Conheça os sintomas e os tratamentos da psoríase.
Psoríase é uma doença comum que se manifesta em crises. Ela é uma disfunção do sistema imunológico e faz com que as próprias células que protegem o corpo ataquem as da pele.
Sendo assim, algumas erupções de placas vermelhas, cobertas por escamas esbranquiçadas ou rosadas aparecem nos membros e no couro cabeludo.
Apesar de não interferir no funcionamento de órgãos, a psoríase pode trazer grandes impactos na autoestima do paciente. Saiba mais sobre a psoríase logo abaixo.
Quais os tipos de psoríase?
- Em gotas – lesões pequenas que se apresentam em forma de gotas.
- Pustulosa – encontrada na palma das mãos e na planta dos pés.
- Ungueal – encontrada nas unhas, fazendo com que elas endureçam e se descolem da pele do dedo.
- Em placas – lesões rosas ou vermelhas, recobertas por escamas de cor branca,
- Eritrodérmica – forma mais grave da doença. As inflamações e manchas vermelhas aparecem em partes maiores da pele.
- Artropática – lesões vermelhas leves que aparecem nas articulações, como joelhos e cotovelos.
Como diagnosticar a psoríase?
As manchas na pele costumam ser o principal sintoma, normalmente, elas são secas, com tamanhos diferentes e cobertas por escamas.
Em sua forma mais severa, artrítica, a psoríase pode levar a deformidades das articulações. Porém, mesmo que o corpo possua indícios da doença, apenas um médico poderá confirmar o diagnóstico, com exame clínico e biópsia da região.
Muitas pessoas se afastam do portador da psoríase devido os aspectos das feridas, mas a psoríase doença não é contagiosa.
Como tratar a psoríase?
A psoríase não tem cura, o que existem são tratamentos que amenizam as lesões e melhoram a qualidade de vida de quem está com a inflamação. Nos casos leves, hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos na região das lesões e exposição diária ao sol são suficientes para melhorar o quadro.
São usados cremes à base de cortisona e outros princípios ativos, através da luz ultravioleta, do sol, de drogas imunossupressoras e de derivados da vitamina A e retinóides.
Em casos moderados, faz-se necessário tratamento com exposição à luz ultravioleta A (chamado de PUVAterapia).
Esta modalidade terapêutica utiliza combinação de medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele à luz, os psoralenos (P), com a ultravioleta A (UVA), geralmente em urna câmara emissora da luz.
Já em casos graves, é necessário o tratamento com medicação via oral ou injetáveis.
O estresse e a ansiedade são fatores que podem influenciar – e muito – no aparecimento das lesões. Assim, o acompanhamento psicológico é indicado em alguns casos.
Outros fatores que impulsionam a melhora e até o desaparecimento dos sintomas são uma alimentação balanceada e a prática de atividade física.
Remédio caseiro para a psoríase
Como é uma doença crônica, não existe cura para a psoríase. Mas existem alguns métodos que podem ajudar a controlar as crises. Confira algumas receitas:
Compressa de aloe vera
Ingredientes
- 2 folhas de Aloe vera
Modo de preparo
Corte a folha da planta no sentido do comprimento e retire o gel que fica em seu interior com auxílio de uma colher. Aplique o gel diretamente sobre a área desejada, envolve com um filme plástico e deixe atuar durante cerca de 15 minutos diariamente.
Use de 3 a 4 vezes por dia, lavando a seguir somente com água.
Suco de goji berry
Ingredientes
- 2 laranjas
- 2 punhados de goji berry
Modo de preparo
Bata no liquidificador as laranjas e o goji berry. Tome em seguida.
Compressa de camomila
ingredientes
- 100ml de água fervente
- 6g de flores e folhas secas de camomila
Modo de preparo
Faça um chá com a água e a camomila e deixe amornar. Coe e molhe uma gaze limpa no líquido. Aplique sobre a região afetada e deixe atuar por 10 minutos.
Repita o procedimento 2 vezes ao dia.
3 respostas
Ótimo artigo vou compartilhar com uma amiga pois ela tem essa infermidade.
Parabéns pelo site! ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.
Obrigado maria!!!