20 Alimentos que Possuem Baixo Teor de Carboidratos

Os vegetais costumam ser algumas de suas melhores escolhas – não apenas são pobres em carboidratos, mas as plantas são cheias de fibras (para mantê-lo cheio) e vitaminas e minerais para melhorar sua saúde.

Eles também podem ser super saborosos, baratos e fáceis de lanchar ao longo do dia. Leia a lista abaixo para encontrar os vegetais com menor teor de carboidratos por 100g.

Alfaces

Alfaces

Embora existam muitos tipos de alfaces e verduras, todos eles têm alto teor de água, fibra e baixo teor de carboidratos.

O conteúdo nutricional exato varia de acordo com a cor e a variedade, mas adicionar alface a qualquer prato – ou uma salada com qualquer refeição – mantém os carboidratos baixos e ajuda você a ficar satisfeito enquanto fornece os nutrientes essenciais.

Cogumelos

Cogumelos

Os cogumelos, embora variem um pouco por tipo, podem ser tão baixos quanto 0,3g de carboidratos por 100g. Com tantas variedades de cogumelos, você pode escolher entre muitos sabores e texturas, deliciosos crus ou cozidos.

Cogumelos podem ser um grande substituto para a carne assim, uma das poucas plantas que dão o mesmo “umami” sabor que as carnes têm. Os cogumelos são ricos em selênio, vitamina C e colina. Esses nutrientes têm propriedades antioxidantes que podem reduzir a inflamação.

O que é brócolis?

Brócolis

O brócolis faz parte da família dos vegetais crucíferos e é um vegetal popular que é fácil de preparar em casa ou encontrar ao comer fora.

Muito pobre em carboidratos, cerca de 0,4g por 100g, o brócolis é ótimo para o café da manhã em uma omelete, para o almoço em um refogado, ou como acompanhamento no jantar.

Os vegetais da família dos brócolis são repletos de antioxidantes, mas os brócolis também podem proteger os ossos graças ao seu valor de cálcio e aumentar a imunidade com vitamina C.

acelga chinesa

Acelga chinesa

Acelga chinesa não é apenas pobre em carboidratos, mas também um dos vegetais com alto teor de proteína que você pode encontrar. Relacionado ao brócolis e também repleto de antioxidantes.

Embora seja fácil de preparar cru como parte de uma salada, a acelga chinesa também é delicioso cozido e adicionado a sopas.

Como a acelga chinesa, é uma boa fonte de cálcio, vitamina C e vitamina A. Possui alto teor de água e pode ser muito gratificante.

Espinafre

Espinafre

Enquanto as alfaces foram destacadas no topo da lista de vegetais com baixo teor de carboidratos, o espinafre merece seu próprio lugar, graças à sua potência de nutrientes.

Em geral, quanto mais escuro o verde for o vegetal, mais denso em nutrientes ele é. Conhecido como um “ superalimento ”, o espinafre contém vitamina C, magnésio e potássio, mas também ferro – que é difícil de encontrar em alimentos vegetais.

Pimentas malagueta

Pimentas malagueta

Embora a pimenta malagueta contenha vitaminas, minerais e fibras que a tornam um excelente alimento com baixo teor de carboidratos, ela também é a fonte mais comum de capsaicina na dieta.

Responsável pelo tempero da pimenta malagueta, a capsaicina é um fitonutriente poderoso que tem sido associado a muitos benefícios para a saúde do coração.

Aipo

Aipo

O aipo é tão pobre em carboidratos que algumas pessoas se referem a ele como um alimento de “calorias negativas”. Embora esta afirmação não seja necessariamente verdadeira; o alto teor de fibra e água do aipo o torna ainda mais baixo em carboidratos líquidos.

Como muitos outros vegetais, o aipo é uma boa fonte de vitamina C. O aipo é ótimo sozinho, com manteiga de amendoim para o lanche ou picado em qualquer tipo de prato saboroso ou sopa.

Alcachofras

Alcachofras

Embora exijam algum corte e preparação, o “coração”, ou a maior parte interna de uma alcachofra, tem um sabor único e muita nutrição.

Embalados com magnésio, eles são benéficos para manter a saúde do coração e são conhecidos como “pré-bióticos”, que podem ajudar a manter uma digestão saudável.

Espargos

Espargos

Com apenas 1,4g de carboidratos por 100g, os aspargos são um dos poucos alimentos que são uma excelente fonte de folato – ou vitamina B-9. O ácido fólico é importante para mulheres grávidas, mas também é importante para a saúde mental.

Abobrinha

Abobrinha

Abobrinha se tornou um substituto de baixo teor de carboidratos muito popular para coisas como massas, com apenas 1,5g de carboidratos por 100g.

Embora a abobrinha possam ser encontrada na maioria dos supermercados, é fácil prepará-los em casa com um descascador de legumes.

A abobrinha não só tem baixo teor de carboidratos, mas também é fácil de cultivar em casa e usar para aumentar a massa de outros pratos com teor extra de fibra e água.

Pepinos

Pepinos

Pepinos são outro vegetal com alto teor de água, até 90% de água.

