Deixar de consumir glúten pode ser uma boa chance para se aventurar na cozinha. Na culinária gluten free, o trigo, ingrediente que chegou ao Brasil por volta de 1534, dá lugar a uma infinidade de novas farinhas, vindas a partir de grãos, sementes, oleaginosas, leguminosas e até de hortaliças. Conheça as qualidades e saiba cozinhar com algumas delas.
Leia também – Glúten, veja o que é Verdadeiro ou Falso
Quais as farinhas não possuem glúten?
- Fécula de batata
- Amaranto
- Farinha de trigo sarraceno
- Farinha de amêndoas
- Farinha de aveia
- Farinha de arroz
- Chia
- Farinha de grão de bico
FÉCULA DE BATATA
Rica em carboidratos, mas com pouca fibra e nutrientes, a fécula de batata é um excelente espessante, ajuda a reter a umidade das massas e dar uma textura leve e fina as receitas.
AMARANTO
Fornece boa quantidade de cálcio, ferro e magnésio e é rico em fibras. O amaranto pode ser cozido, moído como farinha ou torrado. Tem sabor levemente picante e é usado em pães, bolos, sopas e cozidos.
FARINHA DE TRIGO SARRACENO
Apesar do nome, a espécie não tem parentesco com o trigo tradicional. É rico em proteínas, magnésio e tem baixo índice glicêmico. Tem sabor forte e levemente adocicado. É usada na preparação de massas e pães.
Leia Também: 6 Farinhas que Controlam a Glicemia
FARINHA DE AMÊNDOAS
Rica em fibras, proteínas, gorduras saudáveis e cálcio, é feita a partir das amêndoas sem pele trituradas. Muito utilizada em bolos e biscoitos para dar umidade, sabor e textura.
FARINHA DE AVEIA
É triturada em diferentes pontos : flocos grossos, farelo e farinha. Naturalmente, a aveia é um cereal sem glúten, mas pode ser contaminada no momento da colheita e moagem. Ideal para cookies, bolos e pães.
FARINHA DE ARROZ
Muito usada na culinária sem glúten por ser uma excelente substituta para a farinha de trigo. Tem sabor suave e possui baixo índice glicêmico, que é a capacidade que um alimento tem de elevar o açúcar no sangue.
CHIA
A semente é cheia de propriedades anti – inflamatórias, ajuda no controle da glicemia e favorece o emagrecimento. Na culinária sem glúten, pode ser usada na forma de farinha, em preparações de pães e tortas, ou polvilhada em iogurtes, saladas, sucos e vitaminas.
FARINHA DE GRÃO DE BICO
Embora tenha um sabor bem acentuado, a farinha de grão – de – bico é rica em proteínas e fibras. Geralmente, é misturada a outras farinhas no preparo de pães e massas sem glúten..
AMIDO DE MILHO
É extraído dos grãos de milho. Por quase não ter sabor e facilmente se misturar aos líquidos, é usado para incorporar molhos ou ser misturado a outras farinhas para fazer bolos, biscoitos e pães. Ajuda a dar leveza às massas.
2 respostas
Amei. Gratidão. Boa noite.
Bom dia. Quase ninguém conhece esses tipos de farinha. Muito útil. Agradeço.