Alimentos que Emagrecem e Secam a Gordura

Nada como blindar o organismo e ainda por cima emagrecer de uma maneira saudável, rica e nutritiva. por meio dos alimentos naturais, que são os principais combustíveis do corpo, em união com a água você só tem a ganhar!

Sabia que uma série de doenças podem ser prevenidas e tratadas com os nutrientes certos? Aí vão alguns exemplos: contra o diabetes, a batata-doce é uma excelente aliada, já que, além de prevenir o surgimento da doença, auxilia no controle da glicemia, evitando os picos de insulina.

A couve, por sua vez, é conhecida por seu poder detox, mas esconde um trunfo especial: a presença abundante de cálcio, mineral mais que indispensável na proteção dos ossos.

Mas a lista não para por aí! Veja como estes alimentos podem se tornar potentes remédios naturais e entenda como eles favorecem o seu bem- estar.

Vamos  de algumas frutas, legumes, farinhas, óleos e outros aliados que favorecem o bom funcionamento do organismo pois são Alimentos que Emagrecem e ajudam a eliminar gordura .

Eliminar um quilinhos a mais é uma questão de mudança de hábitos

Os Alimentos que Emagrecem começa pelas escolhas que você faz ao montar suas refeições. Um prato colorido, com todos os grupos alimentares e na porções recomendadas, é capaz de fortalecer as defesas do corpo, afastando doenças, e até acabar com os excessos que tanto incomodam, da uma lida na matéria sobre Emagrecedores Naturais pois esta bem bacana.

Nas linhas abaixo, você verá alimentos que não podem faltar em seu dia a dia, pois são verdadeiros aliados na batalha contra o excesso de peso e a favor da saúde.

Veja aqui uma lista de 50 Alimentos que Emagrecem e ajudam no bom funcionamento do organismo

Açaí 

Garanta energia para turbinar seus treinos. Não é à toa que o alimento é consumido por quem malha. O açaí atua repondo a disposição após os exercícios, pois é altamente energético. 

Ele é rico em vitaminas, em especial as do complexo B (que possuem benefícios como o de aumento de energia), minerais, carboidratos e proteínas. Mas não exagere no consumo e nos complementos, para não sabotar o regime, ok? 

Abobrinha

O alimento ajuda no emagrecimento. De sabor agradável e fácil digestão, a abobrinha é composta por 94% de água, além disso, possui apenas 19 calorias em 100g. “Ela contém fósforo, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo dos macronutrientes, além de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino”. 


Abacate

A fruta é rica em gorduras boas, que trazem diversos benefícios. Um exemplo é o ômega-3, que ajuda a afastar os problemas cardiovasculares. Além disso, contém fibras, que proporcionam a sensação de saciedade prolongada, afastando a fome e auxiliando na perda de peso.

Quer conquistar saciedade? Aposte nele! O alimento é constituído por gorduras monoinsaturadas, principalmente as do tipo ômega-9, que são essenciais para a manutenção de funções básicas do organismo. “A ingestão dessa gordura no dia a dia é muito importante para a produção hormonal”.

Além disso, o abacate contribui para a sensação de saciedade entre refeições. No entanto, como é uma fruta calórica, é preciso moderação. 

abacaxi

Abacaxi

Contém fibras solúveis e uma enzima chamada bromelina, que quebra as proteínas dos alimentos e ajuda na digestão.

Agar-agar

O ingrediente vem conquistando espaço no cardápio das pessoas. Extraído das algas marinhas vermelhas o alimento ganhou espaço por ser um aliado na perda de peso: ele suga as gorduras e as elimina pelo intestino e pela urina. 

Seu poder detox é graças ao teor de fibras, que garante saciedade e ajuda no bom funcionamento intestinal, reduzindo o inchaço abdominal. Com isso, combate a prisão de ventre e acele.

Acelga

As fibras da verdura aumentam a sensação de saciedade no estômago, evitando ainda o acúmulo de gordura abdominal e regulando o intestino.

Ajuda o intestino a funcionar. Essa hortaliça possui alto teor de fibras, substâncias que previnem a prisão de ventre. Além disso, contém as vitaminas A, C e niacina (ou vitamina B3).”

A acelga também é fonte de ferro, um mineral vital para a saúde do corpo humano. Esse elemento mantém o sistema imunológico saudável e ajuda o corpo a produzir energia. 

