Chá para Diabetes 2021: Lista com os 23 Melhores Chás para Diabetes e Colesterol

Embora existam medicamentos que ajudam a controlar o seu diabetes, existem verdadeiros remédios naturais como o Chá para Diabetes que também podem controlar os níveis de açúcar no sangue e outros males que cercam quem sofre com a doença.

É o caso do chá para diabetes, essa bebida incrível e segundo registros históricos surgiu na China há cinco mil anos atrás de forma bem inusitada.

O Imperador Shen Nung costumava ferver a água antes de bebe-lá, um belo dia folhas de uma árvore próxima da figura caíram na panela, o Imperador decidiu então experimentar o resultado dessa infusão acidental dando origem ao chá.

O que Shen Nung não poderia prever é que sua descoberta ganharia o mundo seja pelo sabor ou por seus inúmeros benefícios, sendo a segunda bebida mais consumida no planeta.

Leia TambémDieta da USP Original, Como Funciona, Cardápio Completo, Vantagens e Desvantagens do Regime da USP

Os 10 melhores Chás para Diabetes, Colesterol e para Baixar a Glicose no Sangue

Qual o melhor chá para diabetes?

Existem diversos chás que combatem a diabetes, este são alguns:

  • Chá verde
  • Chá de canela
  • Chá de camomila
  • Chá de carqueja
  • Chá de Pitanga
  • Chá de hibisco
  • Chá branco
  • Chá preto
  • Chá de hortelã
  • Chá de capim cidreira
  • Chá de alecrim
  • Chá de amora branca
  • Chá de anis estrelado
  • Chá de graviola
  • Chá de jambo
  • Chá de louro
  • Chá de oliveira
  • Chá de pata de vaca
  • Chá de Açafrão da terra
  • Chá de Guaçatonga
  • Chá de ginseng
  • Chá de aloe vera
  • Chá de sálvia
Os 10 melhores chás para diabéticos

1. Chá verde

O primeiro em nossa lista de chá para diabetes é preparado a partir da planta camellia sinensis, o chá verde ganhou muita popularidade no Brasil por ser um chás para diabetes.

Seu consumo é associado a melhora da circulação sanguínea, ajudando a controlar a pressão arterial criando um verdadeiro escudo contra infartos e derrames.

Estudos recentes apontam o chá verde é um poderoso aliado para combater os picos de glicose no sangue, graças à sua alta quantidade de polifenóis, que são compostos antioxidantes que podem favorecer a ação da insulina nas células.

Evite tomar o chá verde muito muito próximo do horário de suas refeições, pois ele pode atrapalhar a absorção do ferro pelo organismo, evite também que tomar o chá verde no período da noite, já que ele é rico em cafeína e pode prejudicar o sono de pessoas mais sensíveis à estas substâncias.

Há quem diga que o melhor é consumir o chá verde logo depois do preparo ainda quente, mas se preferir gelado existem evidências de que e ele não perde suas propriedades antioxidante, sendo assim você ainda terá todos os benefícios do chá verde.

Receita de Chá verde de hortelã

O chá verde é cheio de sabor fresco e leva apenas alguns minutos para fazer. Decore os copos com fatias de laranja e folhas de hortelã.

Ingredientes

  • 6 chá
  • ½ xícara de folhas de hortelã fresca
  • 3 laranjas
  • 3 limões
  • 3 limas
  • 6 xícaras de água fervente
  • ¼ de xícara de açúcar granulado
  • 1 punhado de cubos de gelo

Modo de preparo

Em um copo medidor grande ou bule, coloque saquinhos de chá, folhas de hortelã e fatias de laranja, limão e limão; cubra com água fervente e deixe em infusão por 10 minutos.

Coe no jarro grande; adicione o açúcar e mexa até dissolver. Sirva sobre gelo.

