Combine os alimentos e melhore seus benefícios

Apenas encher o prato de comidas saudáveis não é o suficiente para garantir uma nutrição adequada. Fazendo as combinações certas entre alguns alimentos, o poder deles de beneficiar a saúde só tende a aumentar.

Cada vez que você faz uma refeição, coloca à disposição do seu organismo uma gama enorme de nutrientes. Pelo caminho, alguns terão mais facilidade para entrar nas células, enquanto outros encontraram barreiras para cumprir sua função.

Tudo vai depender da forma como vão interagir entre si. E para melhorar essa relação e potencializar o efeito benéfico dos alimentos, saber combiná-los é essencial.

Melhores combinações de alimentos

Arroz + feijão para turbinar a nutrição

Não é à toa que essa é a combinação mais popular da cozinha brasileira. Sozinha, a dupla dá conta de suprir grande parte dos nutrientes de que precisamos, já que fornece aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o organismo não produz por conta própria.

Os dois alimentos se completam. O aminoácido que é limitaste em um, o outro possui. O arroz é pobre em lisina, presente no feijão. Este, por sua vez, não apresenta a metionina, abundante no arroz.

Feijão + suco de laranja para acabar com a anemia

Feijão + suco de laranja para acabar com a anemia

Além de ajudar na digestão das carnes gordas, a laranja ainda ajuda a fixar no organismo todo o ferro consumido em uma bela feijoada. Não só a laranja, mas qualquer alimento rico em vitamina C pode dar uma força a esse nutriente.

Na verdade é o ferro do tipo não heme, aquele presente em vegetais e leguminosas, que mais precisa desse recurso para ser melhor absorvido. O que não acontece com o ferro heme que está na carne vermelha.

Churrasco + brócolis contra o câncer

Até a carne vermelha mais magrinha pode se tornar uma ameaça quando vai na churrasqueira. Devido às altas temperaturas e ao contato com a fumaça, há um grande acúmulo de compostos conhecidos como nitrosaminas, altamente cancerígenas.

Para amenizar o problema, coma brócolis, pois possui agentes antioxidantes que ajudam o fígado a eliminar as nitrosaminas.

Pão francês + azeite contra a compulsão alimentar

Pão francês + azeite contra a compulsão alimentar

Comer para parar de comer pode parecer um conselho estranho, mas funciona.

Uma combinação clássica para diminuir a compulsão alimentar é acrescentar à refeição algum tipo de fibra, hortaliça ou gordura boa, sempre que não houver como opção carboidratos de baixo como frutas ou a versão integral de pães.

Um pedaço de pão francês com um fio de azeite extravirgem antes do almoço pode diminuir o índice glicêmico da refeição, o que só favorece a saúde.

Índice glicêmico – É a velocidade com que o carboidrato é digerido pelo organismo. Quando isso acontece muito rápido (quando o índice é alto), o nível de glicose também sobe rapidamente, favorecendo o acúmulo de gordura, ainda mais no abdômen.

Leite + banana contra a osteoporose

Não só com cálcio se fortalece os ossos. Nessa tarefa, o magnésio exerce tarefa importante. É o magnésio que fixa o cálcio nos ossos. Já foi detectado que a deficiência desse mineral é mais comum na mulher com osteoporose do que a deficiência de cálcio.

Na proporção ideal, os dois nutrientes podem ser encontrados, por exemplo, em vegetais verde-escuros. Mas Quando se trata de leite é preciso reforçar a dose de magnésio com alimentos como banana.

Molho de tomate + azeite contra doenças cardiovasculares

Pode comer aquela macarronada com menos culpa, já que o consumo de tomate está comprovadamente associado à redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Tudo por conta da boa ação do licopeno, substância responsável por sua cor avermelhada. Molho de tomate e tomates cozidos são mais protetores, pois o calor libera o licopeno e outros nutrientes. Melhor ainda quando o molho é feito com azeite.

Por ser solúvel em gorduras, o licopeno é melhor absorvido pelo organismo. O azeite também formam parceria de sucesso com alimentos ricos em vitamina K, como folhas verdes, repolho, nabo e gema de ovo.

Gorduras mono e poliinsaturadas permitem que uma quantidade maior dessa vitamina, essencial para a coagulação do sangue, seja incorporada ao organismo.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021