B12 Invista nesta Vitamina Contra a Anemia

Apesar de ser encontrada principalmente em alimentos de origem animal, essa vitamina também está presente em fontes veganas. Veja as trocas para evitar a carência.

Idosos, gestantes, anêmicos, vegetarianos, veganos e pessoas que fazem uso de remédios controlados estão mais propensos a sofrer com deficiência da vitamina.

Para que todos os órgãos do nosso corpo funcione perfeitamente, é importante cuidar da principal fonte de defesa do organismo: o sangue.

Por isso, seguir uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e minerais, contribui para evitar doenças como a anemia e a perda de memória de longo prazo. Um desses componentes indispensáveis à saúde sanguínea é a vitamina B12.

Pertencente ao complexo B – cujas vitaminas atuam desde o estímulo aos hormônios sexuais até o desenvolvimento saudável do feto -, é ela a responsável por ajudar a manter o metabolismo do sistema nervoso, sendo essencial em processos do corpo.

A B12 garante a integridade e maturação das hemácias. A B12 ajuda a prevenir danos ao DNA e ao RNA. Ela é facilmente metabolizada no fígado e absorvida pelo nosso organismo.

Depois, é excretada nos rins, desempenhando papéis como geração de energia, memória, sistema imunológico, saúde da pele e crescimento de cabelos.

Quais as consequências e sintomas da falta de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 pode ocasionar doenças mais graves, se não detectadas.

Entre as principais consequências da falta desse nutriente no corpo, é possível citar a anemia, a neuropatia (termo geral referente a doenças e problemas que acometem os nervos do organismo), a fadiga, a depressão, a perda de memória e até a demência.

Além disso, existem dois tipos de vitamina B12. A primeira é chamada de cianocobalamina, que é a forma sintética encontrada em suplementos.

Já a segunda se chama metilcobalamina, conhecida por ser a forma natural, disponível em fontes alimentares e, mais raramente, em alguns suplementos também.

B12 Invista nesta Vitamina Contra a Anemia

Quais são as fontes de vitamina B12?

O grande problema por trás da deficiência da vitamina B12 está no nosso organismo: diferentemente de outros nutrientes, ela não é produzida pelo próprio corpo, e só pode ser obtida por meio da alimentação ou suplementação.

Outro ponto crucial diz respeito aos alimentos em que é encontrada. A maioria é de origem animal, o que pode ser um problema para quem não consome esse tipo de alimento, como vegetarianos e, principalmente, os veganos, ou seja, pessoas que não consomem nenhum tipo de alimento ou produto que seja de origem animal.

Todos os alimentos provenientes de animais, com exceção do mel, possuem traços de vitamina B12, desde as carnes bovinas até os peixes.

Já os alimentos de origem vegetal que possuem essa vitamina naturalmente, em menor quantidade, incluem as algas.

Fora isso, apenas alimentos fortificados pela indústria, em especial leites vegetais, cereais e grãos, contam com esse nutriente tão importante para a saúde.

Quando a falta de vitamina B12 vira um problema?

Para saber se a deficiência de vitamina B12 é um problema no seu metabolismo, é preciso atentar aos sintomas mais comuns.

A falta de ar, diarreia, sensação de nervosismo contínuo, formigamento das mãos e pés, redução da capacidade cognitiva (confusão, falta de concentração e de memória), alteração de apetite (aumento ou perda) e ainda fadiga.

Leia Também 5 Remédios Caseiros para Diarreia

Além disso, é preciso ficar de olho nos grupos de risco.

É o caso de idosos acima de 65 anos, vegetarianos e veganos, gestantes, anêmicos e quem toma remédios controlados.

Se observados os sintomas, a orientação é procurar um profissional de saúde para solicitar exames de sangue, pois é por meio deles que se faz a detecção da carência da vitamina.

Não tem um médico específico nesse caso, o importante é procurar um profissional de saúde certificado para poder fazer exames”, comenta a nutricionista.

Equilíbrio perfeito

Ao receber o diagnóstico de falta de vitamina B12 no corpo, o profissional de saúde – como um cardiologista, nutricionista ou clínico geral – irá passar as orientações necessárias em cada caso para repor o nutriente.

A importância da alimentação equilibrada. É preciso pensar em todos os nutrientes, e nunca focar apenas em um. Por isso, é melhor não lembrar das fontes de vitamina B12 somente quando já está com carência dela, o ideal é equilibrar o prato com um pouco de cada fonte nutricional.

Qual a quantidade diária necessária de vitamina B12?

A recomendação de ingestão diária de vitamina B12, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, varia de 1,2 a 5 microgramas (mcg) por dia, sendo 2,4 mcg para adultos e 1,2 mcg para crianças de até 8 anos.

Gestantes e mulheres que amamentam precisam de 2,6 mcg diariamente da vitamina. A recomendação é maior para estes dois grupos porque a B12 é também fornecida para o bebê pela mãe, por meio da placenta na gravidez e do leite materno durante a fase de amamentação.

E, além da importância para a mulher, o nutriente é fundamental para os pequenos desde a fase embrionária, porque ele atua no desenvolvimento do cérebro e no sistema nervoso das crianças.

Por fim, no caso de veganos e vegetarianos, se for detectada a carência, o ideal é suplementar a vitamina B12 oralmente, com acompanhamento de um profissional de saúde capacitado, para saber as quantidades necessárias de modo individual.

Para veganos e vegetarianos, se for detectada carência do nutriente, o ideal é suplementar oralmente.

Quais são os Benefícios da vitamina B12?

Conheça alguns dos benefícios da B12 para o seu organismo. A vitamina é importante para todas as idades:

  • Essencial para formação dos glóbulos vermelhos do sangue
  • Contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso
  • Ajuda a manter a saúde muscular
  • Previne a anemia
  • Promove o crescimento saudável dos fios e pelos no corpo
  • É boa para a saúde cardiovascular
  • Colabora para transformar a glicose em energia e evitar a fadiga
  • Preserva e repara o DNA
  • Colabora para o fortalecimento da memória

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria
As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021