Aipo

Ele estimula a produção de saliva e de suco gástrico que, m o auxílio das fibras, combatem males digestivos.

Alecrim 

Invista na erva para blindar a saúde! Popularmente, o alecrim é utilizado para má digestão, asma, bronquite, tosse, reumatismo e problemas cardíacos. Além disso, o alecrim é bastante utilizado na culinária, pois estimula a digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia cólicas menstruais.

Alface 

É ideal para contribuir com a perda de peso. A alface é uma fonte importante de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, além de ser rica em água e fibras.

Esse alimento ainda possui uma substância chamada lactucina, que combate a ansiedade, e potássio, um diurético natural, que auxilia na desintoxicação do organismo, eliminando inchaços e ajudando a perder peso. 

 Agrião 

 Agrião

Proteja a tireoide com esse alimento! O vegetal tem baixo teor calórico, cerca de 22kcal em cada 100g. É fonte de vitaminas A, C e do complexo B. “Tem ainda, em boas quantidades, minerais como iodo, enxofre, fósforo e ferro. 

Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.

Alfarroba

A planta tem sido utilizada na elaboração de um produto equivalente ao chocolate, com cor, textura e sabor semelhantes, porém, livre de lactose e glúten, podendo ser consumido tanto por celíacos quanto por quem tem intolerância ao açúcar do leite.

Rica em fibras e antioxidantes, ajuda no controle do colesterol e na prevenção do envelhecimento precoce.

Ameixa

A a ameixa combate a prisão de ventre por apresentar efeito laxante natural e suave. E ideal para matar a fome sem somar muitas calorias.

Remédio natural contra o intestino preguiçoso. Com apenas 44kcal a cada 100g, a ameixa deixa o plano alimentar mais rico: ela concentra vitaminas C, A e B2 além de fibras e potássio. 

A água feita com a ameixa seca deixada de molho durante a noite e tomada em jejum é uma ótima opção para combater a prisão de ventre. Isso porque a versão seca possui maior concentração de nutrientes que favorecem o trabalho do intestino e combatem a sensação de inchaço.

Arroz integral

Fonte de fibras, proteínas, magnésio e vitaminas, ele ajuda regular o intestino e promove saciedade por mais tempo.

O alimento sacia e ajuda a emagrecer! Em comparação à versão refinada e branca, o integral é mais nutritivo, rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, além de conter baixo teor de gordura.

Alguns estudos citam seu benefício nas dietas antidiabéticas devido à ação de bio fatores, que induzem os órgãos à resgatarem sua estrutura original.

Veja como fazer biomassa de banana verde com a casca ou a polpa

Biomassa de banana verde 

Aproveite os benefícios da biomassa da banana verde não tão comum no dia a dia. O amido resistente. na polpa da fruta cozida não é digerido e absorvido no intestino delgado, por isso ele é usado como fonte de energia para as bactérias benéficas presentes na flora intestinal. 

Assim, impede a entrada das toxina e auxilia no processo detox do organismo e a manter os quilinhos extras bem longe.

Aveia

O cereal é riquíssimo em fibras que retardam o esvaziamento gástrico, promovendo a sensação de saciedade prolongada.

Considerada um alimento funcional, a aveia ainda é amiga do sistema cardiovascular. “Graças à sua riqueza em ácidos, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim no sangue”.

Utilize o farelo do cereal para reduzir medidas! Por ser rico em fibras, o farelo de aveia traz diversos benefícios, como a regulação da flora intestinal e o aumento da saciedade, além de retardar a absorção de glicose e reduzir o colesterol.

Quando consumida, a fibra solúvel absorve a água e forma uma substância em gel, que aumenta o preenchimento do estômago e, com isso, estimula a sensação de saciedade.

Berinjela

Também fibrosa, a berinjela tem efeito desintoxicante e ainda é uma aliada do emagrecimento, pois é pouco calórica e dá uma maior sensação de saciedade.

Evita o acúmulo de gorduras ruins. A berinjela tem uma substância chamada saponina, que tem função detergente, ou seja, quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la.

Por ser cheia de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, a berinjela reduz os radicais livres que atacam as células.

Amora 

Uma sobremesa muito nutritiva. Entre os benefícios do alimento estão o controle da oxidação no organismo e a redução do colesterol ruim. Tem ação anti-inflamatória, antioxidante e estimulante. 

