O alho surgiu há mais de 6 mil anos no continente asiático. É uma das plantas aromáticas mais conhecidas de toda a humanidade. Desde os tempos das antigas civilizações do Egito e da índia, o alho já vem sendo incorporado aos hábitos alimentares dos povos de todo o mundo.
No antigo reino egípcio, o alho funcionava também como moeda de troca: com 7 quilos de alho se comprava um escravo. Além disso, os povos da Sibéria costumavam usar alho para pagar seus impostos.
O mais importante de tudo é que o alho, juntamente com a cebola, era o ingrediente essencial na alimentação de escravos e operários das grandes obras da Antiguidade, para que eles não adoecessem. Segundo vários registros históricos, o alho foi utilizado também nas múmias do Egito antigo. No túmulo de um grande faraó foram encontrados restos de dentes de alho.
Além disso, é bastante comum encontrar restos de dentes de alho em cemitérios de antigas civilizações Do continente asiático, o alho se espalhou para a Europa através das antigas rotas comerciais e marítimas. Mas esse sucesso do alho era obtido somente junto às chamadas camadas populares da população destes lugares.
Benefícios do Alho para a saúde
As pesquisas modernas confirmam que, além da superstição, nossos ancestrais acreditavam nos benefícios saudáveis do alho.
Em 1858, Louis Pasteur documentou que o alho elimina bactérias, que o suco do alho cru pode ser tão efetivo quanto a penicilina, descoberta 70 anos depois.
Durante a Il Grande Guerra (1939-1945), quando a penicilina e a sulfa eram drogas escassas os exércitos da Rússia e Grã Bretanha usavam soluções à base de alho, diluídas, como anti-séptico ou para tratar ferimentos abertos e prevenir a gangrena.
Embora não fosse sabido naqueles tempos, a ciência de hoje confirma que os poderes curativos do alho vêm dos compostos voláteis de sulfa encontrados no vegetal, incluindo allicin (o responsável pelo odor forte do alho), allium, cycroallin e diallyldisulphide.
O allicin do alho cru é capaz de eliminar 23 tipos de bactérias, incluindo a salmonella e a staphylococcus. Outro composto do alimento, diallyldisulphide-oxide, foi provado ser eficaz contra o mau colesterol, prevenindo que as artérias venham a se entupir.
As vitaminas encontradas no alho, tais como A, B e C estimulam o corpo a limpar as toxinas, e até mesmo ajudam a prevenir certos tipos de câncer, como o de estômago.
Além disso, os compostos de sulfa do alho podem regular o metabolismo, estimular as funções do fígado e desintoxicar-lo. Também podem estimular a circulação do sangue e o sistema nervoso.
Os especialistas variam de opinião quanto à quantidade de alho que seria recomendada para uma boa dieta, quase todos concordam que o alho fresco é melhor do que os suplementos.
Para anular os odores do alho no hálito, os herboristas recomendam mastigar ramos de salsa fresca.
O reconhecimento do alho como um superalimento saudável tem crescido sensivelmente nas últimas décadas, tanto que hoje são comuns os suplementos de alho e diminuiu o preconceito contra ele empregado na culinária.
Além veja outros benefícios do alho:
- O consumo de alho ajuda a diminuir a hipertensão e a reduzir o colesterol.
- A alicina é eficiente no combate e prevenção a determinados tipos de câncer.
- As propriedades antivirais e bactericidas do alho previnem e ajudam a combater as infecções.
- A alicina é imbatível quando se trata de curar a congestão nasal.
- O consumo de alho ajuda no equilíbrio das taxas de colesterol e de triglicerídeos.
- A alicina ajuda na redução da hipertensão e das taxas de glicose sanguínea.
- O consumo de alho efetivamente previne contra tumores malignos e relaxa os vasos sanguíneos, evitando a arteriosclerose.
- A alicina é eficaz na ação de descongestionamento nasal e ajuda a aliviar as vias respiratórias, auxiliando assim no tratamento de bronquites.
- Por fim, a alicina contém germânio, que facilita a absorção de oxigênio pelas células.
O poder da alicina
O poder da alicina está fartamente comprovado pelas pesquisas científicas que a identificaram como a principal responsável por todos os benefícios que o alho nos proporciona. A alicina é uma a substância de cor amarelada, que fica visível quando esmagamos o dente de alho. Ao ser ingerida, atua em nosso organismo de modo a impedir o desenvolvimento de bactérias, o que por si só já é muito positivo, pois impede o surgimento de doenças de origem bacteriológica.
