Estresse: 60 Maneiras de Acabar com o Estresse

O que faz você relaxar? Essa pergunta pode ter as mais diversas respostas, de acordo com o estilo da pessoa e preferências pessoais.

Uma prova disso é a variedade de opções para alcançar a paz interior ou simplesmente exorcizar o peso daquela sensação ruim. Confira várias dicas para reverter o processo!

Medite

Sente-se sobre um tapete numa posição confortável e com as pernas cruzadas. Feche os olhos e tente não se concentrar em ideias ou preocupações específicas. Procure não pensar em nada, deixando a mente livre por alguns minutos.

A eficiência da meditação contra o estresse é comprovada pela ciência. Esses são os primeiros passos para começar a aprender a meditar. Aperfeiçoe a técnica fazendo aulas com especialistas.

Deixe a mente fluir

Deixe a mente fluir

Reserve um momento do dia para esvaziar a mente:

  • Durante o banho
  • Olhando pela janela a caminho do trabalho
  • Ouvindo uma música relaxante

Respire fundo

Esse ato tão natural muitas vezes não é praticado de forma correta no dia a dia. A rotina pesada é, em geral, acompanhada de uma respiração apressada. Enfrente desafios respirando profundamente, para oxigenar as células cerebrais e manter a calma.

Massagem

Massagem

Uma boa sessão de massagem transborda relaxamento para quem recebe. Que tal agendar uma com um especialista e usufruir do bem-estar por todo o corpo?

Ao pressionar os pontos-chave de energia, são liberadas as tensões acumuladas e o corpo fica mais leve. Pesquisas revelam também que quem oferece uma massagem se beneficia ainda mais.

Ria mais

São várias as pesquisas que concluíram que rir ajuda a diminuir o estresse. Uma boa risada também pode aliviar a dor e beneficiar as defesas do organismo. Um estudo do Journal of Neuroscience comprovou que o riso pode ser altamente contagioso.

Faça origami

Faça origami

É um exercício para o cérebro, relaxa os dedos e tira o foco das outras atividades.

Fique com os pés descalços

Deixe seus pés sem sapatos sempre que puder, para que respirem e descansem. Aproveite a sensação do contato com o solo.

Tenha um hobby

Pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, revelou que homens com hobby têm menos propensão a tirar licença de saúde, além de menos depressão, níveis de estresse mais baixos e sistema imunológico trabalhando melhor.

Precisa de mais algum motivo? Comece um curso e aproveite para conhecer pessoas.

Frequente shows

Níveis mais baixos de pressão sanguínea e de depressão. Essas são as vantagens encontradas, por pesquisadores do Chelsea and Westminster Hospital, na Inglaterra, em quem vai em shows.

Cante mais

Solte a voz debaixo do chuveiro, enquanto faz atividades domésticas ou quando sentir vontade. Isso promove uma sensação de bem-estar, liberando endorfina, que alivia alguns sintomas do estresse.

Veja filmes engraçados

Assistir 30 minutos de uma série ou filme engraçado já é suficiente para elevar os níveis de substâncias analgésicas no corpo. Sem falar na possível redução do efeito do estresse e aumento do número de anticorpos.

Vá pescar

A sabedoria popular está certa e uma boa pescaria é excelente antiestresse. A mistura de silêncio, contato com água, contemplação e intervalos curtos de adrenalina são alguns fatores positivos.

Ouça música

Abstraia com sons suaves. Escute como música de fundo, durante ações ou até mesmo a caminho do trabalho.

Viaje pelas leituras

Deixe-se envolver por bons livros. É uma forma de esquecer dos problemas da rotina, mergulhando em uma realidade diferente e ainda enriquecendo a cultura pessoal.

Deixe a luz entrar

Luz natural pode ser energizante e um estímulo saudável. Pesquisas revelam que ambientes tomados – .5., por iluminação natural favorecem a atenção e o dinamismo. Também colaboram na recuperação rápida do ânimo após o almoço.

Aprenda a dizer não

Saiba valorizar seu tempo e a si mesmo e diga “não” para pessoas e tarefas, quando julgar coerente e preciso.

Use óculos de sol

Acordou muito cedo? Então proteja seu cérebro e olhos das luzes matinais que costumam ser desagradáveis. A dica também vale para momentos de sol muito intenso.

Tenha um caderno

Para quê? Você decide. Use-o para fazer rascunhos de desenhos, escrever sobre sentimentos, banalidades, memórias. Faça dele uma rota de fuga quando precisar de um intervalo.