E ela ainda melhora as funções do sistema gastrointestinal e alivia inflamações na boca e na garganta. E, para evitar doces calóricos, a frutinha é uma ótima opção, podendo ser consumida à vontade. 

Beterraba

Contém pectina, uma fibra que faz o intestino funcionar regularmente, e betacaroteno, antioxidante poderoso contra tumores e que ajuda a manter a cor do bronzeado.

O alimento potencializa os exercícios físicos. A raiz é fonte de substâncias que aumentam a produção de óxido nítrico e agem como vasodilatadores, ideal para ajudar com o treino. “Já as suas folhas são ricas em cálcio, ferro, vitamina C e betacaroteno. 

Então, é bom associar o consumo delas ao da beterraba. Aposte também na bebida feita com a beterraba crua, o suco rosa, para turbinar a sua dieta. 

Brócolis

Previne alguns tipos de câncer (bexiga, mama e próstata) graças ao antioxidante sulforafano.

Proporciona uma faxina no organismo. Uma xícara (chá) de brócolis corresponde a cerca de 40kcal a cada 100g, indicado para dietas. Estudos comprovam a eficácia do brócolis na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga, mama e, especialmente, o de próstata. 

Porém, para isso, a recomendação é consumi-lo pelo menos três vezes por semana.

Cacau

O alimento produz endorfina, que promove a sensação de bem-estar e controla o apetite.

Café

Queridinho dos brasileiros, ele traz diversos benefícios. Dentre todas as opções, o café é a bebida mais rica em cafeína, substância termogênica. Ele estimula o metabolismo e também favorece o emagrecimento e o trabalho do cérebro.

Além disso, tem ação antioxidante e é rico em minerais. Melhor forma de consumir a bebida em uma dieta é tomando o café sem açúcar, pois expressos e incrementados, como cappuccino, são mais calóricos. 

A bebida ajuda a começar o dia com muita disposição. Isso por que possui cafeína, substância que age estimulando o organismo e acelerando o metabolismo do corpo, o que contribui para a perda de peso.

Canela

Termogênica, combate os quilinhos a mais. A canela desempenha inúmeras funções no organismo: é digestiva, melhora o hálito, a circulação do sangue e auxilia em problemas de garganta e pulmão.

Por ser um alimento termogênico, a canela ajuda a aumentar temperatura corporal, que contribui para acelerar o metabolismo. Dessa forma, o gasto energético também aumenta.

Amiga do coração, é capaz de baixar os níveis de glicose, triglicérides, colesterol ruim (LDL) e colesterol total no sangue. 

Camomila 

Regule o intestino e aproveite os benefícios da planta. As folhas e flores secas da planta ajudam a resolver problemas no sistema digestivo, como inflamações na mucosa gastrointestinal, azia, gases e alivia tanto a prisão de ventre quanto a diarreia, pois regula o intestino. Dessa forma, ela ajuda pessoas que querem perder peso. 

Castanha do Pará

Possui quantidade de selênio, mineral importante para o bom funcionamento da tireoide que, quando desregulada, altera o apetite. Consuma, no máximo, três unidades por dia.

Capim cidreira 

Acalma e ajuda com problemas digestivos. Ela é excelente para quem está sofrendo com estresse, pois é calmante, combate insônia e ansiedade.

O seu uso é indicado, ainda, para acabar com os problemas relacionados à TPM, como cólicas e irritabilidade, além de amenizar problemas digestivos causados pelo estresse, tornando-se uma aliada da dieta e do emagrecimento.

Tapioca

Ela ajuda no processo de emagrecimento. A tapioca pode ser consumida no café da manhã ou no lanche da tarde e é excelente para quem faz exercícios físicos ou quer emagrecer.

Além de não conter glúten e fornecer energia, ela pode ser a base para diversas preparações na cozinha, deixando-as mais saudáveis e menos calóricas.

Chia

Estudos recentes vêm apontando a eficácia da chia no controle de diabetes, colesterol, hipertensão, excesso de peso e na prevenção ao câncer de mama.  A semente se torna aliada das dietas por proporcionar a sensação de saciedade por mais tempo. Isso acontece porque ela é rica em fibras, que também são importantes para que o trânsito intestinal flua melhor.

