Alimentos, Exercícios e Técnicas Contra Perda de Memória

Habilidade Espacial – Entre em um curso de desenho ou de modelo vivo e aprenda a representar as três dimensões da vida real nas duas dimensões do papel. Ofereça-se para ler o mapa em viagens longas ou complicadas. Tente formar imagens em sua mente ao ler um livro ou ao ouvir uma música.

Melhorar a Memória – Use passatempos de códigos para ajudá-lo a lembrar de encontros, telefones, números e senhas. Estabeleça conexões visuais para ajudar a inserir fatos em sua mente. Faça uma lista de compras, memorize-a, e então deixe- -a intencionalmente em casa.

Habilidade Verbal – Escreva cartas, pequenas histórias ou poemas. Compre um dicionário e use-o para procurar novas palavras ou consultar o significado das palavras das quais você não está seguro.

Leia a obra de autores clássicos, como Machado de Assis, para sintonizar seu cérebro com uma maneira diferente de se relacionar com a língua. Aprenda outro idioma. Crie seus próprios jogos de palavras, incluindo anagramas e cruzadas.

Habilidade Numérica – Tente converter a moeda local em reais quando estiver fora do país. Faça contas de cabeça.

Habilidade Lógica – Tente o pensamento lateral, por exemplo, lance mão de ideias aleatórias, sem conexão, para ver se elas o levarão a uma nova forma de pensar. Não seja convencional, experimente olhar para um problema de um ângulo totalmente diferente do que você olharia.

Quando estiver lendo um romance de detetive, ignore o final; em vez disso, relacione as pistas e veja se descobre sozinho quem é o culpado. Já existem pesquisas apontando que a memória não se degenera com o passar dos anos. Um jovem de 25 anos tem apenas 3% a mais de células cerebrais que uma pessoa de 70 anos.

Os neurologistas sabem que outros fatores têm muito mais influência sobre a deterioração da memória, quando em comparação à idade avançada. São eles:

  • Estresse: que produz cortisol e noradrenalina, hormônios inimigos da memória.
  • Traumas psicológicos e recalques: casos em que se esquece o que é insuportável lembrar.
  • Ansiedade e depressão
  • Cansaço.
  • Drogas e medicamentos.
  • No combate aos efeitos, causados por eles, os especialistas contam com um esquadrão poderoso. A receita inclui desde uma alimentação caprichada até exercícios e passatempos de jornal.

Quais Alimentos melhoram a memória?

Para garantir que os neurotransmissores serão eficazes na transmissão de informações entre células nervosas, invista em alimentos antioxidantes.

A quantidade a ser ingerida dever ser recomenda pelo seu médico.

  • Vitamina B12 – Frutos do mar, algas, peixe, laticínios, grãos germinados, levedo, alface.
  • Vitamina B15 – Amêndoa do damasco, arroz, grãos germinados, levedo.
  • Vitamina C – Hortaliças e frutas: limão, laranja e cenoura; pimenta vermelha seca , Vitamina E. Óleo de gérmen de trigo, grãos germinados, abacate, gema de ovo.
  • Colina – Gema de ovo, espinafre cru, soja germinada, levedo, nozes. Selênio Levedo, ovo, alho e cebola.
  • Zinco – Frutos do mar, peixe, laticínios, gérmen de trigo, levedo, maxixe.
Exercícios físicos e meditação contra perda de memória

Exercícios físicos e meditação contra perda de memória

Exercícios físicos para melhorar a capacidade respiratória e, por sua vez, o fluxo sanguíneo no cérebro e sua oxigenação, são amplamente recomendados para evitar a perda de memória.

Meditação aliada à respiração profunda, melhora a memória, a percepção, a concentração, a agilidade motora e reduz o estresse. Para meditar, basta reservar poucos minutos do dia, escolher um local tranquilo e uma posição mais confortável. Preste atenção em sua respiração e não dê corda aos pensamentos que vão surgir. Tente deixar a mente em branco.

Jogos mentais contra perda de memória

Jogos como palavras cruzadas, Sudoku, xadrez, puzzles, leituras diversificadas e outros exercícios que estimulem a atividade mental são essenciais para combater a falta de memória.

