O benefícios do chá de erva doce foram usados como uma erva medicinal e culinária desde os tempos dos gregos antigos.
Para aqueles que têm problemas com má digestão, gás e inchaço, uma simples xícara de chá de erva-doce após uma refeição pesada pode ser o remédio mais simples e eficaz.
Os benefícios do chá de erva doce para a saúde inclui a sua capacidade de baixar a pressão arterial, desintoxicar o corpo e ajudar com a perda de peso entre outros.
Por que devo tomar o chá de erva doce?
- Reduz os gases
- Diminui problemas estomacais
- Diminui cólicas
- Reduz o inchaço
- Dor de barriga
- Dor de cabeça
- Má digestão
- Inchaço abdominal
- Espasmos musculares
- Cólicas menstruais
Os 10 benefícios do chá de erva doce para a saúde
1. Trata problemas respiratórios
Por causa dos benefícios do chá de erva doce, esta erva utilizado como um remédio caseiro para tratar problemas como bronquite e tosse crônica. O chá de erva doce também pode ajudar a soltar catarro do sistema respiratório.
2. Cuida da saúde do coração
O chá de erva doce também pode contribuir com o fortalecimento do coração, isso devido ao fato do chá de erva doce ser fonte de antioxidantes e vitaminas.
3. Faz seu intestino funcionar melhor
Como é rico em fibras o chá de erva doce também ajuda no trânsito intestinal fazendo com que o intestino funcione de maneira regular e o mais constante.
4. Controla o colesterol
As fibras presentes no chá de erva doce diminui a reabsorção do colesterol evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.
5. Alivia as dores musculares
Por ter um efeito de relaxante muscular o chá de erva doce pode ser usado como forma de combater dores musculares, dores nas costas ou causadas por esforços físicos elevado.
6. Diminui a anemia
A alta concentração de Ferro em histamina presente no chá de erva doce faz com que ele seja um bom remédio natural para anemia.
7. Trata das inflamações do corpo
O chá de erva doce apresenta propriedades anti-inflamatórias fortes. Se você tiver alguma inflamação interna ou externa o chá de erva doce cura ambas as condições.
8. Ajuda a emagrecer
O uso do chá de erva doce também pode ajudar no emagrecimento, já que ele pode ser responsável por garantir uma diminuição do apetite.
9. Diminui a ansiedade
Por ter um efeito calmante o chá de erva doce diminui a sensação de ansiedade, inclusive durante as crises mais severas.
10. Ameniza as dores menstruais
As mulheres têm problemas com a dor extrema durante o período de menstruação, a existência de uma maior quantidade de potássio no chá de erva doce pode melhorar as cãibras musculares.
Para que serve o chá de erva doce
Ele é conhecido por acalmar os ânimos quando o estresse bate a nossa porta, mas será mesmo que isso é o único benefício do chá de erva doce para saúde? De jeito nenhum!
Também chamado de anis, funcho e finoquio a erva doce, planta herbácea utilizado no preparo da bebida é bastante usada não só na culinária como também na perfumaria e até na aromatização de bebidas graças ao seu cheiro e sabor característicos.
Isso explica porque é tão comum encontrar esse poderoso ingrediente na composição de cosméticos e produtos de beleza para cuidar da pele e cabelos.
Mas cá entre nós é mesmo aquela ajudinha no funcionamento do organismo que faz com que o benefícios do chá de erva doce tem todo esse sucesso.
Rico em nutrientes como fibras vitaminas A, B e C além de minerais como zinco, cálcio e cobre, ele pode ser usado para relaxar o corpo e a mente, combater gases intestinais e a prisão de ventre, acabar com a retenção líquida, aliviar cólica, diminuir inchaços na barriga, tratar problemas no estômago, combater a tosse e outros sintomas da gripe, prevenir o mau hálito, além de estimular o apetite.
O seu preparo é muito fácil, o chá de erva doce pode ser feito com as folhas ou sementes da planta.
Receita de chá de erva doce
ingredientes
- 1 litro de água
- 8 colheres de sopa de folhas de erva doce
modo de preparo
Ferva 1 litro de água, adicione 8 colheres de sopa das suas folhas e deixá-las ferver por 30 segundos em uma panela com tampa. Desligue o fogo e deixe a bebida descansar por 5 minutos antes de beber.
Para quem optar utilizar a semente pode acrescentar três colheres de sopa a 1 litro de água fervida, esperar o chá descansar por 5 minutos, coar e beber em seguida.
Como deve ser consumido o chá de erva doce
A recomendação e para de se tomar apenas 3 xícaras de chá de erva-doce por dia, sempre após as refeições para evitar efeitos colaterais causados pelo consumo exagerado da bebida como:
- Reações alérgicas
- Náuseas
- Vômitos
Qualquer pessoa pode beber o chá de erva doce
Muita atenção, gestantes, pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais e corticoides, que tomam suplementação de ferro ou que sofreram com diverticulite, refluxo, úlcera duodenal e colite ulcerosa, não podem consumir o chá de erva doce.
Sabendo disso, você pode aproveitar todas as propriedades benéficas que a bebida pode oferecer sem arriscar a sua saúde.