A alicina é uma a substância de cor amarelada, que fica visível quando esmagamos o dente de alho.
Além disso, a alicina age destruindo fungos e estimulando o fluxo de enzimas que atuam no processo digestivo. Isto aumenta a eficiência com que nosso organismo consegue eliminar determinadas toxinas, que, se continuassem no corpo, poderiam causar efeitos maléficos.
Outras pesquisas mostram também que a alicina é um excelente agente antimicrobiano. Ela ajuda a combater os elementos causadores de infecções, além de ter uma função antiviral muito potente.
É esta capacidade da alicina de combater diversos tipos de vírus que faz do alho um grande aliado no combate e na prevenção de gripes e resfriados, pois estas são doenças causadas por vírus.
Combate herpes e fortalece as defesas do organismo
Recentemente vêm sendo feitas pesquisas para se saber qual o papel da alicina no combate a outros tipos de vírus, como por exemplo o vírus da herpes.
E os resultados têm sido promissores. Isto mostra que o consumo de alho é realmente benéfico à saúde, como a ciência já comprovou:a alicina presente no alho, ao ser consumida, age de forma a fortalecer nossas defesas, seja por meio de sua ação antibactericida ou antiviral, tornando assim nosso organismo mais resistente e mais imune às doenças.
O alho e os problemas de hipertensão
No caso específico da hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, uma das doenças mais preocupantes e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, foi feito um estudo mais detalhado sobre o uso do alho em seu combate e tratamento.
Verificou-se que a alicina de fato reduz os níveis de colesterol e ajuda a abaixar a pressão arterial. A pesquisa mostrou também que esta substância ajuda a reduzir as coagulações sanguíneas e com isso diminuir os riscos de infarto e derrame cerebral.
Dica de como tirar o cheiro de alho da mão
Que o sabor e o aroma do alho nas refeições são muito bons e agradáveis, ninguém duvida. Mas também é verdade que o odor de alho nas mãos ou no hálito é bastante desagradável. Por isto, preparamos estas dicas sobre como lidar com o odor do alho:
- Após comer uma refeição com tempero forte de alho, você pode tomar um suco de limão ou mascar cravos-da-índia para não ficar com hálito.
- Beba uma taça de vinho tinto antes da refeição temperada com alho.
- Para retirar o cheiro de alho das mãos após preparar a refeição, a melhor dica é esfregar bem as mãos com sal e limão e lavá-las em água fria.
Como Comprar e armazenar o alho
- Quando for comprar alho, dê preferência àqueles com cabeças arredondadas, cheias e sem manchas. Os dentes devem estar firmes e bem presos à cabeça.
- Cabeças de alhos com dentes soltos, moles e murchos devem ser evitadas.
- Evite deixar as réstias de alho expostas ao ar por muito tempo, pois elas secam rápido. O ideal é guardar sempre o alho em local fresco, seco e arejado.
- Alho armazenado em locais úmidos e quentes tende a mofar e ficar murcho mais rapidamente.
- O alho comprado em boas condições poderá ser guardado durante até um mês antes de ser consumido.
- Se o armazenamento for bem cuidadoso, ele poderá durar até dois meses.
- Para armazenar por mais tempo a sugestão é descascar o alho, amassar seus dentes e guardar em um pote de vidro bem limpo e seco na geladeira.
- Atenção: nunca consuma o alho guardado em óleo que fica fora da geladeira, à temperatura ambiente. Embora este seja um hábito comum, ele deve ser evitado, pois as pessoas costumam esquecer de guardar o pote contendo o óleo com alho na geladeira, deixando em vez disso o pote ficar no armário.
A dieta do alho
A dieta do alho foi concebida para que você possa não só aproveitar os enormes benefícios que o consumo de alho traz para a saúde, mas também para ajudar em seu esforço de emagrecer, ficar em forma e com boa saúde. A dieta é simples e fácil de ser seguida.
ingredientes
- 350 g de alho amassado
- 4 de litro de conhaque
procedimentos
- Coloque o alho no conhaque em um recipiente de vidro com tampa, agite um pouco e guarde na geladeira durante 10 dias.
- Passados estes 10 dias, retire o preparado do recipiente, mexa bastante para que a mistura fique bem homogênea e guarde novamente na geladeira por mais dois dias.