Terapia contra perda de memória

Fatos traumáticos que estão esquecidos em um canto do inconsciente continuam a gerar sofrimento, isso porque eles se manifestam em outras circunstâncias aparentemente sem importância.

O pai da psicanálise, Sigmund Freud, dizia que tudo aquilo sobre o qual não podemos falar torna-se um sintoma. Sofrimento recalcado é como uma ferida com pus. Vai latejar até você drená-la.

Terapia é uma alternativa eficiente para esses casos. Ter problemas de raciocínio, atenção, concentração e memória é cada vez mais comum e pode ter muitas causas. No entanto, existem mudanças no seu estilo de vida que podem ajudar o cérebro a trabalhar com a máxima eficiência.

Técnicas para estimular a memória

Nos seres humanos, não há “uma” memória, e sim um conjunto de “vários tipos” de memória localizados em regiões diferentes do nosso cérebro. Você usa um tipo de memória para guardar um número de telefone, outro para saber como andar em bicicleta e outro para lembrar que Colombo descobriu a América.

Com o passar do tempo é normal que você tenha certa dificuldade para se lembrar de determinadas situações, que precise de mais tempo para encontrar a palavra adequada ou para memorizar uma instrução ou uma aula.

Além disso a situação se complica com o estresse da vida cotidiana, que provoca uma redução na atenção com o maior número de eventos ou obrigações para lembrar com a facilidade de acesso à informação registrada e a consequente perda do exercício da memória.

De qualquer forma, nem sempre o envelhecimento, como processo natural, inclui a deterioração significativa da memória.

  • Preste muita atenção naquilo de que você quer se lembrar, reflita sobre que tipo de coisa você esquece, em que situação e em que estava pensando quando fazia essa atividade. É comum você acabar lembrando de algo porque simplesmente “estava pensando em outra coisa”.
  • Utilize a repetição consciente de um fato para guardar melhor os conceitos.
  • Para lembrar onde você deixou um determinado objeto, tente visualizar o que você estava fazendo no momento em que o estava usando. Coloque-se na situação novamente e a lembrança ficará mais próxima.
  • Para memorizar um fato ou uma situação, relacione-o com outro que você conhece e de que se lembra perfeitamente. Mesmo que esse vínculo pareça absurdo, a sua mente gravará com mais facilidade os dados, pessoas, imagens e acontecimentos.
  • Use todos os sentidos para acumular dados que o ajudem a se lembrar de uma determinada cena ou situação (imagens, cheiros, gostos, sensações táteis, sons).
  • Escolha um lugar determinado para deixar os objetos de uso cotidiano, como as chaves do carro, óculos, agenda, bolsa, pasta, carteira. Assim você reforçará a memória associando o objeto ao lugar. Exercite os diferentes aspectos da sua memória:
  • Crie o hábito de resolver as palavras cruzadas de jornais ou revistas. Também é interessante tentar resolvê-las em outro idioma que conheça.
  • Para exercitar os procedimentos de dedução, tente resolver os quebra-cabeças de números (Sudoku ou similares).
  • Aprenda algo novo: idiomas, jogos dedutivos como xadrez ou bridge, tocar um instrumento musical, uma dança.
  • Leia textos de diversos autores atentamente e tente escrever um texto imitando o estilo de cada um. Acrescente a esta atividade redações com o seu próprio estilo.
  • Procure se lembrar das chamadas de um noticiário de televisão, depois de 15 minutos e no final do programa.
  • Observe uma publicidade em uma revista e depois de 15 segundos tente se lembrar do produto, da marca, das cores predominantes e da cena global. Comente detalhadamente a temática de um filme que você tenha visto no dia anterior. Procure se lembrar da lista de compras associando cada produto por grupo ou pelo lugar no supermercado.
  • No final do dia, tente se lembrar do que você fez de maneira cronológica e o mais detalhadamente possível.
  • Compre livros, jogos e videogames específicos para ajudar a melhorar a memória.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Uma resposta

  1. Super interessante, já algumas coisas estou fazendo, o texto reforço muito bem e vá me ajudar, agora tenho uma base para me apoiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021