Tabela nutricional do chá verde

Tabela NutricionalQuantidade% VD (*)
Calorias (valor energético)2,00 kcal0,001
Carboidratos líquidos0,40 g
Carboidratos0,40 g0,0013
Proteínas0,00 g0
Gorduras totais0,00 g0
Gorduras saturadas0,00 g0
Fibra alimentar0,00 g0
Sódio2,00 mg0,0008

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Chá de canela

2. Chá de canela

Outro excelente chá para diabetes é o chá de canela de preferência em sua versão em pau.

Além de controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade a insulina, a canela possui forte ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção do envelhecimento precoce e o tratamento de doenças degenerativas como alzheimer e tumores.

Receita de chá de canela

ingredientes

  • 1 pau de Canela
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 xícara de água (240 mililitros)
  • 1 rodela de gengibre (opcional)

Modo de preparo

Esquente a água sem deixar ferver. Adicione o mel, a canela e, se quiser, a rodela de gengibre também, cubra e deixe descansar por 10 minutos.

Após o tempo de repouso retire a canela e o gengibre e seu chá de canela para emagrecer está pronto! Aconselhamos a tomar este chá de manhã, em jejum, de forma a usufruir de todos os benefícios.

Tabela nutricional da canela em pó

Tabela Nutricionalquantidade% VD (*)
Calorias (valor energético)6,79 kcal0,34%
Carboidratos líquidos0,66 g
Carboidratos2,08 g0,69%
Proteínas0,10 g0,03%
Gorduras totais0,08 g0,15%
Gorduras saturadas0,02 g0,08%
Fibra alimentar1,41 g5,65%
Sódio0,68 mg0,03%

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

3. Chá de camomila

Também fazendo parte de nossa liste de chá para diabetes o chá de camomila tem diversas pesquisas já relacionaram a falta de sono com o ganho de peso e diabetes tipo 2.

Novo estudo explica por que isso acontece, de acordo com os cientistas da Universidade de Chicago, que dorme menos de 5 horas por noite pode sofrer uma elevação do nível dos ácidos graxos, que reduzem a ação da insulina no organismo.

A curto prazo quem sofre de insônia pode apresentar um quadro de pré-diabetes temporária e a longo prazo pode desenvolver diabetes.

Essa privação do Sono promove o aumento de estresse e isso leva à resistência à ação da insulina e aumento da glicose é exatamente nesse momento que o chá de camomila pode ajudar.

O chá de camomila é muito usado como um chá calmante que pode ajudar a relaxar, e a dormir devido a ausência de cafeína.

Além disso trata-se de um chá capaz de ajudar na digestão, prevenir náuseas, proteger a pele, reduzir o stress, aliviar cólicas, prevenir cãibras e tratar problemas como diarreia e inchaço.

Leia Também 5 Remédios Caseiros para Diarreia

Receita de chá de camomila

Este chá de camomila caseiro tem notas de doçura e maçã, que só podem ser encontradas em uma xícara feita com flores frescas.

Ingredientes

  • 3 a 4 colheres de sopa de flores de camomila fresca
  • 1 raminho pequeno e fresco de hortelã
  • 230ml de água fervente

Modo de preparo

Primeiro, você deve escolher uma panela para preparar seu chá. Um bule de infusor, é ideal.

Depois de selecionar um pote, você precisará colher suas ervas. Para as flores de camomila, é ideal usá-las no mesmo dia em que são colhidas, pois as pétalas delicadas têm uma vida útil curta.

Encha sua chaleira com 20ml de água e comece a aquecer. Coloque 3-4 colheres de sopa (4 colheres de sopa para um chá mais forte) de camomila e o seu ramo de hortelã no bule de chá ou no saquinho de chá improvisado de sua escolha.

Despeje 230ml de água fervente sobre as flores de camomila e hortelã. Para servir, despeje em uma xícara de chá, usando um filtro de malha fina.