Embora tecnicamente uma fruta (devido às suas sementes), os pepinos são mais frequentemente consumidos em saladas com outros vegetais.

Se você está procurando substituir um pouco mais de seus carboidratos por vegetais, tente trocar os biscoitos por fatias de pepino para desfrutar de molhos como homus ou guacamole.

Couve-flor

A couve-flor parece ser o vegetal com baixo teor de carboidratos mais quente do mercado no momento.

De massa de pizza a massa, você pode usar a couve-flor como um substituto com baixo teor de carboidratos para muitos alimentos ricos em carboidratos. Com 1,9g por 100g, a couve-flor é um excelente petisco cru ou um delicioso acompanhamento assado para o jantar.

Um vegetal crucífero como o brócolis, é rico em antioxidantes e pode ter benefícios além de ser pobre em carboidratos.

Couves de Bruxelas

Outro membro da família crucífero, a couve de Bruxelas deve estar no seu menu com muito mais frequência do que apenas no Natal.

Eles são deliciosos ralados para adicionar um pouco de nutrição a uma salada, mas adquirem um sabor mais doce quando assados ​​em altas temperaturas no forno.

Se estiver seguindo uma dieta cetogênica, adicione um pouco de bacon e desfrute de um acompanhamento saboroso.

Embalado com ALA (ácido alfa-lipóico), eles têm muitos benefícios potenciais para a saúde, desde a prevenção do dano oxidativo até a melhoria do risco de diabetes.

Combinações de vitaminas para potencializar os benefícios da couve

Couve

Como uma verdura escura, folhosa e verde, a couve é uma fonte de alimentação nutricional que vale a pena destacar como um excelente alimento com baixo teor de carboidratos. Embora mais alto do que outros vegetais nesta lista, seu teor de carboidratos ainda é inferior a 3g por 100g.

Rico em vitaminas K, C e beta-caroteno, vale a pena aprender a preparar adequadamente a couve para incluí-la em sua dieta. Remova as costelas duras do centro e massageie um molho à base de ácido (como vinagrete ou suco de limão) para amolecer as folhas duras antes de comer.

Tomates

Tomates

Os tomates são outro pseudo-vegetal – tecnicamente frutas, mas nutricionalmente semelhantes aos vegetais com seu baixo teor de carboidratos e alto teor de água (2,5 gramas por 100g).

Ricos em vitamina C, K e A, eles também são embalados com licopeno – um forte antioxidante que está presente em frutas vermelhas e vegetais.

Vitaminas da Berinjela, Veja 9 motivos para adicioná-la a sua dieta

Berinjela

Um dos poucos vegetais roxos, a berinjela é uma abóbora que é diferente de seus outros primos verdes, amarelos e laranja.

Embora não seja particularmente rica em vitaminas e minerais, a berinjela contém muitas fibras e água, o que a torna um bom substituto com baixo teor de carboidratos para massas em pratos de lasanha ou parmesão.

Também é comum em pratos asiáticos, como salteados, e assume o sabor de outros alimentos com os quais é preparado.

Quando torrado, pode ser usado em pratos saborosos como o molho babaGanoush.

Pimentão

Com apenas 2,5g de carboidratos por 100g, o pimentão são uma adição crocante para saladas e sanduíches.

Eles vêm nas variedades verde, amarelo, vermelho e laranja, mas os verdes são os mais pobres em carboidratos.

Uma boa fonte de fibra, adicionar pimenta a outros pratos pode tornar a refeição mais pesada e fazer você se sentir mais satisfeito.

Feijão verde

Outro vegetal popular, o feijão verde tem baixo teor de carboidratos, é acessível e contém muitos nutrientes.

Uma boa fonte de cálcio e contendo algum ferro, o feijão verde é melhor escolhido e cozido de fresco – o feijão verde enlatado perde sua textura e pode ser embalado com sódio adicionado.

Repolho

Embora o repolho se pareça com uma cabeça de alface, na verdade é outro membro da família dos vegetais crucíferos com couve-flor e brócolis. Popular em muitos pratos quando cozinhado, também pode ser simplesmente desfiado em uma salada.

Fermentado como chucrute, o repolho é um alimento popular para melhorar a digestão e contém alto teor de vitamina K e baixo teor de carboidratos.

Rabanetes

Um vegetal de raiz com um sabor único de pimenta, rabanetes são embalados com vitaminas, minerais e compostos antioxidantes.

Contém menos do que 2 g de carboidratos por 100g. Embora seu sabor forte geralmente signifique que são usados ​​em pequenas quantidades em receitas, seu forte perfil nutricional os associa à prevenção do diabetes.

Conclusão

Ao cortar carboidratos, certifique-se de incluir uma grande variedade de vegetais em sua dieta para consumir todas as vitaminas e minerais necessários.

Esses alimentos não apenas têm muito baixo teor de carboidratos, como também podem ser preparados de muitas maneiras deliciosas e são embalados com fibras e água para que você se sinta satisfeito.

Esses poderosos alimentos vegetais também têm benefícios promissores para a saúde.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021