A importância dos Acessórios corretos para praticar o pilates é muito importante para potencializar os exercícios e facilitar o treino.
Cheios de versatilidade, os exercícios de pilates podem facilmente ser realizados sem sair do conforto do lar. No entanto, para que o sucesso no treino seja alcançado, é necessário se adaptar ao ambiente.
Para isso, vestir-se da forma adequada, assim como utilizar alguns instrumentos são atitudes fundamentais para o bom desenvolvimento da atividade.
Fortaleça Seu corpo e afine a silhueta com Exercícios de Pilates
Os praticantes de pilates garantem: você só tem a ganhar se incluir o método em sua rotina! Com o objetivo principal de trazer fortalecimento, tonificação muscular e equilíbrio, é possível ainda emagrecer, ganhar disposição, relaxar a mente e, juntamente a esse combo, tornar a rotina mais saudável, turbinando a qualidade de vida ao máximo.
Você não vai ficar de fora, né? É possível compreender um pouco mais sobre os princípios da técnica, além de conhecer sequências fáceis e super funcionais para praticar no próprio conforto do lar.
Mas lembre-se: é importante buscar uma orientação profissional para que não haja nenhum problema relacionado à execução incorreta dos movimentos. Assim, você se beneficiará de uma forma mais segura e eficaz quando começar a praticar o pilates.
Equipamentos necessários para fazer pilates em casa
Para adequar-se à prática sem sair de casa e fazer pilates em casa, não é necessário ter todos os equipamentos encontrados em um estúdio.
Basta apenas, adquirir alguns itens para a realização dos exercícios. Não se esqueça de que, após usá-los, é necessário higienizá-los para a próxima aula.
- Colchonete – Para garantir proteção às costas, ele deve ser confortável, porém firme. Lojas especializadas em esportes oferecem várias opções
- Faixa – Elas são necessárias para os exercícios de alongamento. Sejam de elástico ou de pano, são bastante úteis durante as sequências
- Bola ou almofada – A bola pode ser adquirida em lojas especializadas em esportes e oferece praticidade na hora de realizar os exercícios. Além disso, ela não ocupa muito espaço em casa. No entanto, opções caseiras podem substituir o instrumento. Cadeiras ou almofadas, por exemplo, auxiliam na realização das sequências.
- Espelho – Ele é importante para supervisionar se os movimentos estão corretos. Por isso, sempre que possível, faça os exercícios em frente a um.
- Halter – Esse equipamento não é obrigatório para a prática de pilates, no entanto, pode auxiliar em exercícios para fortalecer os músculos. Caso não haja possibilidade de adquiri-los, uma boa opção é improvisar. Para isso, basta encher garrafas pets com areia.
- Bastão – Ele é importante na realização de movimentos que envolvem postura e equilíbrio. Para confeccioná-lo sem gastar, basta utilizar o cabo de uma vassoura com cerca de um metro.
Pratique pilates na piscina
Se você busca um ambiente diferente para praticar o método, é possível inovar nas aulas aproveitando a água para potencializar os resultados, o chamado water pilates.
Mas é indispensável que, antes de realizar esse trabalho, o praticante passe por uma avaliação postural detalhada para que o professor possa programar as aulas de acordo com as necessidades de cada aluno. Confira duas opções de exercícios para fugir da rotina!
Exercício 01 – Contraia o abdome e, de cima para baixo, vá descolando as costas da parede, sempre com os braços esticados e sem mexer as pernas. Quando chegar à altura do bumbum, que deve sempre permanecer junto à parede, volte à posição inicial. Faça 2 séries de 5 repetições.
Exercício 02 – De frente para a escada, segure com as duas mãos no degrau e fique na ponta do pé esquerdo, com a perna direita levemente suspensa para trás. Solte as mãos e faça movimentos circulares com os braços para manter o equilíbrio. Mantenha por 10 segundos e repita com o outro pé.
Benefícios que o pilates pode trazer para a sua saúde
Os benefícios de praticar pilates em casa ou em um estudios são imensos, desde a auto estima até a melhora de sua saúde as aulas de pilates podem lhe proporcionar muito mais que alívio nas dores.
Pilates pode ajudar no tratamento da esclerose múltipla
O problema neurológico pode ter suas crises amenizadas com a prática da técnica, que traz ganhos tanto psicológicos quanto físicos a seus praticantes. Os benefícios foram comprovados por uma pesquisa realizada na Universidade Queen Margaret, na Escócia, e publicada na revista Research Matters, editada pela Sociedade de Esclerose Múltipla de Londres.
Para chegar a essa conclusão, 23 portadores de esclerose múltipla cadeirantes foram avaliados, 15 praticando a técnica e os demais com outros acompanhamentos.
Ao final da pesquisa, os que participaram das aulas de pilates tiveram uma significativa melhora de dores nos ombros e no pescoço.
Técnica derivada do pilates, auxiliam muito emagrecimento
Misturando boxe, pilates e dança, o piloxing foi desenvolvido na Califórnia, mas já tem conquistado vários adeptos no Brasil. E o melhor de tudo é que ele é recomendado para qualquer pessoa, proporcionando uma perda de peso que varia entre 700Kcal a 1.200Kcal por aula.
Alívio do estresse e da ansiedade são comprovados com a prática do Pilates
Além da melhora do condicionamento físico, a saúde emocional também é beneficiada quando se pratica pilates com regularidade, já os alongamentos e os exercícios de fortalecimento favorecem a circulação sanguínea, de modo a reduzir as tensões.
Calma, tranquilidade e o equilíbrio entre a saúde física e mental são percebidos logo nas primeiras semanas da prática da técnica. O alívio dos sintomas da tensão pré- menstrual e a correção de problemas posturais também se destacam dentre as vantagens trazidas pelo método.