e a compulsão alimentar.
Nem sempre aquela pontada na boca do estômago significa que você necessita realmente comer e, se for o caso, é preciso entender o que o corpo está pedindo e focar em uma alimentação balanceada a fim de conter possíveis exageros.
Primeiro é preciso identificar se você realmente está com fome, reconhecer as sensações e evitar ficar muito tempo sem comer, por isso, a importância frequente de se alimentar de três em três horas e de maneira saudável.
Saiba diferenciar entre os vários tipos de fome
O que consumimos no dia a dia está diretamente relacionado com o controle da fome. Isso porque certos alimentos são capazes de garantir mais saciedade.
Quando os alimentos passam do estômago para o intestino ocorre a liberação de um hormônio chamado PYY, que age no cérebro, controlando a vontade de comer.
Porém, saber identificar o tipo de fome que você está sentindo é fundamental para não errar nas suas escolhas. Confira:
Fome fisiológica
É aquela onde o organismo manda o comando para órgãos (cérebro e/ou estômago) da hora certa de se alimentar e demanda as necessidades diárias do nosso organismo.
Fome emocional
É desencadeada através de sentimentos como angústia, tristeza, insegurança, perdas inesperadas, e em certos casos, por euforia extrema.
A comida, principalmente carboidratos e açúcares, traz um sensação de prazer e relaxamento e, com isso, uma tentativa de compensar esses sentimentos.
Isso pode desencadear a compulsão alimentar, o que gera sobrepeso, obesidade, anorexia, bulimia, evoluindo para baixa autoestima e até quadros depressivos.
Fome celular ou nutricional
É preciso ter uma alimentação balanceada para que seu corpo fique nutrido. Se isso não ocorrer, o organismo sente falta desses nutrientes e pode começar a não funcionar de maneira correta, gerando sintomas como dor de cabeça, dores no estômago e irritabilidade.
Ou seja, pode até parecer que você está.com fome, no entanto, é seu corpo está pedindo uma alimentação adequada.
Sede que se confunde com fome
Isso pode parecer mentira, mas é possível! Se você estiver negligente com o consumo hídrico e sentir fome, antes de atacar o alimento, beba um copo de água e aguarde 15 minutos. Assim, você pode verificar se estava mesmo com fome ou era necessidade de líquidos.
Alimentos que saciam por mais tempo sua fome e são aliados a sua saúde
As fibras exercem um papel importante na saúde, pois ajudam a prevenir e tratar diversas doenças, como o controle e a diminuição de colesterol, do diabetes, da prisão de ventre e do aumento de saciedade.
Para desfrutar deste último benefício, as pessoas devem optar pelo consumo de fibras solúveis que, quando em contato com a água, formam um gel no estômago, aumentando a sensação de saciedade.
Porém, elas devem ser evitadas por pessoas que possuam algum tipo de alergia ou doenças inflamatórias intestinais, pois o seu consumo em excesso pode causar constipação ou gases.
Além disso, é imprescindível que o paciente aumente sua ingestão de água.
Coma de 3 em 3 horas para se manter por mais tempo saciada
Você com certeza já ouviu falar que devemos comer de três em três horas para evitar a fome. Isso acontece porque nosso organismo tem uma necessidade diária de ingestão de vitaminas, proteínas, minerais, carboidratos e gorduras boas.
A ingestão desses nutrientes garante um bom e adequado funcionamento do nosso organismo, principalmente o equilíbrio de hormônios e neurotransmissores importantes para controle de fome e da saciedade.
Dica para você se manter saciada por mais tempo
Separamos 8 dicas para quem quer controlar a fome, mas não sabe por onde começar. Confira:
- Realize refeições de 3 em 3 horas
- Invista nas fibras
- Consuma, no mínimo, 2 litros de água por dia
- Não deixe frutas, legumes e verduras fora do cardápio
- Dê preferência aos alimentos integrais
- Evite o consumo de alimentos industrializados
- Faça uma auto avaliação e se pergunte: é fome ou estou descontando ansiedades na comida
- Organize, planeje e se possível prepare todas as refeições.
- Tenha consciência do que está comendo e evite distrações (celular, TV e computador)