Tabela nutricional do chá de camomila

Tabela Nutricionalquantidade% VD (*)
Calorias (valor energético)0,00 kcal0,00%
Carboidratos líquidos0,40 g
Carboidratos0,40 g0,13%
Proteínas0,00 g0,00%
Gorduras totais0,00 g0,00%
Gorduras saturadas0,00 g0,00%
Fibra alimentar0,00 g0,00%
Sódio2,00 mg0,08%

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

4. Chá de carqueja

Em quarto lugar em nossa lista de chá para diabetes está a carqueja, ela possui uma série de propriedades digestivas por isso esta em nossa lista de chás para diabetes, entre as principais que podemos destacar são as relacionadas aos flavonóides e saponina, que ajudam na diminuição dos níveis de colesterol no organismo.

Sua ação se concentra na proteção do estômago, prevenindo úlceras ou no alívio da dor de quem já sofre com o problema, já que possui um efeito analgésico.

O chá de carqueja é boa para os diabéticos porque ajuda a diminuir a absorção dos carboidratos ingeridos durante alimentação, já que são estes carboidratos os principais responsáveis pela elevação da glicose no sangue.

Receita de chá de Carqueja

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas picadas de carqueja;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos. Tapar, deixar amornar, coar e beber de seguida. Para ter todos os benefícios do chá de carqueja deve-se tomar até 3 xícaras deste chá por dia.

5. Chá de Pitanga

Pesquisas mostram que a pitante tem melatonina, um hormônio produzido naturalmente pelo corpo para regular o sono.

A presença de níveis adequados de melatonina permite que tenhamos uma noite de sono tranquila e revigorante, porém pessoa que sofrem de insônia e outros distúrbios do Sono podem não produzir melatonina o suficiente, sendo essencial ingerir alimentos ricos nessa substância.

Assim em alguns casos um dos benefícios do chá de Pitanga e o de ajudar pessoas que estão com problemas para dormir, além de ser um bom chá para diabetes, estudos mostram que as antocianinas presentes no chá de pitanga, pode aumentar os níveis de insulina no organismo.

Receita de chá de pitanga

Ingredientes

 1 litro de água;
 2 colheres de chá de folhas frescas e picadas de pitanga;
 3 unidades de pitanga.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e desligue assim que entrar em ebulição.
Adicione as folhas e as frutas lavadas, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.

Depois coe o chá e está pronto para beber. Uma pessoa adulta, que não esteja se medicando e não tenha doença crônica, pode beber 3 xícaras ao dia, de preferência entre as refeições.

Tabela nutricional da pitanga

Tabela Nutricionalquantidade% VD (*)
Calorias (valor energético)4,10 kcal0,21%
Carboidratos líquidos0,70 g
Carboidratos1,02 g0,34%
Proteínas0,09 g0,03%
Gorduras totais0,02 g0,04%
Gorduras saturadas0,00 g0,00%
Fibra alimentar0,32 g1,28%
Sódio0,20 mg0,01%

(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Chá de hibisco

6. Chá de hibisco

O chá de hibisco é normalmente associado a pessoas que fazem dieta, e essa fama não é à toa, diversas pesquisas afirmam que este já é capaz de reduzir o acúmulo de gordura no corpo,.

Por esse é o único fator já seria um tremendo aliado da saúde, já que a obesidade é uma condição diretamente associada a doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Caso você sofra deste mail, inclua este chá para diabetes em sua rotina alimentar.

O Hibisco também é capaz de inibir a produção de amilase pelo organismo, a amilase é uma enzima que transforma o amido em açúcar.

O consumo do chá de hibisco também ajuda na diminuição dos níveis de colesterol e o chá de hibisco não deve ser consumido por gestantes e nem durante o período de amamentação.

São atribuídos ao seu consumo possíveis alterações no equilíbrio hormonal da futura mamãe e também alterações na musculatura do útero, que em casos extremos pode ocasionar até mesmo um aborto espontâneo.

O chá de hibisco pode também interferir na eficácia de outros medicamentos principalmente os anti-hipertensivos utilizados por quem sofre de pressão alta.