Colágeno

É a proteína formadora das fibras que sustentam a pele. Ela é produzida naturalmente pelo corpo, mas sofre perdas a partir dos 30 anos. suplementação é indicada para prevenir a flacidez da pele e o aparecimento de estrias, especialmente quando ocorre uma perda de peso significativa. O colágeno também ameniza a aparência da celulite, reduzindo os terríveis furinhos. Pode ser consumido em pó, na forma de bala, cápsula ou pastilha.

Couve

Invista nas propriedades desse alimento poderoso. As fibras insolúveis, presentes na folha, são ótimas para quem está de dieta: elas passam pelo organismo praticamente sem serem absorvidas, proporcionando a sensação de saciedade prolongada e detêm a absorção da gordura, facilitando a eliminação da mesma. 

E rica em cálcio, que fortalece os ossos e faz o corpo absorver menos gorduras. Sem contar que a hortaliça fornece fibras e antioxidantes, que eliminam as toxinas presentes no organismo.

A couve ainda contém um fitoquímico chamado glicosinolato, que gera a limpeza do organismo, eliminando toxinas que ficam nas células de gordura.

Ervilha

Possui altas quantidades de fibras solúveis, sendo também rica em sais minerais, ferro e antioxidantes, que realizam uma limpeza no organismo.

Escarola

Fonte de fibras, betacaroteno, vitaminas C e E, folato, cálcio e selênio, que ajudam a regular o organismo e o intestino.

Cenoura 

Concentra nutrientes antioxidantes. A cenoura é um vegetal rico em antioxidantes, que ajudam a combater o estresse do dia a dia, vitaminas e fibras. Também possui excelentes quantidades de betacaroteno, que é convertido em vitamina A dentro de nosso organismo. 

A vitamina A tem fundamental importância em nossa visão, pele, mucosas, ossos, cabelo e sistema imunológico. 

Alho 

Fortalece a imunidade e afasta doenças. O consumo regular de alho ajuda a combater doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol ruim, além de ser um analgésico natural.  

A alicina, presente no alho, age como um potente antioxidante, protegendo contra doenças inflamatórias e cardiovasculares. Quando é decomposta, libera o ácido sulfúrico que reage com os radicais livres, inativando-os. 

Farinha de Banana Verde

A principal propriedade da farinha de banana verde é o amido resistente. Ele impede a absorção do açúcar contido nos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue e o aumento da produção de insulina – um hormônio que faz  que faz o organismo estocar gordura se for produzido em excesso.

As pesquisas mostram que esse amido estimula a proliferação de bactérias benéficas no intestino, melhorando o seu funcionamento, com consequente resposta na perda de peso”.

Farinha de Maracujá

A pectina, fibra na casca da fruta, ajuda a preencher o estômago, evitando a vontade de comer fora de hora e impedindo e acúmulo de gordura.

O pó pode ser misturado a iogurtes, frutas sucos ou polvilhado sobre sopas, legumes e saladas. Especialistas recomendam a ingestão de 2 litros de água por dia para você aproveitar todos os benefícios da farinha.

Feijão Branco

Essa versão do grão estimula a perda de peso. Diferente dos outros tipos, o feijão- branco é mais rico nutricionalmente por conter grandes quantidades de proteína, ferro e fibras. 

A primeira substância ajuda a retardar a absorção de açúcares no sangue e as fibras alimentares facilitam o trânsito intestinal. Por esses fatores, o feijão-branco tem sido utilizado no processo de emagrecimento e prevenção do diabetes. 

Contém faseolamina, que reduz o trabalho da enzima alfamilase, responsável pela digestão dos carboidratos. Dessa forma, o organismo não absorve esse grupo alimentar por completo e o envia diretamente ao intestino para ser eliminado.

Cenoura 

Concentra nutrientes antioxidantes. A cenoura é um vegetal rico em antioxidantes, que ajudam a combater o estresse do dia a dia, vitaminas e fibras. Também possui excelentes quantidades de betacaroteno, que é convertido em vitamina A dentro de nosso organismo. 

A vitamina A tem fundamental importância em nossa visão, pele, mucosas, ossos, cabelo e sistema imunológico. 

Guaraná em Pó

Sua pprincipal substância é a cafeína, que acelera o metabolismo e estimula o sistema nervoso central.

Frango 

Garante saciedade por mais tempo. Além de conter aminoácidos essenciais de alta concentração, o frango apresenta digestão mais fácil que a carne e tem uma quantidade de gorduras saturadas menor no corte do peito. 