Organize-se e anote em uma agenda

Procure usar uma agenda e anote os compromissos com períodos definidos. Não esqueça de estabelecer horários para comer, descansar e fazer exercícios.

Seja flexível

A organização de uma rotina ajuda a evitar imprevistos e enfrentar as tarefas. Só lembre que disciplina precisa ser acompanhada de flexibilidade. Ficar muito engessado também atrapalha, e, quando algo foge dos planos gera ansiedade.

Controle seu tempo

Estime quanto tempo uma tarefa vai durar e, após terminar, registre tempo que durou. Avalie quais processos tomaram mais atenção e o que fazer para aperfeiçoar isso.

Faça uma coisa de cada vez

Relatório do periódico Neuron informa que fazer várias coisas ao mesmo tempo aumenta as chances de errar e diminui a eficiência. Grande chance de estresse.

Liste

Forme uma organização visual de suas tarefas para diminuir a ansiedade. Separe as atividades em três listas: curto prazo (para fazer em um dia), médio prazo (uma semana), longo prazo (um mês).

Enumere por prioridade e revise no começo do dia o que está ok e o que ainda precisa ser feito. A cada semana, tente terminar uma prioridade da terceira lista.

Nunca durma nervoso

Estudos relacionam um sono inadequado à secreção de hormônios como o cortisol, ligado ao estresse. Prefira trocar uma noite insone para a resolução de problemas, por um planejamento antes de dormir do que fazer ao amanhecer.

Faça sexo

Diversão na cama ajuda a atenuar o mau humor, as preocupações, fortalece os músculos e melhora os laços de relações. Estudo da Universidade de Gõttingen, na Alemanha, mostrou que relações sexuais duas vezes por semana são um antídoto para viciados em trabalho estressados.

Tire um cochile

Tirar uma soneca de 30 minutos é maravilhoso para a produtividade e ainda reduz o risco de problemas cardíacos em um terço. Adote o hábito após o almoço em alguns dias da semana.

Sono ideal

Durma de 7 a 8 horas. É a quantidade mais saudável de sono, para descansar bem e ser saudável. A afirmação é de um estudo publicado na revista Psychosomatic Medicine.

Faça pausas

Ao desempenhar uma tarefa difícil, procure parar rapidamente a cada hora. Avalie se está trabalhando de maneira produtiva ou se está no piloto automático. Procure redefinir suas prioridades em poucos minutos.

Cultive o silêncio por uns instantes

Assuma o compromisso de não falar por um período breve todos os dias. Note sua voz interior e procure aquietá-la também.

Acenda incenso

Selecione os aromas ideais para cada momento do dia. Misturas matutinas antes de sair de casa e calmantes para quando retornar ao lar.

Respeite o horário de almoço

Esqueça o hábito de ficar horas seguidas sem sair da sua mesa. Isso só provoca esgotamento e queda do desempenho. Aproveite integralmente o seu horário de almoço, assim estará melhor quando voltar ao trabalho.

Escreva seus pensamentos

Anote preocupações, tarefas e como está se sentindo. É uma forma de espantar a ansiedade e perceber melhor os fatos.

Decore sua mesa

Pesquisas apontam ambientes de trabalho sem personalidade como fator causador de estresse. Acrescente elementos pessoais, como fotos, itens decorativos e plantas, para acabar com a impessoalidade.

Exercite-se

Escolha uma modalidade física que goste e procure realizá-la regularmente. O bem-estar causado pela prática ajuda a desestressar. É comprovado que apenas 10 minutos de exercícios podem trazer de volta a alegria de viver e diminuir a ansiedade e o desânimo.

Plante uma arvore

Pôr as mãos na terra é uma fuga do mundo racional e irá incentivá-lo a ficar ao ar livre.

Tenha contato com animais

Acaricie, passeie e brinque com bichos. Diversos estudos apontam os animais de estimação como mais eficazes para redução do estresse do que pessoas.

Olhe para o céu

Admire a beleza de um dia bonito. Se puder, deite-se num gramado, observe os pássaros e nuvens. Após alguns minutos, feche os olhos novamente por um instante e levante-se de lado devagar.

Dance

Pode ser em qualquer momento do dia e ao fazer atividades rotineiras ou mesmo em festas. Experimente fazer aulas de dança para aproveitar mais do prazer terapêutico proporcionado pelo ato.

Alongue-se

Sentado ou em pé, um bom alongamento pode ser revigorante. Experimente levantar-se da cadeira por alguns minutos para alongar os músculos tensionados.