É fundamental uma consulta com seu médico antes de consumir o chá de hibisco.

Receita de chá de hibisco

Ingredientes

  • Folhas de hibisco
  • Água

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Após a água ferver desligue o fogo e coloque as folhas de hibisco. Tampe por 5 ou 10 minutos. Beba o chá de hibisco frio

7. Chá branco

O chá branco é um poderoso aliado contra osteoporose, pois ajuda a aumentar a força e densidade dos Ossos.

Ajuda também no rejuvenescimento, pois contém diversas substâncias antioxidantes como flavonóides, polifenóis e catequinas que ajudam a neutralizar os efeitos dos radicais livres evitando o envelhecimento precoce das células.

Estudos recentes também atribuem ao chá branco além de ser um ótimo chá para diabetes possui propriedades capazes de proteger o corpo contra Alzheimer e Parkinson, os polifenóis presentes no chá branco, auxiliam quem sofre de diabetes tipo 2 pois ajuda não o organismo a receber e aproveitar melhor a insulina produzida pelo pâncreas.

Receita de chá branco

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de chá branco por xícara
  • ou 3 colheres (chá) de chá branco para um bule de 300ml
  • Ou siga as instruções recomendadas se estiver usando saquinhos de chá

Forma de preparo

Ferva a água, despeje a água em uma xícara limpa ou em um bule. Adicione 2 colheres de chá verde por xícara e coloque a água fervente.

Para um sabor mais forte, deixe em infusão por mais alguns minutos. Repita as folhas uma ou duas vezes para extrair todos os nutrientes.

Chá preto

8. Chá preto 

Algumas pesquisas ainda em período de análise sinalizam os benefícios do chá preto em ajudar a reduzir a sobrevivência de células cancerígenas.

O chá preto contém cafeína e um aminoácido chamado L-teanina, que aumenta a atividade Alfa do cérebro, resultando em um maior relaxamento e melhor foco, pode ser por isso e muitas pessoas relatam energia mais estável depois de consumir o chá preto em comparação com outras bebidas com cafeína como café por exemplo.

Isso faz este chá para diabetes uma ótima bebida que você deseja melhorar a energia e concentração sem muita cafeína.

De toda forma evite consumir o próximo do seu horário de dormir, o chá preto é bom para diabéticos porque ajuda a diminuir a velocidade de absorção da glicose na corrente sanguínea.

Receita de chá preto

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente
  • 1 saqueta de chá preto ou 1 colher de chá de chá preto

Modo de preparo

Adicionar a saqueta ou as folhas de chá preto na xícara de água fervente, tapar e deixar repousar por, pelo menos 5 minutos. Coar e tomar ainda morno, adoçado ou não.

Quem sofre de insônia pode consumir o chá preto, desde que este fique em infusão durante cerca de 10 minutos, o que torna seu sabor ainda mais intenso, mas que não atrapalha o sono.

O chá preto preparado durante menos de 5 minutos, tem efeito contrário e mantém o cérebro mais ativo e por isso quando preparado dessa forma não deve ser consumido após as 19 horas.

Para deixar o sabor do chá preto mais suave pode-se adicionar um pouco de leite morno ou meio limão espremido.

9. Chá de hortelã

O sabor da hortelã é bem conhecido do nosso paladar, você já deve ter experimentado em chicletes, balas e pirulitos, pasta de dente, enxaguante bucal e até mesmo em alguns drinks como o morrido por exemplo.

O que muita gente não sabe são os benefícios que essa planta pode oferecer, são eles:

  • alivia náuseas 
  • alivia dor de cabeça 
  • alivia sintomas de gripes e resfriados 
  • ajuda na redução do colesterol alto

O chá de hortelã tem muitos benefícios, é rica em vitamina A, essa vitamina é excelente para a visão dos diabéticos pois protege a córnea a baixa ingestão desse nutriente pode fazer com que a córnea tem a cada vez mais dificuldade em processar a luz que entra nos olhos, principalmente ao final do dia quando ocorre a cegueira noturna nos diabéticos.