Passados esses 12 dias no total, você poderá começar então a fazer a dieta que consiste em tomar gotas do preparado nas suas refeições durante 12 dias, conforme a seguinte escala mostrada a seguir:
1º dia
- Café da manhã: 1 gotas
- Almoço: 2 gotas
- Jantar: 3 gotas
2º dia
- Café da manhä: 2 gotas
- Almoço: 3 gotas
- Jantar: 4 gotas
3º dia
- Café da manhä: 3 gotas
- Almoço: 4 gotas
- Jantar: 5 gotas
Continue esta sequência até o sexto dia, quando você deverá tomar as seguintes doses:
6º dia
- Café da manhä: 7 gotas
- Almoço: 7 gotas
- Jantar: 8 gotas
A partir do sétimo dia, comece a reduzir as doses em cada refeição de modo que, mantendo a sequência decrescente, no 120 dia, a dose que você deverá tomar seja igual à do primeiro dia.
Importante – Após a conclusão da dieta, caso você queira fazê-la novamente, deverá esperar pelo menos dois meses antes de reiniciar.
Remédios caseiros a base de alho
Mistura de alho e água para tratamento da pressão alta
Tempo de preparo: 10 minutos
ingredientes
- 1 dente de alho
- 2 copos de água de 200 ml
modo de preparo
Amasse o dente de alho e coloque-o no copo de água. Deixe a mistura descansar ao longo da noite.
modo de usar
Beba a mistura logo pela manhã, ainda em jejum
Chá de alho e canela para tratamento de pneumonia ingredientes
Tempo de preparo: 10 minutos
ingredientes
- 3 dentes de alho
- 25 g de canela
- 250 ml de água filtrada ou água mineral
modo de preparo
Descasque o alho e coloque a água no fogo. Depois que começar a fervura, coloque os ingredientes, apague o fogo e tampe. Aguarde alguns minutos até mornar, mas não deixe esfriar muito. Passe em seguida por um coador.
modo de usar
Beba o chá assim que ficar pronto e enquanto ainda estiver quente. Não coloque açúcar nem adoçante.
Quais os tipos de alhos que existem?
- Alho da campina / Alho do mato / Alho do campo o mesmo que alho do mato
- Alho das vinhas
- Alho de espanha / Alho espanhol / Alho grosso de espanha / Alho mourisco / Alho rocambole
- Alho mágico / Alho negro
- Alho ordinário
- Alho porrô / Alho porró / Alho poró / Alho porro / Alho macho
- Alho porro bravo
- Alho rosado
- Alho sem mau cheiro
- Alho silvestre
Tabela nutricional do alho
Tabela nutricional | % VD (*) | |
---|---|---|
Calorias (valor energético) | 5,65 kcal | 0,28% |
Pontos* | 0 | – |
Carboidratos | 1,2 g | 0,4% |
Proteínas | 0,35 g | 0,47% |
Gorduras totais | 0,01 g | 0,02% |
Gorduras saturadas | 0 g | 0% |
Fibra alimentar | 0,22 g | 0,86% |
Sódio | 0,25 mg | 0,01% |
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. |
Perguntas frequentes sobre o alho
Para que serve alho com vinho
O alho e o vinho ajuda a curar até 100 doenças. A receita é simples, use o vinho suave, coloque as cabeças de alho descascadas dentro da garrafa e guarde por 2 semanas. Após isso você beba 3x ao dia 1 colher colher.
Para que serve alho cebola e mel
Juntas ajudam a melhorar diversas doenças, muito mais que diversas outras plantas. para os fumantes que possuem aquela tosse ininterrupta, a receita com alho, cebola e mel ajuda bastante
Para que serve alho com mel
O alho com mel cura doenças menos graves como resfriados, gripes, infecções fúngicas e gastroenterite. Além disso elimina toxinas do corpo
Onde comprar alho em pó
Você pode comprar o alho em pó em qualquer supermercado, quitanda ou mercados de produtos materiais
Onde comprar alho para plantar
Você pode comprar sementes de alho em lojas agronômicas ou usar o alho que você conhece e germinar ele.
Como cultivar o alho
0 alho é uma planta perene, que alcança até 60 cm de altura, tem um bulbo composto de pequenos dentes los bulbilhos], envolto em túnicas esbranquiçadas; as folhas são pontudas, longas, achatadas, amareladas (quando maduras; as flores são pequenas, em cachos, de cor rosada ou branca.
