Os especialista afirmam que o câncer de pâncreas não possui sintomas precoces. Pois as pessoas diagnosticadas com câncer de pâncreas, normalmente já estão em estágio avançado da doença e no momento em que descobrem estar com a doença o prognóstico típico é a morte dentro de cinco anos.
Será que é possível ter algum tipo de sinal que indique o início dessa doença tão traiçoeira?
Como câncer pancreático se tornou um assunto presente na mente de muitos em função da morte prematura de Steve Jobs, parece ser um bom momento para fazer a seguinte pergunta: Existem sinais que sirvam de aviso sobre o início de um câncer de pâncreas?
A resposta seria que sim, esses sinais existem. Porém é bem importante que entendamos o que o pâncreas é, e o que ele faz.
O pâncreas se localiza no interior do abdômen, tem de 4 a 6 polegadas com o formato de um girino. Na “cauda” do pâncreas estão as células que produzem insulina e tumores nesta parte são endócrinos e mais fáceis de diagnosticar, e bem mais raros.
Já na “cabeça” do pâncreas, estão as células que produzem enzimas digestivas, e os tumores nesta área são chamados de tumores exócrinos, sendo mais comuns e também mais difíceis de detectar.
Dizer que o tumor pancreático é assintomático é um pouco de um mito.Somente um ou dois desses sintomas juntos podem significar muitas coisas.
Mas se você tiver dois ou três desses sinais de alerta de câncer pancreático, contacte o seu médico e peça para fazer exames.
As técnicas de imagem, como ressonância magnética podem detectar o câncer de pâncreas, dependendo da localização do tumor.
10 Sinal de alerta precoce do câncer no pâncreas
1. Diabetes, especialmente se acontece de repente.
A Mayo Clinic publicou uma pesquisa surpreendente mostrando que 40% dos pacientes com câncer de pâncreas haviam sido diagnosticado com diabetes um a dois anos antes de descobrir que tinha um tumor no pâncreas. Pesquisadores acreditam que o diabetes é causado por tumores que simplesmente não foram detectados ainda.
O problema é, diabetes é muito comum, e a maioria dos diabetes não é o câncer de pâncreas, os médicos estão tentando desenvolver instrumentos de triagem para dizer a diferença.
Agora, eles dizem que a história familiar é uma pista importante. Se você for diagnosticado com diabetes que aparece de repente e você não tem história familiar de diabetes, traga isto à atenção do seu médico e peça exame adicional para câncer de pâncreas.
2. Amarelidão dos olhos ou da pele.
Mesmo um pequeno tumor no pâncreas pode bloquear o ducto biliar na cabeça do pâncreas, causando icterícia.
3. Coceira na pele, palmas e solas dos pés.
Um pouco conhecido efeito colateral da icterícia é coceira nas mãos e pés. É devido a uma reação da pele para a bilirrubina.
4. Falta de apetite.
Um estudo italiano mostra que seis a oito meses antes de ser diagnosticado com tumores de pâncreas, os pacientes relataram uma queda brusca de apetite e uma tendência para se sentir satisfeito depois de comer muito pouco.
5. Alterações no paladar.
No mesmo estudo italiano, alguns dos pacientes disseram que de repente perderam o gosto pelo café, fumo, vinho e. Na verdade, eles disseram, que sentiram “desgosto” pelo cheiro e sabor do café e álcool.
6. Dor abdominal.
Portadores de câncer pancreático, lembram esta dor como uma dor atroz, ao invés de uma cãibra ou dor aguda, e que irradia para a parte traseira. Uma pista característica: a dor vai embora quando você se inclina para a frente.
7. Uma vesícula alargada.
O bloqueio mesmo do ducto biliar que causa icterícia também pode causar uma vesícula biliar aumentada, como a bile se acumula atrás do duto.
A boa notícia é que uma vesícula biliar aumentada pode ser visto em exames de imagem, e pode até ser possível para um médico para senti-lo durante um exame físico.
8. Palidez, fezes com mau cheiro.
Se um tumor pancreático impede as enzimas digestivas cheguem ao intestino, o resultado é a incapacidade de digerir alimentos gordurosos.
Então você acaba com fezes muito mal cheirosas, como resultado do excesso de gordura. Os médicos dizem que esse sintoma, em particular, pode ser um indício precoce e é muitas vezes negligenciado.
9. Fezes muito escuras.
Sangramento no intestino superior pode também ser a causa deste sintoma.
10. Perda de peso súbita e inexplicável.
Perda de peso não é sempre, como muitas pessoas acreditam erroneamente, um sinal de câncer avançado que se espalhou para o fígado.
Também pode acontecer porque a falta de enzimas pancreáticas está fazendo a gordura passar pelo corpo sem ser digerida.
O que você faz se está preocupado com algum destes sintomas do câncer pancreático?
Documente todos os sintomas, e relate-os ao seu médico em detalhes. Se o seu médico está convencido de que você tem preocupações legítimas (e lembre-se, você pode ter que ser convincente) testes como uma ultrassonografia, uma tomografia computadorizada, endoscopia e seguido por uma biópsia podem ser usados para procurar um tumor pancreático.
Existe também um exame de um biomarcador chamado CA-19-9, que pode ser usado em conjunto com outros testes para diagnosticar o câncer de pâncreas mais cedo.
A morte de Steve Jobs, demonstra a dura realidade do câncer pancreático, existem também as pessoas que vivem vidas produtivas graças a um diagnóstico precoce do câncer de pâncreas.
Uma juíza americana chamada Ruth Bader Ginsburg, ainda está trabalhando, mesmo depois de ter tido um pequeno tumor no pâncreas removido cirurgicamente, graças a uma tomografia computadorizada, onde o tumor foi encontrado.