Receita de chá de hortelã

Ingredientes:

  • 6 folhas de hortelã;
  • 1 pau de canela;
  • 1 cm de raiz de gengibre;
  • 180 ml de água.

Modo de preparo:

Juntar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Depois repousar até amornar e depois coar e tomar sem adoçar, ao longo do dia. 

10. Chá de capim cidreira

O chá de capim cidreira ou erva cidreira possui inúmeros benefícios e os principais são:

  • Alivia as dores de cabeça
  • Suaviza cólicas menstruais
  • Prevenir distúrbios digestivos 
  • É um ótimo chá para diabetes

Muitas pessoas com diabetes apresentam dificuldades na cicatrização, isso ocorrem por causa de complicações cardiovasculares e impede o bom fluxo sanguíneo devido ao excesso de glicose.

A boa notícia é que o chá de capim cidreira possui muitas substâncias antioxidantes e em conjunto são capazes de agir contra micróbios e bactérias, reduzindo as chances de proliferação de doenças e também ajudam a acelerar o processo de cicatrização, entrando assim para nossa lista dos Chá para Diabetes.

Aviso importante 

Quem sofre com diabetes não deve adotar o chás como um remédio milagroso mas sim como um auxílio extra no controle da glicemia não substituindo jamais a medicação prescrita pelo seu médico.

11. Chá de alecrim 

O chá de alecrim possui propriedades capazes de aumentar a insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue, o que é muito bom para quem sofre de diabetes, sendo assim um ótimo chá para diabetes.

Além disso o alecrim é um excelente chá para ser tomado logo após as refeições, pois ele ajuda no processo de digestão combatendo a azia e o excesso de gases.

O chá de alecrim também é utilizado como auxílio no tratamento de doenças no fígado depressão, cansaço físico e mental, asma, tosse e também a insônia.

Mas atenção, este chá não pode ser consumido por menores de 12 anos, gestantes ou durante a fase de amamentação.

12. Chá de amora branca 

O chá de amora branca contém minerais e nutrientes essenciais que o corpo precisa para manter os ossos saudáveis.

O cálcio e o magnésio entre outros são encontrados em boa boas quantidades neste chá, fazendo dele um poderoso aliado contra a osteoporose.

O chá da folha da amora branca é utilizado pelos diabéticos para diminuir a absorção do açúcar pelo organismo, evitando assim os picos glicêmicos.

13. Chá de anis estrelado

O anis estrelado ja ven sendo usado na medicina tradicional chinesa há centenas de anos, mas só agora a ciência moderna passou de fato a comprovar se os benefícios.

O chá de anis estrelado é repleto de antioxidantes que auxiliam o nosso corpo contra o envelhecimento precoce, e também fortalecem o sistema imunológico.

O anis-estrelado também tem sido usado para aumentar a libido em mulheres. O chá de anis-estrelado é muito recomendado para pessoas resfriadas ou com gripe por conta de suas propriedades antibacterianas que limpam as vias respiratórias e alivia os demais sintomas.

Muitos remédios xaropes são feitos a partir desta planta como o tamiflu por exemplo, por ser rico em fibras o chá de anis-estrelado ajuda na diminuição da velocidade de absorção do açúcar na corrente sanguínea.

Devido ao seu efeito estrogênico o anis-estrelado não é recomendado para pessoas com câncer de ovário, câncer de mama, câncer de fígado, câncer de útero e endometriose.

O chá de anis estrelado deve ser evitado por menores de 10 anos de idade gestantes e durante todo o período de amamentação.

14. Chá de graviola 

Graviola ou também conhecida como jaca do Pará é uma fruta rica em vitaminas e fibras e são justamente essas fibras que impedem que o açúcar aumente rapidamente no sangue.