Assim, contribui para a manutenção de uma dieta saudável. Ele também é fonte de proteínas, vitaminas e minerais. 

Chia 

Essa semente colabora com o emagrecimento. A chia é um dos alimentos que mais concentra ômega-3, um ácido graxo que diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). 

Chia

Ela é grande aliada na manutenção do peso e em dietas de emagrecimento, por ser fonte de fibras solúveis. Elas formam um gel no intestino, tornando a digestão mais lenta. 

Gelatina

Além de refrescante, é aliada do organismo. Esse doce é uma ótima opção para sobremesa, justamente por ter grande quantidade de proteínas e ajudar a forrar o estômago, pois se transforma em uma espécie de gel. 

Dessa forma, dá sensação de saciedade por mais tempo,ajudando a ingerir menos alimentos. Paralelo a isto, a proteína engrossa unhas e cabelos fragilizados, deixando-os mais fortes. 

Leve e saborosa, é ótima para tapear a vontade de comer doce e ainda ajuda na estética já que fornece colágeno. Também contém aminoácidos que contribuem para afastar a fome.

Gengibre

Essa raiz ajuda na queima calórica. Há relatos de que o gengibre pode acelerar o metabolismo em até 20%, o que ajuda a queimar a gordura armazenada no corpo. Isso não só se traduz em perda de peso, mas também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides. 

Por causa da substância zingiberina, ele eleva em até 20% o metabolismo, potencializando a queima de gordura corporal. Possui ainda propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Porém, vale destacar que o uso de gengibre, de maneira isolada não faz milagres, é preciso inseri-lo dentro de um contexto alimentar equilibrado. 

Grão de Bico

Quem anda irritado, encontrará nele uma boa dose de triptofano, aminoácido usado na produção de serotonina, hormônio que produz a sensação de bem-estar.

Ginseng

Dá energia e auxilia na perda de peso. Rico em óleos essenciais, é indicado para cansaço, estresse, gripes e digestão lenta. As raízes, que são utilizadas na forma de chá, unguentos, pastilhas e elixir, aumentam a resistência do organismo ao estresse mental e ambiental. Assim, contribui para a saúde geral do corpo, colaborando para a dieta. 

Espinafre 

Apresenta propriedades que afastam tumores. Com nutrientes antioxidantes, o espinafre fortalece o sistema imunológico, blinda a visão e regula o intestino. Ele contém ácido fólico, ácido ascórbico, potássio, cálcio, ferro e magnésio.

Estudos têm demonstrado que vegetais com folhas verde-escuras, como o espinafre, podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diversas formas de câncer.

Couve-flor 

Elimine as impurezas do organismo. Para proteger o sistema imunológico, a verdura é uma excelente aposta. Isso porque contém ácido fólico, vitaminas C, E, K e do complexo B, além de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. E também ajuda no processo detox do organismo, por conta dos glicosinolatos em sua composição. 

Inhame

Possui carboidratos de baixo índice glicêmico (boa opção para diabéticos e para quem quer reduzir as gorduras no abdômen e oferece ótima quantidade de potássio, mineral que controla a pressão arterial e participa das contrações musculares.

Kiwi

Rico em fibras e é um poderoso antioxidante contra os radicais livres, prevenindo até tumores.

Limão

Atua no conforto do processo digestivo. Quando consumido em forma de suco, minutos antes das refeições, aumenta o poder de saciedade.

Ele também é um poderoso desintoxicante, além de ser indicado para auxiliar no processo digestivo, combater gripes e resfriados e contribuir na regeneração dos tecidos, favorecendo a produção de colágeno. 

Poderoso desintoxicante e auxiliar nas dietas de emagrecimento, ainda contém uma substância chamada limoneno, capaz de penetrar com facilidade nos tecidos e nas células do organismo, agindo como um solvente de gordura.

Granola 

Um lanche saudável para a dieta. Ela é composta por cereais e frutas secas, ou seja, uma boa mistura para começar bem o dia. Ajuda no combate ao inchaço, devido às fibras, e a prolongar a sensação de saciedade.

Porém, atenção aos rótulos: prefira aquelas sem açúcar refinado e sem excesso de conservantes. Para que seu consumo ajude a regular o intestino, não se esqueça de se hidratar. 

