Desde crianças ouvimos que as doenças podem vir de qualquer lugar quando estamos com a imunidade baixa.
Podem estar na água contaminada, em alimentos não higienizados, nos fluidos corporais de outras pessoas (saliva e sangue) e até mesmo no ar.
Mas o organismo humano tem suas próprias barreiras para impedir que fiquemos doentes o tempo todo. Trata-se do sistema imunológico.
É, na verdade, um complexo de sistemas diferentes que funcionam de maneira coordenada para defender o organismo de infecções.
São múltiplos órgãos: gânglios linfáticos, medula óssea, fígado, baço, cérebro e outros órgãos. Em cada um deles há células com funções diversas: umas reconhecem que existem patógenos (bactérias, fungos e vírus, por exemplo), outras fazem a resposta contra os mesmos.
Como aumentar minha imunidade?
Este sistema não funciona corretamente se não for bem cuidado. Ao longo da vida, é preciso adotar hábitos que o mantenha saudável. A escolha do que vai à mesa influencia – e muito – na saúde do sistema imunológico.
Assim, aposte em alimentos capazes de blindar o organismo contra bactérias e outros invasores responsáveis por uma série de doenças, proporcionando muitos benefícios à saúde.
Confira alguns dos melhores alimentos para melhorar o sistema imunológico.
Iogurte
Nos iogurtes encontramos probióticos que melhoram a nossa flora intestinal, desse modo, reduzimos a presença de bactérias ruins e aumentamos as boas, diminuindo o risco de infecções e melhorando a absorção de nutrientes.
Alho
A alicina, presente no alho, age como um potente antioxidante, protetor contra doenças inflamatórias e cardiovasculares.
Laranja
É uma excelente fonte de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico. A vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores.
Acerola
Por conter boa quantidade de vitamina C, a acerola estimula, e muito, a produção de anticorpos, protegendo o corpo contra bactérias que podem causar diversas doenças.
Mel
Seus compostos antioxidantes bloqueiam as enzimas necessárias para multiplicação dos germes, funcionando como um escudo do organismo. O mel ainda inibe a bactéria causadora da tosse.
Gengibre
O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.
Óleo de coco
Óleo de coco possui ácido láurico e o ácido cáprico, duas substâncias que têm a propriedade de modular o sistema imunológico. Alguns estudos apontam a eficácia do óleo no combate a fungos, vírus e bactérias.
Além disso, ele contribui de forma indireta para melhora da imunidade, por facilitar o trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.
Cogumelos
O cogumelo possui betaglucana, carboidrato presente na sua parede celular, que se alia às células de defesa, promovendo um forte ataque do organismo contra vírus e bactérias.
3 respostas
Adorei todas as dicas!!!
Neste 2020 nada como estar com a imunidade alta. Claro que em todo tempo da nossa vida temos que ter este cuidado. Mas, neste 2020 o bicho pegou. Vou de laranja, limão e alho.
Muito bom, valeu.