Você sabia que existem algumas frutas que controlam a glicemia?

A glicemia pode ser controlada com algumas frutas que você escolhe na hora de montar o seu cardápio. Conheça as melhores opções e aposte sem medo! 

Refeições balanceadas são a chave para evitar doenças e proteger seu organismo. 

Seguir um cardápio com frutas, verduras, legumes, sementes e grãos ajuda a manter a glicemia sob controle, porém, não se esqueça de que é preciso cautela, inclusive quando os alimentos são benéficos, pois mesmo as opções que parecem perfeitas podem conter açúcar. 

Fique atento e na dúvida de quais frutas controlam a glicemia, consulte um médico endocrinologista ou um nutricionista. 

Quais as Frutas que Controlam a Glicemia?

As frutas que controlam a glicemia são:

  • Abacate
  • Amora
  • Blueberry
  • Cereja
  • Coco
  • Laranja
  • Limão

Abacate

Por ser pobre em açúcar e rica em gordura monoinsaturada, que aumenta o bom colesterol, essa fruta é indicada para os diabéticos. Além disso, essa gordura deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento, promovendo maior saciedade. 

Leia Também Abacate, Benefícios, Como Comer e Usar para Melhorar sua Pele e Saúde

Tabela nutricional do abacate

Nutrientescalorias% VD (*)
Calorias (valor energético)412,80 kcal20,64%
Carboidratos líquidos0,00 g
Carboidratos25,80 g8,60%
Proteínas5,16 g1,72%
Gorduras totais51,60 g93,82%
Gorduras saturadas9,89 g44,95%
Fibra alimentar27,09 g108,36%
Sódio0,00 mg0,00%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Amora

Embora tenha um alto índice glicêmico, a amora é rica em compostos que aceleram a liberação da insulina, melhorando a síntese da glicose. A fruta também é amiga dos hipertensos, já que ajuda a normalizar a pressão arterial.

Blueberry

Quem tem diabetes deve apostar nessa fruta. Apesar de não ser tão comum no cardápio de muitas pessoas, a blueberry é fonte de antioxidantes, reduzindo a ação dos radicais livres, moléculas que, em excesso, podem desencadear o surgimento de tumores, de doenças cardíacas e até de Mal de Alzheimer. Além disso, ela combate infecções e reforça o sistema imunológico. 

Cereja

A fruta vermelha contém quercetina, um tipo de flavonoide muito eficiente para baixar os níveis de colesterol e de triglicérides. Ela aumenta a ação das enzimas envolvidas na ‘4. quebra das moléculas gordurosas, tirando boa parte delas da circulação, o que ajuda — e muito — o coração. 

A cereja ainda é fonte de potássio, um mineral indispensável para todos os músculos do corpo. O que a torna ainda mais especial é a niacina, uma vitamina do complexo B que previne contra dores de cabeça e facilita a digestão. 

Coco

A principal qualidade desse alimento é que ele contém propriedades anticancerígenas. O magnésio contido no coco reforça os ossos e as cartilagens. Também age como adstringente nas hemorróidas. 

Quando combinada com outras frutas ou carboidratos, o coco ajuda a reduzir a carga glicêmica. 

Leia Também 4 Maneiras de usar o Óleo de Coco Natural, Veja todos os Benefícios

laranja - Frutas que Controlam a Glicemia

Laranja

Além de ser fonte de vitamina C, importante para a imunidade, a fruta é rica em fibras, que ajudam o intestino a funcionar regularmente e a dar saciedade. A laranja ainda possui potássio, que auxilia no controle da pressão arterial e, com isso, mantém a saúde cardiovascular. 

Limão

A fruta ajuda a regular os níveis de insulina e previ-ne o diabetes. O limão ainda é fonte de geraniol, uma substância capaz de inibir a multiplicação das células cancerosas por interferir na ação de enzimas que atuam na proliferação celular. 

O limoneno, um composto encontrado na casca, tem a capacidade de penetrar com facilidade nos tecidos e nas células do organismo, agindo como um solvente de toxinas e de gorduras. 

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021