Linhaça

Ela alivia os sintomas da TPM, reduz o apetite, combate os males digestivos e diminui a constipação intestinal, fazendo com que o órgão funcione normalmente.

Maçã

Rica em fibras, ajuda a regular o intestino. Em média, cada unidade de maçã possui 85 calorias. Além de ser magrinha possui vitaminas C, E e do complexo B e fibras. A pectina, fibra encontrada em maior abundância na polpa da maçã ajuda a reduzir o colesterol no sangue e atua como regulador natural do trato intestinal.

Prática, beneficia a perda de peso ao fornecer uma fibra chamada pectina, que proporciona sensação de saciedade prolongada. para aproveitar essa vantagem é preciso consumir a fruta com a casca, pois é onde a substância está presente.

Mamão

Contém papaína, que atua como a pepsina, enzima do estômago que transforma as proteínas dos alimentos em aminoácidos, melhorando o funcionamento do órgão.

Melancia

A ação diurética de alimentos ricos em água, como a melancia é a principal propriedade emagrecedora, que combate o inchaço e o acúmulo de toxinas no organismo.

Melão

Possui grande quantidade de fibras, além de potássio e magnésio ajudando no funcionamento intestinal.

Óleo de Amendoim

Apresenta cor amarela-clara, odor e sabor suaves. Rico em vitamina E, esse óleo é de fina qualidade, podendo ser utilizado pratos especiais e saladas. Entretanto, possui uma quantidade considerável de gordura saturada e é um dos óleos mais resistentes a altas temperaturas. Pessoas alérgicas a amendoim devem evitar o seu consumo.

Óleo de Gergelim

Possui ômegas 6 e que combatem inflamação das células, a facilitando a perda de peso. Contém sesamol, uma substância que protege o fígado contra processos oxidativos, diminuindo o acúmulo de toxinas e gorduras. A indicação é consumir 1 colher (sopa) pela manhã em jejum, pois estimula o funcionamento do intestino.

Óleo de Macadamia

Fonte de ômegas 9 e 7, é capaz de reduzir os estoques de gordura e os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a sensação de fome. Fornece proteção ao coração e ao figado, além de manter a pele jovem.

Azeite 

O óleo é um grande aliado da saúde. A ingestão moderada e diária de azeite reduz o acúmulo de gordura na barriga. segundo uma pesquisa publicada na revista Diabetes Care, da Associação Americana de Diabetes. 

Portanto, acrescentar o óleo em um cardápio controlado pode potencializar a redução do peso. Além disso, reduz o colesterol ruim, o risco de diabetes e favorece a absorção de cálcio. 

Peixes

Salmão e atum são ricos em ômega-3, assim como o azeite. “o omega 3 melhora a ação da insulina, fazendo com que esta utilize melhor a glicose, assim, ela não sobra no sangue e não é armazenada como gordura. Também tem efeito anti-inflamatório, o que facilita a ativação do metabolismo”. Uma opção mais barata de peixe é a sardinha. Nesse caso procure consumi-la fresca, no lugar da enlatada, que é menos nutritiva.

Pepino

É pouco calórico e rico em fibras, que saciam a fome e facilitam o trânsito intestinal.

Batata yacon

Afaste o diabetes com esse alimento versátil. Ela é capaz de reduzir as taxas de glicose do sangue e ajuda na fácil absorção de minerais. Rica em fibras solúveis, a yacon garante a saúde do intestino e o emagrecimento.

Por isso, vem sendo utilizada em pesquisas com diabéticos, já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue.

Pimenta

Possui uma substância chamada capsaicina, responsável pela ardência e que eleva em até 25% o trabalho do metabolismo. Isso porque a pimenta aumenta a circulação e a temperatura do sangue, fazendo com que o corpo gaste mais calorias para voltar a temperatura ideal de 36 graus.

Repolho

Possui muitos nutrientes como proteínas, fibras, ferro, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido cru, é capaz de cicatrizar úlceras no estômago e prevenir tumores.

Batata doce 

Conheça a queridinha da dieta dos atletas. Seu poder emagrecedor está no fato do alimento ser um carboidrato complexo que, além de fornecer energia, também é rico em fibras solúveis que auxiliam na menor absorção de açúcar e colesterol.

