As consequências do estresse vão além de uma mente esgotada e podem até ser visíveis, provocando problemas na pele.
A sabedoria popular diz que você precisa desestressar se não quiser ficar doente. E é bom seguir esse conselho, já que pesquisas científicas vêm confirmando os efeitos do estresse na saúde.
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por exemplo, revelou que o hormônio cortisol em excesso age nas células cerebrais, causando a morte dos neurônios.
Isso acontece na região envolvida com a memória, podendo até provocar doenças como Alzheimer, e isso é apenas um dos problemas. Confira a seguir o que o estresse pode provocar no organismo.
Sintomas do estresse no corpo
- Acne
- Dores de cabeça
- Dores crônicas
- Alergia e problemas de pele
- Ficar doente ou gripado frequentemente
- Diminuição da energia e insônia
- Alterações na libido
- Problemas digestivos
- Alterações no apetite
- Queda de cabelo
- Batimentos cardíacos acelerados
- Bruxismo
- Sudorese
- Tensão Muscular
O estresse causa espinhas?
O estresse intenso estimula hormônios que deixam a pele mais oleosa, favorecendo o aparecimento de acnes. A dica é lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia com sabão neutro e protegê-la com filtro solar.
De 3 a 5% dos casos de acne estão associados ao estresse.
O estresse causa desânimo?
Em 90% dos casos, a falta de libido em mulheres é de ordem psicológica. O estresse altera a produção de hormônios e deixa o corpo mais cansado. Em homens, pode provocar impotência (incapacidade de iniciar ou manter uma ereção).
Além do combate ao estresse, a terapia sexual pode ajudar em 70% dos casos.
O estresse causa dor no estômago?
O órgão produz maior quantidade de ácidos e os movimentos peristálticos (envolvidos na digestão) ficam prejudicados. Podem surgir dores, náuseas e sensação de peso no estômago.
O estresse é responsável pela dispepsia, conhecida como “gastrite nervosa”. Mas, diferente da gastrite, a dispepsia causa dores e queimação sem alteração estrutural do órgão, como inflamações.
O estresse causa AVC?
Momentos de forte tensão podem desencadear um acidente vascular cerebral (AVC), pois fazem a pressão arterial se elevar repentinamente. O maior problema é quando existem outros fatores de risco, como hipertensão e diabetes.
Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e não fumar são hábitos fundamentais para prevenir o AVC.
O estresse causa a hipertensão?
Situações de nervosismo e ansiedade fazem o corpo liberar muita adrenalina, um hormônio constritor que eleva a pressão arterial em pessoas propensas à hipertensão.
Podem, inclusive, ser a causa de morte em quem tem problemas cardíacos. Para prevenir a hipertensão, é preciso controlar o peso corporal, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar, além de manter uma alimentação saudável.
O estresse causa problemas de pele?
Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, um em cada três casos de problemas de pele é emocional, desencadeado por estresse, ansiedade e depressão.
A pele está diretamente ligada ao sistema nervoso central e os desequilíbrios emocionais refletem em problemas como ressecamento, psoríase, herpes e vitiligo.