Também ajuda a prevenir a osteoporose e anemia já que aqui em cálcio e ferro, o chá da graviola também é bom para o tratamento de doenças do estômago como a gastrite e úlcera, pois possui propriedades anti-inflamatórias, diminuindo a dor.

15. Chá de jambo

O jambo é da mesma família das Pitangas, é rico em vitamina B1 e B2, fósforo, calcio, vitamina C, antioxidante e pectina.

Essa substância pectina formam uma espécie de gel que forra toda a parede do estômago e ajuda a liberar mais lentamente a glicose no sangue.

16. Chá de louro

O chá de louro é utilizado para diversos fins medicinais e os principais deles são:

  • previne gripes e resfriados 
  • alivia dores musculares e cólicas
  • aumenta a produção de células sanguíneas

O louro é rico em vitamina A, vitamina C e riboflavina, além dos minerais zinco, potássio e selênio.

A vitamina A presente na folha do louro é excelente para a visão evitando assim problemas degenerativos oculares, quem possui diabetes descontrolada possuem maiores chances de desenvolver problemas nos olhos e o chá de louro é mais um poderoso aliado nesse aspecto sendo um ótimo Chá para Diabetes.

Mais atenção, não exagere no seu consumo, quatro folhas de louro em meio litro de água é o consumo máximo recomendado por dia, diminuindo assim os riscos de superdosagem e  intoxicação.

17. Chá de oliveira

O chá de oliveira auxiliar em diversas desordens estomacais, como azia ,gastrite, indigestão e prisão de ventre, também ajuda a acalmar a tosse seca e dores de garganta.

Este chá possui diversas propriedades antioxidantes que juntas ajudam a combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce das células.

Embora seja raro em algumas pessoas o chá de oliveira pode causar queda da pressão e diarreia por isso é fundamental uma consulta com seu médico antes de consumir esse chá.

18. Chá de pata de vaca 

Pata de vaca é apenas o nome da planta que tem nas suas folhas o formato da pata do animal e seu nome pode variar de acordo com cada região do Brasil, mão de vaca, unha de vaca, pata de boi e suas variações trata-se da mesma planta.

O chá de pata é um ótimo chá para diabetes e vem ganhando cada vez mais adeptos por conta dos seus benefícios já comprovados no tratamento da diabetes, já que atua na diminuição do açúcar na corrente sanguínea.

Além disso o chá de pata-de-vaca ajuda a controlar os níveis de colesterol e auxilia o organismo no combate os radicais livres prevenindo também o envelhecimento precoce.

19. Chá de Açafrão da terra

Tem propriedades antioxidantes, aumenta a imunidade, melhora a circulação e reduz o teor de açúcar no sangue.

Contraindicação – Grávidas, mulheres que estejam amamentando, pessoas com cálculo renal e doenças hepáticas, hipertensos e pacientes que tomam medicamentos anticoagulantes.

Receita de Chá de Açafrão com limão

ingredientes

  • 500ml de água filtrada
  • 2 colheres (chá) de açafrão em pó
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

modo de preparo

Aqueça bem a água e misture o pó de açafrão; adicione o suco de limão e a pitada de pimenta-do-reino. Mexa bem e tome uma ou duas colheres por dia. A pimenta-do-reino favorece a absorção do açafrão pelo organismo.

Receita de Chá de Açafrão com limão

ingredientes

  • 500ml de água filtrada
  • 2 colheres (chá) de açafrão em pó
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

modo de preparo

Aqueça bem a água e misture o pó de açafrão; adicione o suco de limão e a pitada de pimenta-do-reino. Mexa bem e tome uma ou duas colheres por dia. A pimenta-do-reino favorece a absorção do açafrão pelo organismo.

Receita de Chá de Raiz do açafrão

ingredientes

  • 500ml de água
  • 5g de raiz de açafrão fresca ralada

modo de preparo

Coloque a água com o açafrão em uma chaleira e leve ao fogo médio até esquentar, sem deixar ferver. Deixe amornar por 5 minutos. Tome o chá pela manhã, em jejum, ou depois das refeições.

