Veja como a couve pode ajudar na prevenção e no combate a doenças cardiovasculares.
A função do coração é bombear o sangue, que trabalha no transporte de oxigênio e nutrientes para os outros órgãos e tecidos do corpo.
Quando esse “percurso” encontra algum obstáculo, o processo pode ficar comprometido e a saúde prejudicada. Mas o que pode atrapalhar esse trajeto? A resposta é simples: o colesterol alto.
A aterosclerose é uma doença caracterizada pela obstrução dos vasos sanguíneos, causada pela formação de placas de ateroma, que são compostas principalmente pelo colesterol,que se acumula na parede dos vasos, causando a diminuição do seu calibre.
Os principais fatores de risco para seu desenvolvimento são, além do índice elevado, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo, estresse e sedentarismo.
Por isso, a aterosclerose precisa ser combatida, já que pode aumentar os riscos de problemas cardiovasculares, como infartos e derrames.
Os 10 alimentos mais perigosos para o coração
- Leite integral
- Óleo de soja
- Salgadinhos de saquinho
- Sorvete
- Hambúrguer
- industrializado
- Gordura de carnes
- Bolos prontos
- Frituras
- Margarina
- Pipoca de micro-ondas
Você sabe o que é e como se forma o colesterol?
Trata-se de de uma composição de hormônios que atua na cicatrização e em reservas energéticas, formando uma camada gordurosa. É produzido pelo fígado, por meio da ingestão de alimentos com componentes gordurosos.
Existem dois tipos de colesterol: o HDL, que se liga a proteínas de alta densidade; e o LDL, que se liga a proteínas de baixa densidade. Uma boa saúde do coração exige que os índices de colesterol ruim (LDL) não ultrapassem o nível de colesterol bom (HDL).
Por que a couve combate o colesterol?
A couve atua na prevenção e no combate ao acúmulo de colesterol ruim na corrente sanguínea, uma vez que o vegetal tem poder antioxidante, ou seja, diminui a ação dos radicais livres, moléculas de oxigênio instáveis c nocivas para os vasos e artérias, além de ocasionarem outros problemas para o organismo.
O antioxidante mais conhecido da couve é a vitamina A, que também proporciona vários benefícios para a saúde da pele e dos olhos. Outra vantagem da couve é ser fonte de fibras, substâncias que favorecem a digestão, tornando-a mais lenta, o que também inibe a fome descontrolada.
Acontece que, enquanto as fibras transitam pelo intestino, elas são capazes de absorver parte da gordura proveniente da alimentação, impedindo-a de chegar até o sangue. Assim, também evitam problemas de circulação.
Que tipo de alimentação é a correta para quem tem colesterol?
Uma alimentação saudável e equilibrada é o principal fator para o controle do colesterol. Mas também é preciso prestar atenção a alguns fatores de risco, já que, mesmo quem leva uma dieta vegetariana ou pobre em colesterol, por exemplo, pode alcançar altos índices no sangue.
Sendo assim, não dispense visitas regulares ao cardiologista e faça exames de rotina para conferir como está a proporção entre HDL e LDL.
Quais alimentos combatem o colesterol?
A couve não age sozinha quando o assunto é a saúde do coração. Confira alguns aliados nessa batalha:
- Aveia: fornece a fibra betaglucana, que absorve gorduras durante a digestão e ainda pode ser acrescentada a outros tipos de suco e vitaminas.
- Banana: fora as fibras, apresenta o mineral potássio, importante para as funções musculares, inclusive do coração
- Castanhas: castanha-do-pará, avelã, nozes e macadâmia são repletas de ômega-3, gordura que se enquadra no grupo das benéficas.
- Frutas vermelhas: amora, morango e framboesa têm essa coloração graças a uma substância chamada licopeno, que é antioxidante.
- Leite de soja: a soja possui isoflavonas, fitoestrógenos que regulam os índices de colesterol.
Uma resposta
Amei mim ajudou bastante 😍