A batata-doce é absorvida de forma mais lenta, estimulando menos um hormônio responsável por elevar a fome e ativar o armazenamento de gordura no corpo. 

Rúcula

Ela ajuda no emagrecimento eficaz. Ela pode ser considerada uma das verduras mais nutritivas dentre todas as usadas em saladas.

Isso porque 1 xícara (chá) tem 2mg de betacaroteno 45mg de vitamina C, 150mg de cálcio e 0,5mg de ferro. E o melhor de tudo, para quem deseja perder peso: tudo isso em uma porção com apenas 12 caloria.

Inclui entre seus benefícios vitamina C, boa para o sistema imunológico, e ácido fólico, essencial para as mulheres durante a gravidez.

Soja

O grão tem pouca gordura. Para quem quer suplementar a dieta com proteínas, esse alimento é uma boa escolha. A soja, mesmo por ser um alimento de origem vegetal, também é considerada um alimento de alto valor biológico, sendo, portanto, importante na alimentação.

Ela ainda possui substâncias, como a genisteína, que protegem contra tumores. Dê preferência às de origem orgânica. 

A ingestão de proteínas é importante para controlar a fome. Sendo assim, as proteínas de boa qualidade da soja irão ser aliadas de quem pensa em emagrecer. Sem falar que ela favorece a absorção de cálcio pelos ossos e tem poder antioxidante.

Suco Verde

Apesar de existir várias receitas, sua composição inclui ingredientes que desempenham papel importante no auxílio do funcionamento do intestino. Sem contar que possui efeito detox no organismo, combatendo os radicais livres.

Tomate

Apresenta sua cor avermelhada graças ao licopeno, que combate tumores e controla as taxas de colesterol.

Chuchu 

Opção para complementar a sua refeição. Muita gente torce o nariz para o chuchu mas nada que um tempero não o faça ficar ótimo! Ainda mais por ser tão nutritivo e eficaz na dieta.

 O alimento pobre em calorias e ajuda na sensação prolongada de saciedade. Além disso composto por, aproximadamente, 90% de água pura, o que faz com que seja diurético. Também é rico em nutrientes essenciais, como vitamina C e potássio.

Coco

Contribui com a perda de peso. O consumo do coco pode ser feito através da água, da polpa e do óleo. Em sua composição, o líquido apresenta glicose e minerais como sódio, potássio e cloro por isso, é um ótimo hidratante oral. 

Porém, na dieta, prefira a água extraída do coco verde. Já a polpa possui gorduras boas, proteínas, carboidratos e vitaminas. Seu óleo pode substituir o comum, pois suas propriedades não se perdem com o calor. 

Vinagre de Maçã

Além de dar um gostinho aos alimentos, o vinagre é um ingrediente termogênico que colabora com a queima de gordura. Ele também sacia a fome, por conter ácido acético.

O poder da natureza nas cápsulas

Chlorella

Tem potencial desintoxicante e reduz os níveis de gordura presentes no organismo. Por ser rica em clorofila, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e pode ser aproveitada no combate à anemia. Também promove um aumento da saciedade.

Quitosana

0 grupo animal dos crustáceos tem como principais representantes camarões, lagostas, siris e caranguejos, em cuja casca é encontrado o polissacarídeo quitosana.

Como toda fibra, quando chega ao intestino, a quitosana leva mais tempo para ser digerida, amenizando a sensação de fome. Outro benefício das fibras está no fato de que elas absorvem as gorduras, fazendo com que sejam posteriormente eliminadas com as fezes.

Spirulina

É em maior parte composta de proteínas, o que vale uma indicação para os vegetarianos, uma vez que as carnes são as fontes mais abundantes dessa substância. A cápsula também apresenta betacaroteno, que pode ser convertido em vitamina A, diretamente relacionada à saúde dos olhos, ossos, dentes e cabelos, além de reforçar o sistema imunológico.

Chá verde

Detone quilinhos extras com o auxílio da bebida! Esse chá possui as substâncias:  cafeína, teofilina e teobromina que agem no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal. Algumas bebidas, como o chá verde, ajudam a aumentar a temperatura do corpo, e quanto maior a capacidade de produzir calor, mais calorias e quilos são gastos.

