Veja Como Montar Uma Salada Perfeita com Todos os Nutrientes

Eleita há tempos como uma aliada entre os que estão de olho na balança, a tradicional entrada tem tudo para cada vez mais ganhar status de prato principal, porem você sabe montar a salada perfeita?

Cientistas observaram, em grandes levantamentos com populações, que entre aqueles habituados a fazer de uma bela salada sua refeição vez ou outra ao longo da semana, raramente há carências nutricionais.

Mas o que seria uma bela salada, aquela com perfeito equilíbrio de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes? A receita está a seguir.

Veja 7 dicas para montar uma salada perfeita

Folhas

verduras para montar uma salada perfeita

Um legítimo prato de salada perfeita deve conter pelo menos um dos diversos tipos de vegetais folhosos:

  • Acelga
  • Agrião
  • Aipo
  • Alcachofra
  • Alface
  • Alfafa
  • Almeirão
  • Aspargo
  • Brócolis
  • Cebolinha
  • Chicória
  • Cuentro
  • Couve
  • Espinafre
  • Hortelã
  • Mangericão
  • Mostarda
  • Rúcula
  • Salsa
  • Taro

Enfim, a escolha é do freguês. As verduras são excelentes fornecedoras de fibras, o que dá textura e claro, melhora o funcionamento do intestino.

As folhas também enchem o prato de nutrientes como o magnésio, o potássio, o ácido fólico e a vitamina C. Assim cada célula do organismo fica mais distante de encrencas.

Uma preciosa dica para se valer de todos esses benefícios com segurança é prestar atenção na hora de lavar. De preferência, deixe tudo mergulhado em água clorada por dez minutos para eliminar micróbios.

Legumes coloridos

legumes para montar uma salada perfeita

Quanto maior a variedade de cores, mais nutritiva a comida, e mais próximo você esta de montar uma salada perfeita, lembra-se? A cor dos vegetais aponta a presença de pigmentos protetores, caso do betacaroteno, do licopeno, da luteína e das antocianinas, além de tantos outros. Mais do que nos presentear com substâncias benéficas a variedade de tons conta pontos na apresentação do prato.

Pense com uma tigela só de folhas desbotadas. Outra sugestão é variar o corte desses vegetais. Que tal picar o tomate em cubos em vez de fatiá-lo em rodelas da próxima vez? É só um exemplo.

Crôutons

Crôutons para montar uma salada perfeita

Para a salada ser considerada uma refeição completa, nenhum dos nutrientes pode faltar, ou seja, deve haver pelo menos um representante dos carboidratos. Os crôutons são perfeitos para ocupar esse lugar.

Esses pedacinhos de pão ficam melhor ainda se vierem na versão integral. Por causa da presença das fibras, a consistência tende a ser menos tenra, e isso torna a receita ainda mais crocante. Assim aumenta o estímulo à mastigação, o que, de quebra, espanta a fome.

Frango

frango para montar uma salada perfeita

Magra, rica em ferro e cheia de vitaminas do complexo B, essa ave é uma opção bastante apropriada como fonte de proteína. Obviamente, esse importante nutriente não poderia ficar de fora quando a salada ocupa todo o espaço do almoço ou do jantar.

Vale frisar que, se é apenas uma entrada, não é necessário lançar mão de alimentos protéicos eles devem aparecer no prato principal.

Especialistas alertam para o risco do exagero de proteínas, o que pode sobrecarregar os rins. A dica é incluir uma porção para cada refeição e isso equivale a um filé do tamanho da palma da mão.

Ervas

ervas para montar uma salada perfeita

Quanto mais você abusar desses ingredientes menor a chance de recorrer ao saleiro, o que só fará o coração bater feliz. As ervas cumprem muito bem o papel de realçar o sabor de outros alimentos e deixam as saladas deliciosamente aromáticas.

Salsinha, orégano, tomilho, alecrim, hortelã, manjericão, cebolinha e tantas outras são também grandes fornecedores de substâncias que protegem nossas células da ação de moléculas nefastas que desencadeiam tumores.

O melhor é acrescentá-las sempre ao fim da preparação. Picá-las imediatamente antes do consumo ajuda a acentuar ainda mais os perfumes.

Suco de limão

limão para montar uma salada perfeita

Espalhar esse sumo sobre os vegetais dá um charmoso toque cítrico à salada perfeita. Meu conselho: aproveite também a casca do limão, que pode ser ralada e salpicada nas folhas, já que é cheia de antioxidantes. Mas, nesse caso, opte pelos tipos orgânicos e lave-os muito bem, de preferência com uma escovinha.

O limão, claro, ainda tempera o seu prato com vitamina C que colabora para o aproveitamento do ferro vindo das verduras. E, como se tudo isso fosse pouco, sua acidez interfere no esvaziamento gástrico, o que prolonga a saciedade. Viu como um limãozinho faz diferença?

Azeite

azeite para montar uma salada perfeita

Esse óleo, que é sinônimo de longevidade, também dá as caras aqui. É Campeão em ácidos graxos monoinsaturados, ele cumpre o papel de fornecedor de gordura na salada. O bom é que, nesse tipo de receita, o tesouro do Mediterrâneo conserva toda a sua riqueza porque não é aquecido.

É que, quando vai para a panela, alguns de seus compostos fenólicos as substâncias de ação antioxidante-podem ser perder.

Mas não abuse. O mais indicado é regar o prato com um discreto fio. O azeite é gorduroso, ou seja, carrega boas doses de calorias.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021