Acabe com o Reumatismo com a Couve, Rica em Cálcio

Sabia que a couve além de seus benefícios é umas das fontes vegetais mais ricas nesse mineral?

A alimentação é uma preocupação que deve ser levada a sério desde muito cedo. Ingerir os ingredientes certos ainda na infância contribui para que a vida adulta seja muito mais completa e saudável, bem como a prática de atividades físicas e demais hábitos.

Como já se sabe, o cálcio é o principal aliado da alimentação quando se fala em prevenir doenças reumáticas.

Ele atua na manutenção do tecido ósseo, fazendo com que eles fiquem mais fortes e resistentes e, sendo assim, durante toda a vida a sua ingestão é recomendada.

A osteoporose – uma doença reumática muito comum – é caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea

Com essa diminuição, há perdas importantes de cálcio, mineral importante para a manutenção do próprio tecido ósseo, sendo assim, temos que ter uma atenção especial na ingestão adequada desse nutriente, que pode ser encontrado em laticínios, leite, queijos e iogurtes, mas também em vegetais verde escuro.

Acabe com o Reumatismo com a Couve, Rica em Cálcio

A Couve possui cálcio?

Quando o nutriente vem à mente, geralmente leite e seus derivados são as fontes mais lembradas.

Entretanto, é importante ressaltar que alguns vegetais também têm entre seus componentes o cálcio, que é extremamente importante para a saúde não só dos ossos, mas também para o equilíbrio de todo o organismo.

É por meio dele que se protege os ossos da descalcificação, processo que pode resultar em males como a osteoporose.

Além disso, ele também é responsável por proteger a saúde dos dentes, do cérebro e de uma outra série de órgãos.

O cálcio é um dos minerais mais abundantes no organismo, 99 % estão presentes nos tecidos duros, como ossos e dentes, 1 % restante está no sangue.

Boas fontes são encontradas nas hortaliças de folhas verdes escuras, nas sardinhas, no gergelim, em algumas oleaginosas, no leite e derivados.

Por isso, variar a alimentação entre todos os grupos alimentares se faz fundamental para que tanto o cálcio quanto demais nutrientes sejam absorvidos pelo corpo em suas quantidades corretas.

Apesar da fama de leite e derivados, o cálcio dos vegetais possui maior bio disponibilidade, sendo que eles são tanto ou mais ricos em cálcio do que o leite.

A vitamina D serve para bio disponibilizar a liberação do cálcio, enquanto proteínas, lactose e a própria acidez do bolo intestinal favorecem a absorção.

O cálcio faz alguns nutrientes terem a absorção prejudicada?

No momento de consumir alimentos ricos em cálcio, é importante prestar atenção aos demais nutrientes que compõem a refeição.

Isto porque alguns minerais travam uma espécie de competição entre si, fazendo com que uns sejam melhores absorvidos pelo organismo do que outros.

É necessário ter cuidado com outros nutrientes na mesma refeição, principalmente quando falamos de minerais, pois há uma competição entre eles.

Nesse caso, o maior competidor do cálcio é o ferro, ou seja, é preciso evitar a presença dos dois em uma mesma refeição, pois eles podem competir entre si e interferir na sua absorção.

Portanto, ingerir um copo de leite após as refeições é um hábito que deve ser evitado, já que, geralmente, no prato estão presentes alimentos que possuem uma grande quantidade do nutriente tal como feijão, carne bovina e ovo.

Assim como o ferro, substâncias como a cafeína, xantina e demais alimentos que possuem alto teor de gordura devem ter o seu consumo evitado juntamente aos alimentos ricos em cálcio para que sua absorção seja a melhor possível.

A cafeína presente no café, mate e refrigerantes à base de cola afeta a absorção do cálcio no organismo, assim como a xantina substância presente nos achocolatados reduzindo o potencial deste nutriente.

Ingerir gordura em excesso juntamente com o cálcio também não é aconselhável, já que provoca uma reação, formando uma espécie de sabão, que reduz o cálcio disponível para absorção.

Assim, os alimentos gordurosos frituras e algumas preparações devem ser evitados para que haja uma diminuição nas calorias das dietas e prevenir o colesterol, além de ajudar na absorção do cálcio no organismo.

Os 10 alimentos mais ricos em cálcio que também ajudam contra o reumatismo

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021