Faça ioga

Experimente uma aula e perceba o bem-estar gerado pela prática, além da eficiência no alívio de dores. Aqueles que têm agenda apertada podem tentar encaixar o compromisso na hora do almoço ou nos fins de semana.

Viaje

Ver novos lugares e pessoas pode ser extremamente relaxante. Seja um turista em qualquer lugar, até mesmo na sua cidade, conhecendo e observando regiões que não costuma passar.

Coma bem

Uma alimentação saudável é importante no dia a dia e, em especial, nos momentos de estresse, que acabam com nutrientes essenciais. Inclua verduras, frutas no prato e preze sempre por variedade de cor.

Aceite uma xícara de chá

Alguns chás podem combater a ansiedade, dores ou desconfortos. Deguste: chá branco, de camomila, hortelã, gengibre ou erva-doce.

Tempere os pratos

Azeite relaxa os vasos sanguíneos e diversos condimentos ajudam a controlar a insulina, o que diminui a ansiedade. Não deixe de provar curry, cravo e canela.

Beba água

Quando o corpo é mantido hidratado, a mente fica alerta e alcança melhores resultados. Se for de fonte termal, os benefícios só aumentam com as propriedades calmantes e curativas.

Faça automassagem

Quando sentir que está com os músculos tensos, libere a região do pescoço e ombros massageando com suas próprias mãos o local.

Presentei-se

Se as recompensas são escassas e o trabalho abundante, estabeleça compensações diárias. Dê de presente um momento especial no seu dia: comprar belas flores, ligar para um amigo, fazer aquilo que mais gosta, mesmo que seja nada.

Relaxe as mãos

Unhas mal cuidadas e inquietos nessa parte do corpo são indícios de ansiedade. Livrar-se das tensões nessa região gera relaxamento, porque terminações nervosas nas palmas estão ligadas aos pontos-chave que acumulam tensões, como pescoço e ombros.

Crie um kit antiestresse

Deixe alguns itens relaxantes à mão para ajudar em dias agitados — pode guardá-lo na gaveta do trabalho ou na bolsa. Algumas opções são: florais, fotos, água, alimentos saudáveis, lixa de unha, etc.

Lenços revigorantes

Pingue uma gota de óleo de hortelã em um lenço e guarde-o com você. Cheire o lenço nos momentos de desânimo, estafa ou raiva.

Seja voluntários

Sua escola ou empresa tem programas de voluntariado? Então, procure ajudar o próximo e sinta-se mais feliz e sereno. Pesquisas indicam que quem é voluntário vive mais e melhor. E não precisa ser nada complicado.

Tenha um melhor amigo

A ciência comprova que ter um ajuda a reduzir em 30% o risco de morte. Então, que tal se aproximar daquela pessoa querida?

Fique com as crianças

O contato com filhos influencia diretamente na qualidade de vida, desempenho educacional e emocional deles. Sempre que possível, recupere os momentos com as crianças. Dessa forma, irá auxiliar na redução do estresse de ambos.

Tenha vida social

Organize encontros com pessoas queridas e desfrute desse contato para aliviar o estresse. Caso prefira preparar uma festa em casa, simplifique as coisas e saiba que os convidados querem a sua companhia e não que os sirva.

Encontre um companheiro

Compartilhar a vida com alguém aumenta as chances de viver por mais tempo e de forma feliz. Também diminui a pressão sanguínea e doenças do coração. Curta ou procure sua alma gêmea e espante o estresse.

Peça e aceite ajuda

Permita-se ser ajudado, isso faz parte da vida em uma comunidade. Sempre que puder, retribua os favores.

Seja legal

Estabelecer boas relações ajuda a manter o estresse em níveis baixos. Procure sorrir, até mesmo para um desconhecido, pois são grandes as chances de ele sorrir para outra pessoa e passar a gentileza adiante.

De acordo com a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, sorrir faz com que a pessoa pareça menos estressada e descansa o rosto.

O otimismo também reduz a pressão sanguínea, gerando uma diminuição do risco de desenvolver doenças cardíacas.

Aceite mudanças

Na vida tudo é um eterno processo de mudanças. Lutar contra isso pode gerar frustração e insatisfação. Evite ressentimentos quando elas forem inevitáveis e tente cultivar o desapego.

Acabe com seus vícios

Qualquer tipo de vício cria ansiedade. Se fumar parece uma fuga do estresse, saiba que a nicotina é estimulante, e deixar de fumar resultará num corpo mais relaxado e saudável.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

2 respostas

  1. Sou a Talita Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas, qualquer exercício ou dieta deve ser iniciado somente apos a consulta com um especialista. © Copyright Dieta e Dietas 2021