São designadas como ‘alho’ algumas plantas do gênero Allium (embora não só], e o termo se aplica especificamente ao Allium sativum, cujo bulbo (a ‘cabeça de alho’] é composto por folhas escamiformes (os ‘dentes de alho’]. É usado tanto como alimento como para fins medicinais.
O alho é uma hortaliça de bulbo muito protegido contra a água, formado por bulbilhos, que são os dentes de alho, cujo número é variável; esses bulbilhos são cobertos individualmente por uma túnica e protegidos coletivamente no bulbo por outra túnica de folhas secas.
A principal substância responsável pelo sabor característico do alho é o dialil dissusfeto, que forma aproximadamente 70% dos compostos voláteis desse produto; o alho deve ser colhido quando cerca de 2/3 de suas folhas já começam a amarelecer e/ou secar; pode ou não ocorrer tombamento, dependendo do tipo de cultivo.
Bulbos colhidos ainda imaturos deterioram rapidamente e a colheita muito tardia também causa aumento de perdas. A irrigação deve ser suspensa 2 a 3 semanas antes da colheita.
Após a colheita, as ramas só devem ser cortadas após estarem amareladas e secas, o que ocorre quando passam pelo processo de cura.
O corte das ramas ainda verdes expõe tecidos vivos e feridos à ação de patógenos, que causam apodrecimento.
O corte das ramas deve ser feito deixando-se uma sobra de pelo menos 2 cm; o corte muito rente da rama causa aumento de deterioração no armazenamento.
Atualmente, há vários tipos de alhos nobres cultivados no Brasil. Os chamados alhos nobres possuem sempre menos de 20 dentes ou bulbilhos por cabeça e formam um bulbo com diâmetro por volta de 6 cm.
Já os alhos comuns podem apresentar mais de 20 dentes por bulbo. Tipicamente, os alhos possuem cor branca ou roxa.
Como plantar o alho
O alho é bem fácil de plantar (brota dos bulbilhos) e cultivar e se desenvolve melhor em climas temperados. As planta de alho não sofrem ataques de pragas se você pretende plantar alho numa parte do seu quintal, saiba que isso vai ajudar a proteger as outras plantas das pragas.
Entretanto, a planta não está imune a doenças – uma delas, chamada raiz rosa, retarda o desenvolvimento das raízes (e das plantas, conseqüentemente), deixando-as com uma coloração avermelhada.
O plantio do alho pode ser feito no canto qualquer de um quintal. Até em vasos e caixotes, com profundidade suficiente para a fixação das raízes, é possível cultivar a planta.
As plantas podem crescer juntas, desde que se deixe espaço para os bulbos desenvolverem e amadurecerem.
No caso do plantio em hortas, as dimensões de um canteiro são determinadas de acordo com a área a ser plantada. Porém, uma sugestão de canteiro é:
- Comprimento: 5m
- Largura: 1m
- Distância entre um canteiro e outro: de 20 a 30 cm
O tipo de plantio é direto no canteiro e sua época ideal no Brasil é no mês de março. O espaçamento indicado é de 25 cm entre linhas e de 15 cm entre plantas.
A adubação mais bem recomendada é aquela realizada por meio dos dados obtidos pela análise de solo. Mas uma adubação que pode ser recomendada é a de 10 litros de composto orgânico/m² ou 10 colheres de adubo químico 4 – 14 – 8/m².
A época de colheita é a partir de 6 meses, com rendimento aproximado de 5kg por canteiro de 5 metros quadrados.
Como usar o alho contra pragas em hortas
Além da culinária e dos chás, o alho é uma ótima matéria-prima para fazer caldas e fertilizantes agroecológicos. Ele pode ser usado na horta doméstica, como repelente contra pulgões e lagartas, ou na própria lavoura de alho e de outras culturas, para proteger a semente de nematóides (que são vermes).
Nos dois casos, basta misturar quatro dentes de alho amassados a um litro de água e deixar a mistura descansando por 12 dias. Depois, volte a misturar os ingredientes.
Ai, é só pulverizar a plantação com o líquido. O alho combina muito bem com alface, beterraba, cenoura, camomila. morango, tomate, salsa e flor rosa. Mas evite misturá-lo com ervilha, feijão couve-flor e aspargo.
Gostou das dicas, se tem alguma dúvida escreva que responderemos…
Uma resposta
O alho é maravilhoso. Já tomei azeite pela manhã curtido no alho. Tomei água pela manhã curtida no alho. Só não consigo comê-lo crú. É muito ardido. Queria poder comê-lo crú. Qual a sugestão?