O segredo para manter a boa forma com batata doce

Aliado da boa forma a batata doce apresenta mais uma vantagem: ajuda no ganho de massa magra!

Quem é frequentador assíduo da academia ou adora se exercitar ao livre em busca de um corpo mais saudável deve ter em mente que as atividades físicas contam com uma aliada de “peso”: a boa alimentação.

E um dos ingredientes que, normalmente, marca presença no prato dos atletas é a batata doce pois tem diversos benefícios.

Mas, afinal, por que ela se tornou tão famosa quando o objetivo é perder peso e conquistar mais músculos?

Quem pratica atividade física frequente necessita de boas fontes de carboidratos que fornecem energia de forma adequada e auxiliam na perda de peso. E, a batata doce é um ótimo exemplo disso!”

O segredo para manter a boa forma com batata doce

Menos peso na balança

Esse legume é considerado um carboidrato complexo altamente nutritivo que, além de fornecer a energia necessária para a prática da atividade física, ainda é fonte de fibras solúveis, as quais ajudam a reduzir a absorção de açúcar e de colesterol pelo intestino.

A batata-doce também possui baixo índice glicêmico, ou seja, apresenta menor quantidade de glicose, o que contribui para uma absorção de forma mais lenta, estimulando menos o hormônio anabólico insulina que, dentre outras características, é responsável por elevar a fome e ativar o armazenamento de gordura no organismo.

Mas, para que os efeitos positivos do alimento sejam percebidos, é preciso se atentar à quantidade ingerida – já que mesmo as opções saudáveis, quando consumidas em excesso, são prejudiciais.

A quantia ideal varia de indivíduo para indivíduo e vai depender das necessidades nutricionais diárias de cada um.

De um modo geral, podem ser consumidas 2 porções diárias de 150g cada (pré e 2 horas pós-treino) como guarnição associada a um prato proteico de alto valor biológico e de baixo teor de gordura, como o filé de frango, e acrescentada de vegetais e leguminosas.

Como preparar a batata doce?

Você já se perguntou qual é a melhor maneira de consumir a batata-doce quando o intuito é perder peso?

Uma boa ideia é prepará-la com a casca, devido ao maior teor de fibras que são encontradas nessa parte do alimento.

Além disso, o indicado é cozinhá-la, pois nessa versão há um controle eficiente do seu índice glicêmico.

E mais: a preparação assada eleva um pouco a glicemia disponível na batata-doce, porém, é uma excelente forma de variação.

Combine a batata doce com outros alimentos

Saiba combinar ingredientes para garantir uma alimentação balanceada e com todos os nutrientes que o corpo precisa!

Batata doce + carnes

As carnes são fontes de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteínas completas que são ideais para compor o prato com a batata-doce.

A combinação com a batata-doce, um alimento de baixo índice glicêmico, libera energia lentamente para o organismo, contribuindo para a sensação de saciedade, além de fornecer substrato para a reparação muscular.

Batata doce + canela

Conhecida por suas propriedades termogênicas, a especiaria aumenta o metabolismo basal do corpo, promovendo maior perda de peso.

Além disso, ajuda a combater problemas digestivos e a favorecer a circulação sanguínea.

Uma forma saborosa de aliá-la à batata doce é acrescentar pitadas de canela em pó no purê.

Batata doce + clara de ovo

O alimento contém albumina, relacionada à recuperação muscular pós-treino. A combinação em omelete, por exemplo, é uma boa opção para ingerir depois da academia!

Potencialize a perda de peso com a batata doce

Para fazer com que o consumo de batata doce ajude na dieta, o importante é variar a alimentação, sem deixar a saúde de lado! Veja utros hábitos fundamentais para beneficiar todo o organismo. Confira!

  • Leia os rótulos: fique atento aos produtos dietéticos, porque nem sempre eles serão as melhores opções. Verifique e compare o valor calórico e o teor de gordura.
  • Atenção ao prato: procure evitar alimentos gordurosos, limitando-os a um máximo de 30% do valor calórico total diário, excluindo a gordura saturada e dando preferência para as gorduras boas: monoinsaturadas e poli-insaturadas.
  • Não belisque enquanto cozinha: se estiver com muita fome, programe um lanche entre as refeições principais. Um iogurte ou outro derivado de leite (magro) pode ser uma boa opção.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021