Pode acreditar: dá, sim, para zerar o abdômen e secar a barriga até o verão que já está batendo à porta. Não, não vamos falar de dietas milagrosas, mas de truques simples revelados por especialistas em nutrição. Claro que nem por isso você vai deixar de lado os exercícios e a alimentação balanceada – a dupla que combate a gordura pra valer.
Veja como secar a barriga e derreter a gordura do abdômen
BOTE OS DENTES PARA TRABALHAR
Mastigar bem faz toda a diferença se você pretende secar a barriga. “Quanto mais você fracionar o alimento, mais fácil fica a digestão, o que evita aquele efeito estufa no abdômen”. Se não mastigamos, há uma sobrecarga no estômago e um aporte maior de fluxo sanguíneo, o que distende essa região.
COMA MENOS E MAIS VEZES
Excesso de comida faz volume no estômago. Por isso, diminua o tamanho das refeições principais e faça pequenos lanches entre elas. “Procure também se alimentar sem pressa e em ambiente calmo. Quem come num piscar de olhos tende a engolir mais ar, o que também aumenta a barriga”.
PREFIRA OS ALIMENTOS DE FÁCIL DIGESTÃO
Alguns itens, como as frutas, os grãos integrais e as verduras, passam mais rapidamente pelo intestino e azeitam seu funcionamento. Já os de absorção lenta favorecem a fermentação, responsável pelo aspecto de barriga inchada. “Logo, evite comidas gordurosas, como queijos, carne vermelha, grão-de-bico, repolho, couve-flor e doces caso você esteja buscando secar a barriga”.
CAPRICHE NAS FIBRAS, MAS SEM EXAGERO
Elas ajudam o intestino a funcionar, o que elimina aquele aspecto de abdômen estufado. E estão presentes nas frutas, nas hortaliças e nos produtos integrais, como granola, aveia e linhaça. Mas exagerar na dose pode ter o efeito contrário, provocando cólicas e inchaço. “Para facilitar a eliminação do excesso, é importante beber bastante líquido durante o dia”.
TROQUE OS REFINADOS POR INTEGRAIS
Deixe de lado o pão, o arroz, a farinha e a massa convencional e opte pelas versões integrais. De novo, além de terem mais fibras e ajudarem o intestino a funcionar melhor, esses alimentos baixam o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o organismo a estocar gordura.
MANEIRE NO SALGADO
Evite alimentos muito condimentados e/ou salgados. Excesso de sódio provoca retenção hídrica, responsável pelo aspecto de inchaço no corpo — inclusive na barriga, claro. “Os condimentos irritam o intestino e aumentam a formação de gases”.
Portanto, olho vivo nos vilões: azeitonas, anchovas, salgadinhos em geral, picles, carne seca, defumados e embutidos (salame, presunto, bacon), queijos salgados e muito temperados (gorgonzola, parmesão, roquefort), catchup e molhos prontos para saladas. Fuja destes alimentos se você esta querendo a melhor solução para secar a barriga.
BEBA ÁGUA, MUITA ÁGUA
Pelo menos dois litros de água ao longo do dia, mas não durante as refeições, o que dificulta a digestão e favorece a fermentação – e o aumento do volume abdominal.
Os líquidos, como água, chás e sucos, além de ajudarem a regular o intestino, permitem também a eliminação do sal.
Quanto mais se bebe, mais diluído fica o sódio e mais facilmente ele vai embora com a urina. Mas bebidas gasosas ficam fora dessa, pois dilatam a barriga. Alimentos ricos em potássio (caso das frutas e dos legumes) são outros que contribuem nessa tarefa de expulsar o sal que ficou sobrando. Você também pode provas as águas preparadas.
DÊ UMA CHANCE PARA A GORDURA DO BEM
Já está provado que alguns tipos, como a mono e a poli insaturada – em doses moderadas, bem entendido -, agem contra os pneuzinhos, principalmente no abdômen.
Além disso, elas são capazes de baixar o índice glicêmico da refeição, o que reduz a produção de insulina — ela de novo! Por isso, abra espaço no seu cardápio para o azeite de oliva, o abacate e as frutas oleaginosas, como a castanha-do-pará e a amêndoa.
14 respostas
Algumas dicas simples que ajudam muito! Parabéns pelo artigo, me ajudou muito!
que bom que foi útil, esperamos que você volte 🙂 E não se esqueça de se inscrever em nosso newslatters para receber as matérias direto em seu e-mail 🙂
Gostei muito das dicas, pois estou lutando para perder peso e algumas delas não estava seguindo corretamente. Seu artigo vai me ajudar bastante na luta para secar a barriga. Muito obrigada!
Falar em dieta é falar em saúde. Texto bem completo e informativo!
Gostei das dicas, vou aplicar, obrigada 😉
Ótimas dicas, agora e trabalhar e aplicar.
Amei as dicas..
Nossa estava precisando ler esse post, por aqui trabalhando para secar total. Confesso que preciso melhorar algumas coisas, principalmente beber mais água. Obrigada pelas dicas.
Nossa muito obrigada, creio que com as dicas preciso mudar muita coisa pra conseguir emagrecer. Muito obrigada
Essas dicas demonstram que coisas simples podem provocar uma grande melhora na nossa vida. Mastigar bem e beber muita água, por exemplo, são mudanças muito fáceis de se adotar e podem nos ajudar a secar a barriga.
Muito bacana seu post, irei acompanhar as novidades deste Blog. Este tipo de assunto tem me ajudado bastante, confesso.
Ainda não consegui secar a barriga que produzi nas festas de fim de ano! kkkk
Muito legal o seu artigo. Só não tem resultado quem não faz!
otimo artigo. Me animou a retomar a dieta quero ficar com a barriga seca!