20. Chá de Guaçatonga

Ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue. Também possui ações cicatrizante, antisséptica e imunoestimulante.

Contraindicação Crianças, grávidas e mulheres em fase de amamentação.

21. Chá de ginseng

Conhecida por seus benefícios de aumento de imunidade e combate a doenças, esta erva chinesa tem muitos estudos que se mostraram positivos para diabetes. 

De acordo com os pesquisadores, o ginseng tende a retardar a absorção de carboidratos; aumenta a capacidade da célula de usar glicose; e aumentar a secreção de insulina do pâncreas.

22. Chá de aloe vera

De acordo com um estudo publicado na revista Clinical Pharmacy and Therapeutics , o aloe vera pode ajudar a melhorar os níveis de HbA1c em pessoas com diabetes tipo 2 e reduzir os níveis de glicose no plasma em jejum naqueles com pré-diabéticos.

23. Chá de sálvia

O Chá de sálvia demonstrou ter a capacidade de aumentar a atividade da insulina em diabéticos. 

Tudo o que você precisa fazer é simplesmente derramar um copo de água fervente sobre uma colher de sopa de folhas de sálvia e infundir até a concentração desejada antes de esticar as folhas. Beber chá de sálvia pela manhã pode ser mais eficaz.

O que é Diabetes Tipos 1 e 2?

As formas mais frequentes do diabetes são o tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1 é uma manifestação autoimune, em que as células do pâncreas produtoras de insulina param de funcionar.

No tipo 2, a produção de insulina é mantida, porém, não consegue agir no organismo. “O primeiro acomete indivíduos jovens, tem início súbito com glicemias bem elevadas (acima de 350 mg/dl) e necessidade de uso de insulina para seu controle.

Já diabetes tipo 2 é o mais comum, acomete pessoas acima de 40 anos, tem relação com obesidade e pode ser tratada com medicações e reeducação alimentar na maioria dos casos.

Quais os Principais sintomas do diabetes?

  • Sede em excesso
  • Aumento da frequência urinária
  • Alterações visuais (visão embaçada)
  • Fraqueza
  • Perda de peso
  • Infecções fúngicas na pele e nas unhas
  • Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar
  • Distúrbios cardíacos e renais
Chás e ervas que aliviam o diabetes

Quais as Formas de tratamentos do diabetes?

São fundamentais para o tratamento do diabetes uma alimentação adequada e a prática de atividade física. Além disso, medicações são necessárias e devem ser prescritas por um médico especialista.

No tipo 1, sempre é necessário o uso de insulina para suprir o organismo. No tipo 2, a maioria dos casos é controlada com medicações via oral, porém, a insulina também pode ser utilizada.

Os pacientes com diabetes podem consumir diversos alimentos, porém com uma orientação nutricional. Os alimentos ricos em açúcar devem ser evitados.

Quais os Alimentos que diabéticos não podem consumir?

  • Açúcar
  • Mel
  • Geleia
  • Compota
  • Marmelada
  • Produtos de confeitaria e pastelaria
  • Chocolates
  • Balas
  • Sorvetes
  • Fruta em calda, secas e fruta muito doce como banana, figo, uva e dióspiro
  • Refrigerantes
  • Bebidas açucaradas

Quais os Alimentos que diabéticos podem consumir?

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

6 respostas

  1. Gostei muito do conteúdo! Excelente para pessoas com diabetes! Vou aproveitar e fazer vários chás diferentes.

  2. Muito bom. Gratidão. Porém, na receita de chá verde (para diabéticos) vocês colocam ¼ de xícara de açúcar granulado (!!!!!). Isso compromete a confiança no site. Vocês não podem cometer um descuido desse!!!

  3. Tem uma receita aí que colocam Mel ! Que eu saiba quem tem Diabetes não pode ingerir Mel ! Sinceramente não tem como confiar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021