Grão-de-bico 

Ele auxilia o funcionamento do intestino. É constituído, em grande maioria, por proteínas e com pouco teor de gorduras. Além disso, contém fibras, vitaminas E e do complexo B e minerais como magnésio, fósforo, potássio, cálcio e ferro. Um fator importante é a presença de um aminoácido, o triptofano, que participa da produção de serotonina, hormônio importante na sensação de prazer, bem-estar e confiança. 

Hibisco 

A erva contribui com a digestão. O hibisco auxilia na redução de gorduras e, por isso,é um aliado e tanto das dietas. Além disso, o chá de hibisco auxilia na digestão, melhora o funcionamento do intestino e acaba com a retenção de líquidos, ou seja, situações que aumentam o peso.As diferentes partes do hibisco podem ser usadas em saladas, pratos quentes, geleias e doces, além do chá. 

Hortelã 

Aproveite todos os benefícios da erva! A planta deve estar presente no cardápio de quem luta contra a balança, pois combate bactérias e auxilia em casos de complicações gastrointestinais. O chá gelado ainda é capaz de reduzir cólicas menstruais, retenção de líquidos, gases e problemas estomacais, agindo com um tônico e estimulante do aparelho digestivo. 

Kiwi 

Queime calorias de uma forma saborosa. Alimentos com o kiwi são conhecidos pelo seu efeito termogênicos, ou seja, são responsáveis por contribuir para a perda de peso. Eles são capazes de acelerar o metabolismo e estimular a queima calórica, uma vez que aumentam a temperatura interna do corpo. E o nosso organismo precisa de mais energia para digerir esses alimentos – o que vai contribuir para o aumento do gasto calórico. Então, acrescente essa fruta ao dia a dia e enriqueça o seu cardápio! 

Laranja 

Aumenta a imunidade e garante saciedade. A vitamina C, presente no alimento, auxilia no processo digestivo, além do cálcio, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, que ajudam na saúde dos ossos e dos músculos. Também contém boa quantidade de fibras, como a pectina. Essa substância dá uma forcinha na redução do colesterol ruim e retarda a absorção de glicose pelo sangue. 

Laranja

Lentilha 

Ela traz inúmeros benefícios ao organismo. Com mais quantidade de proteína que o feijão, ela é uma ótima opção para acompanhar o arroz. Fósforo, ferro e ácido fólico são abundantes na leguminosa. A grande quantidade de fibras ainda regula o intestino, sacia a fome e ajuda no emagrecimento. Os grãos ficam saborosos em sopas ou saladas e a farinha serve de ingrediente para receitas deixando-as com uma textura mais leve.

Lichia 

Essa frutinha auxilia no combate às celulites. Rica em vitamina C (ácido ascórbico), a lichia também pode ser considerada um alimento antioxidante, pois auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. É esse elemento que ajuda na manutenção de uma pele saudável e auxilia na redução e inflamações e no excesso de gorduras localizadas. 

Maracujá 

Ele ajuda a conter a compulsão alimentar. A polpa do maracujá possui um alcalóide chamado passiflorina, que tem efeito calmante, sendo indicado para casos de insônia, ansiedade e estresse. Dessa forma, ele atua na dieta contra a ansiedade e também por conter uma variedade de nutrientes indispensáveis como vitamina C, A e do complexo B, sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo, e fibras. 

Tofu

Mais sobre o queijo de soja. Rico em proteínas, cálcio, fósforo, magnésio e ferro, além de conter genisteína, que é eficaz para combater o apetite e reduzir o consumo de calorias. Há estudos que mostram que o consumo do tofu corresponde a menor chance  de desenvolver câncer de mama, pois apresenta em sua composição fitoestrógenos, substância semelhante ao hormônio feminino. 

Uva 

Ela é antioxidante e regula o intestino. A fruta ainda é altamente rica em vitaminas, sais minerais e fibras, que também são nutrientes indispensáveis à saúde. A presença desses componentes faz dela uma grande fonte de saúde para diversas áreas do organismo. Seus benefícios vão desde a proteção do sistema cardiovascular até o bom funcionamento do intestino. Por ser rica em antioxidantes e flavonoides, a uva está associada à diminuição do colesterol.

Goji berry

Previne as doenças cardiovasculares. O alimento é um remédio natural contra os radicais livres, pois contém 50 vezes mais vitamina C que a laranja. 

Por ter propriedades antioxidantes, seu consumo associado a hábitos de vida saudáveis auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, confere suporte ao sistema imunológico e atua contra o envelhecimento precoce.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021